Manuel Sérgio Vieira e Cunha, nascido em Lisboa, Portugal, em 20 de abril de 1933, é um filósofo, professor, educador, ativista e político português1Ele é casado com Maria Helena Cabrita e Cunha1.

Ele é licenciado em Filosofia pela Universidade de Lisboa e Doutor e Professor Agregado em Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa1A sua tese de doutoramento, intitulada “Para uma Epistemologia da Motricidade Humana”, defende a existência da ciência da motricidade humana, de que a educação física é a pré-ciência1.

Manuel Sérgio é autor e co-autor de 37 livros e de inúmeros artigos, em revistas nacionais e internacionais1Ele é professor catedrático convidado aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa1Foi professor catedrático da Universidade Fernando Pessoa e do Instituto Universitário da Maia1.

Ele também foi presidente da Assembleia Geral do Clube de Futebol Os Belenenses e vice-presidente da Direção desse mesmo Clube1Além disso, foi presidente da Assembleia Geral da Associação de Basquetebol de Lisboa e presidente do Conselho Fiscal da Associação de Andebol de Lisboa1

 é conhecido por suas contribuições significativas para a filosofia da motricidade humana. Aqui estão algumas de suas principais ideias filosóficas:

Ciência da Motricidade Humana: Manuel Sérgio desenvolveu a tese da existência da ciência da motricidade humana, da qual a educação física, enquanto macro-conceito, é a pré-ciência1Ele defende que a motricidade humana é um campo de estudo científico legítimo1.

Fenomenologia e Hermenêutica: As escolas filosóficas da fenomenologia e da hermenêutica são as bases do seu pensamento sobre a motricidade humana1Ele acredita que essas abordagens fornecem uma compreensão mais profunda e holística do movimento humano1.

Pensamento Humanista Cristão: O pensamento humanista cristão influencia fortemente a filosofia de Manuel Sérgio2Ele acredita que a complexidade humana é refletida e influenciada por esse pensamento2.

Desporto e Paz: Manuel Sérgio afirma que o desporto é uma atividade que requer diálogo e paz3Ele vê o desporto como uma ferramenta para promover a compreensão mútua e a harmonia3.

Estas são apenas algumas das principais ideias filosóficas de Manuel Sérgio. Ele é um pensador prolífico e suas ideias abrangem uma ampla gama de tópicos dentro e fora do campo da motricidade humana.

Manuel Sérgio aplica suas ideias filosóficas na educação física de várias maneiras:

Ciência da Motricidade Humana: Ele propõe que a educação física seja vista como uma pré-ciência da motricidade humana12. Isso significa que a educação física deve se concentrar não apenas no desenvolvimento físico, mas também no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos indivíduos.

Pensamento Crítico: Manuel Sérgio enfatiza a importância do pensamento crítico na educação física3Ele acredita que os alunos devem ser encorajados a pensar de forma radical, rigorosa e sistemática3.

Abordagem Fenomenológica e Hermenêutica: Ele aplica essas abordagens filosóficas para entender o movimento humano em um contexto mais amplo2. Isso ajuda a entender o significado do movimento para o indivíduo e a sociedade.

Desporto e Paz: Ele vê o desporto como uma ferramenta para promover a paz e a compreensão mútua4. Isso é aplicado na educação física através da promoção do fair play e do respeito mútuo.

Estas são apenas algumas das maneiras como Manuel Sérgio aplica suas ideias filosóficas na educação física. Sua influência pode ser vista em muitos aspectos da educação física, tanto em Portugal como em outros países12.

as ideias filosóficas de Manuel Sérgio são aplicadas em vários outros campos além da educação física. Aqui estão alguns exemplos:

Educação Motora: Manuel Sérgio defende a Teoria da Motricidade Humana e acredita que a educação motora permite a transformação do homem tradicional para um Ser práxico que modifica a sua realidade1Ele elenca categorias que dão a ela fundamentações teóricas e filosóficas enquanto novo paradigma epistêmico, sendo elas: a intencionalidade operante, a complexidade humana, o sentido e significado, o Ser-práxico e a transcendência1.

Epistemologia: As reflexões filosóficas de Manuel Sérgio relacionadas às questões epistemológicas têm influenciado o campo da educação física brasileira2Ele contribuiu para o debate sobre a corporeidade na educação física, introduzindo uma nova perspectiva para pensar a educação física, os esportes e o lazer no Brasil3.

Corporalidade e Subjetividade Humana: Manuel Sérgio contribuiu para o campo da educação física com a concepção de corporeidade/subjetividade humana3Esta concepção é o resultado da articulação teórica dos conceitos de corporeidade/subjetividade do indivíduo e de subjetividade social3.

Estes são apenas alguns exemplos de como as ideias filosóficas de Manuel Sérgio são aplicadas em outros campos além da educação física. Sua influência pode ser vista em muitos aspectos de diferentes áreas do conhecimento.

as ideias filosóficas de Manuel Sérgio são aplicadas em vários outros campos além da educação física. Aqui estão alguns exemplos:

Educação Motora: Manuel Sérgio defende a Teoria da Motricidade Humana e acredita que a educação motora permite a transformação do homem tradicional para um Ser práxico que modifica a sua realidade1Ele elenca categorias que dão a ela fundamentações teóricas e filosóficas enquanto novo paradigma epistêmico, sendo elas: a intencionalidade operante, a complexidade humana, o sentido e significado, o Ser-práxico e a transcendência1.

Epistemologia: As reflexões filosóficas de Manuel Sérgio relacionadas às questões epistemológicas têm influenciado o campo da educação física brasileira2Ele contribuiu para o debate sobre a corporeidade na educação física, introduzindo uma nova perspectiva para pensar a educação física, os esportes e o lazer no Brasil3.

Corporalidade e Subjetividade Humana: Manuel Sérgio contribuiu para o campo da educação física com a concepção de corporeidade/subjetividade humana3Esta concepção é o resultado da articulação teórica dos conceitos de corporeidade/subjetividade do indivíduo e de subjetividade social3.

Estes são apenas alguns exemplos de como as ideias filosóficas de Manuel Sérgio são aplicadas em outros campos além da educação física. Sua influência pode ser vista em muitos aspectos de diferentes áreas do conhecimento.

As teorias de Manuel Sérgio, embora influentes, também têm sido objeto de críticas em vários campos. Aqui estão alguns dos principais pontos de crítica:

Educação Física Tradicional: Manuel Sérgio é um crítico da educação física tradicional e refuta o paradigma dualista que se encontra presente no ensino da referida área1No entanto, alguns argumentam que sua abordagem pode ser muito teórica e abstrata para ser aplicada na prática1.

Influência na Educação Física Colombiana: Embora o pensamento de Manuel Sérgio tenha influenciado a educação física na Colômbia, algumas críticas foram feitas às suas ideias2O texto apresenta uma análise sobre a influência do pensamento de Manuel Sérgio na Educação Física colombiana e expõe algumas das críticas conferidas a estas ideias2.

Descentralização da Reflexão do Desporto: Manuel Sérgio “descentraliza” a reflexão do desporto do dualismo antropológico cartesiano, centrado na dimensão física e mecânica do homem, para defender um desporto com uma visão antropológica eclética3No entanto, alguns podem argumentar que essa abordagem pode ser muito abstrata e difícil de implementar na prática3.

Estes são apenas alguns exemplos de críticas às teorias de Manuel Sérgio. Como acontece com qualquer teoria, é importante lembrar que o debate e a crítica são partes essenciais do processo acadêmico.

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