Mesquita, coordenador dos Jogos Escolares maranhenses – meu ex-aluno na antiga ETFM, depois meu segundo na então FAMA… escreveu-me:

Leo, o grande problema para se planejar um evento desta magnitude e a falta de conciliação dos calendários: Esportivo e escolar! Sim pois quando propomos o início das atividades esportivas para março o calendário escolar atrasa, principalmente nas escolas públicas, tanto estadual quanto municipal, que nunca se sabe quando inicia e quando termina.

Mas é isso mesmo de que estava falando… da falta de PLANEJAMENTO, tanto por parte das Secretarias – Educação e Esportes – e o ajuste dos calendários. É o que se dá, ou se tem, quando os secretários não se falam.

A primeira questão, ESPORTE ESCOLAR ou ESPORTE NA ESCOLA? qual a postura da direção da Escola? o que consta do PPP da escola, com respeito à educação física e esportiva? foi pensada? os professores de educação física participaram, ou, ao menos msabem do que se trata?

A praxe – e, repito, com raras exceções – os professores de educação física não participam do planejamento; e uma das razões é o contraturno. Como a educação ficia, na maioria das vezes, se dá no turno contrário de estudo do aluno, o professor, no horário da reunião de planejamento de seu turno de trabalho está em outra unidade de ensino, normalmente, em outro sistema de ensino… tem dupla, e muitas das vezes, tripla ou mesmo quádrupla jornada de trabalho; costuma ter dois padrões, um no estado e outro no municipio, jornadas de 20 horas; muitas das vezes, dois no município e um no estado e na grande maioria, um em cada poder – estado, município e alguns, federal, e ainda atendem à escolas particulares… dai a quantidade de jornadas e horários, e sabe-se qual a que é sacrificada: a que tem menos controle do trabalho dos professores, geralmente a municipal e/ou a estadual… pois na particular, não faltam!!! pois se o fizerem, não recebem…

Este o primeiro problema: falta de interesse nos diversos níveis de administração do trabalho escolar, começando pelo setor pedagógico da escola, que se omite!!!, depois, pela direção da escola, que acoberta!!! em seguida, a Secretaria de Educação, que não fiscaliza!!! e o prejudicado: o aluno; pena, que isso se dá não só na educação física!!! depende-se, e muito, da ‘boa vontade’ , e da honestidade, do professor!!!

Um segundo problema, é, realmente, a falta de condições de trabalho. Me indique UMA escola publica, estado ou municipio, capital ou interior, que quando do planejamento de sua construção, observa os espaços de que necessita, para seu pleno funcionamento, em especial, espaço e local adequado para a prática de atividades físicas, esportivas e recreacionais… NENHUMA!!! apenas os espaços para sala de aula e administração; muitas vezes até para o planejamento de reuniões dos professores, o espaço é esquecido – sala de professores… imagina se vão se lembrar de dotar a escola de uma quadra polivalente, preferentemente coberta, com vestiários e banheiros adequados… nem pensar!!!

O terceiro, é a falta de material instrucional: bolas, redes, coletes, uniformes, equipamentos variados, em numero suficiente, para atender a uma turma de 45/55 alunos, média de alunos em nossas turmas, no ensino publico, e ainda, em regime de coeducação, pois se se separam os sexos, teremos que ter um horário duplo, pois teríamos duas turmas…  uma masculina, outra feminina…

Quarto, acompanhamento médico!!! exames de saude, antes, durante e após o inicio das aulas, termino das aulas e exames para aqueles que irão participar de eventos esportivos de representação escolar – os Jogos!!! qual escola está preparada? qual tem o seu médico atendendente? qual sistema, estado ou municipio, tem a sua sessão, dentro do departamento de ensino e/ou de educação fisica, uma equipe médica? tem?

Quinto: PLANEJAMENTO DIDÁTICO. já falei da (in)existencia de inclusão da Educação Física e Desportiva no PPP das escolas!!! e depois, o Planejamento de horários condizentes, com o numero de alunos a ser atendidos x o numero de horários dos professores disponiveis x espaços para a execução das aulas… tem?

Devemos atentar que temos duas situações: a Disciplina EDUCAÇÃO FÍSICA & ESPORTIVA, curricular!!! pelo menos tres horas/aulas semanais, em dias alternados… e as ATIVIDADES EXTRA-CLASSE, dedicadas ao TREINAMENTO ESPORTIVO, realização de JOGOS, TORNEIOS, CAMPEONATOS, que ocorrem extra-classe e extra-horário escolar curricular!!! tem?

Vejamos, o professor tem uma carga horária de 20 horas semanais; o que significa que são 20 horas de trabalho, de relógio, a 60 minutos cada hora de trabalho!!! esse o calculo!!! são 80 horas de trabalho/mes… as aulas, geralmente, no turno diurno, são de 50 minutos – hora/aula!!! desconta-se as horas de planejamento e atividades didáticas… são 4 horas semanais… restam 16 horas de trabalho, em sala de aula, que, essas horas, são de 50 minutos: quantas aulas o professor pode/deve atender?  as 16 horas (relogio, 60 min) dividido por 50 (minutos, a hora/aula)… quantas horas/aula tem para atender??? dá para atender 4 turmas, de 50 min – curricular; e ainda tem mais 4 turmas, 50 min, extra-curricular, que poderia atender às seleções, a alguma modalidade… se não, mais 4 turmas de aulas… 18 horas/aula… e ainda sobra tempo… mas quem planeja dessa forma? a correta?

Seg/ter/quar – aulas de Educação Fisica Curricular… 4 turmas, ao menos, se não atender à extra-classe… senão, terá mais 4 turmas, 3a/5a/sab – lembrando que, para fechar os 200 dias letivos TODAS AS ESCOLAS CONSIDERAM O SABADO COMO DIA LETIVO!!!

Terr/Quint/Sabado (manhã), dedicado ao extra-classe, uma ou duas modalidades esportivas… pode-se clacular, para efeitop, cada turma de treinamento com carga horaria dupla… seja 100 minutos… dois horários, assim, uma modalidade, uma seleção masculina e outra para a feminina…

Pergunto, Mesquita: onde está o problema???

Tomemos o calendário da SEDEL – a dos Jogos Escolares…

podemos fazer os jogos internos no final do ano letivo, visando a seleção para o ciclo de jogos seguinte? sim, podemos!!! no inicio do ano, já teriamos as turmas especiais formadas!!! com um calendário definido, e com tres a quatro meses, de trabalho, pelo menos, até os Jogos Municipais!!!

Caso a equipe não tenha se classificado para os Regionais e Nacionais, o ciclo termina em aosto, primeira quinzena de setembro… temos então 2 meses e 15 dias para organiar – e motivar os alunos!!! – para a realização dos Jogos da Minha Escola!!! cumpre-se o regulamento!!!

A Educação Física, curricular, segue seu curso normal, iniciando junto com as outras disciplinas… podemos trabalhar – o ideal – por temporada!!! condicionamento físico e atletismo, no primeiro bimestre, competição interclasses de Atletismo; segundo as condições de cda escola, pode-se ter, no segundo bimestre, voleibol – espaço menor, pouco material, e torneio de volibol ao final; futsal? basquete? handebol? um levantamento de quais alunos têm uma atividade fisica-esportiva fora da escola: academias, escolinhas de esportes… e a partir dai, formar a equipe da escola. Quem faz natação fora?  vai para a equipe de natação, basta cuma visita à escola que o aluno frequenta e uma conversa com o técnico da escola de natação… capoeira? judô? Karatê?  mas quem se preocupa???

 

 

 

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