Cevnautas, vamos buscar os contactos em Angola? Se cada um avisar o amigo africano sobre essa nossa comunidade podemos crescer muito. laercio

Director do INEF defende priorização da educação física no ensino

Luanda – O director do Instituto Médio Normal de Educação Física (INEF), André Kitongo, considerou hoje, em Luanda, fundamental e prioritário para o desenvolvimento integral do cidadão angolano a aposta e o investimento nesta disciplina escolar em todo o país.           

Em declarações à Angop, o responsável da única instituição formativa do género em Angola referiu que só com professores capacitados e em grande quantidade, os alunos terão uma melhor formação físico-intelectual.

“É preciso compreender que a educação física desempenha um papel muito importante na formação do individuo. Ela, para além de contribuir para a saúde e o bem estar, também serve de preparação da criança, para a futura prática da actividade desportiva”, disse.

Acrescentou que as escolas, os professores e outros intervenientes no processo de educação física devem ter maior sensibilidade no tratamento desta disciplina curricular, para que seja mais valorizada, principalmente, no seio dos alunos e encarregados de educação.                       

A criação de infra-estruturas adequadas às aulas de educação física em escolas dos distintos níveis de ensino do país, também mereceu a atenção do educador, que ainda pediu uma maior atenção e rigorosidade dos professores da especialidade.

“Para o cumprimento êxitoso dos objectivos educacionais, os professores devem procurar aumentar os seus níveis de conhecimentos. Só assim, serão mais valorizados e o seu papel e contribuição será fundamental indispensável ao desenvolvimento humano do país”, frisou.         

Afirmou que a sua instituição, como única actualmente em funções, apesar de estar situada em instalações provisórias (Escola Ngola Kiluanje), tem dado uma grande contribuição na formação de professores da área, para tal merecendo uma outra atenção por parte das entidades do sector e outras.

”Recebemos com agrado o anúncio da criação proximamente de alguns institutos médios e superiores de educação física e desportos. Isso é muito bom porque vai permitir formar mais quadros e a especialização dos professores”, sublinhou.           

De 2002 até à presente data, o INEF funciona nas instalações da Escola Ngola Kiluanje, em Luanda, após devolução à Igreja Católica das actuais infra-estruturas do INE-Maristas. Possui um corpo docente de cerca de trinta professores, e frequentam o presente ano lectivo, aproximadamente oitenta alunos.  

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.