Eliseu Sousa Costa Sousa

é ex-jogador de handebol, atualmente mora em São Domingos, onde foi secdretário de esportes e pleiteia uma vcaga na CâmarA Municipal daquele Municipio.

 

   ESPORTE X DROGAS

O Esporte como meio para salvar vidas e libertar almas

Já é mais do que comprovado pela ciência que a prática regular de atividades físicas, em qualquer idade, promove não só um bem-estar físico, como social e mental. Porém, dentre tantos outros benefícios que o esporte pode trazer em nossas vidas, gostaria de destacar alguns casos específicos onde o esporte não só traz melhorias físicas (talvez a mais evidente dentre todas), mas principalmente quando o esporte pode trazer ou devolver ao indivíduo que o pratica, sua prevenção ou libertação do mundo obscuro e desolador das drogas.

 
Pessoas que tenham maior propensão a serem dependentes químicos ou que já estejam nesse processo de dependência, tem ou tiveram, ao decorrer de suas vidas algum momento ou “ponto-gatilho” (como chamamos o momento desencadeador do despertar para dependência) onde suas vidas não estavam em concordância com o meio em que viviam. Não devemos julgá-las, existem milhares de causas que fazem um ser humano ser levado para esses terríveis caminhos. Todavia podemos evitá-las e até mesmo restaurá-las com ajuda do esporte.

 
Em minha jornada dedicada ao esporte, vi, convivi e sofri junto com diversos casos de jovens e até adultos submersos nesse caminho, onde vi não só uma vida sendo devastada, como a de famílias inteiras e os amigos que o cercavam. Entretanto, caros amigos, apesar de muitas vezes não ter conseguido chegar a tempo de tentar mudar algumas histórias, na sua grande maioria vi no esporte, abaixo no nosso bom Deus, a vida de jovens e adultos mudar completamente por meio da prática desportiva. O esporte trouxe à vida dessas pessoas o que a muito já haviam perdido: Esperança. Esperança por se sentirem bem ao praticá-lo, por sentirem-se novamente saudáveis e fortes, por terem sua dignidade restaurada, por aprenderem que nem sempre de vitórias vive o homem, mas que suas derrotas podem e devem promover ainda mais coragem, disciplina e entusiasmo para, se preciso, recomeçar tudo de novo. O esporte devolveu filhos e filhas às suas sofridas mães, que já aguardavam o dia do anúncio de suas mortes, pois já não tinham mais de onde tirarem forças para lutar. O esporte devolveu pais de família às suas esposas e filhos, também já desacreditados em alguma mudança. O esporte devolveu vida a quem já só via a morte como sua única libertação!

 
Portanto, meu amado povo de São Domingos do Maranhão, gostaria de deixá-los neste domingo com essa reflexão sobre a importância do esporte na vida de jovens e adultos nesse nosso atual mundo, que tem trazidos às nossas famílias caminhos aparentemente mais fáceis e rápidos para solução de seus problemas (é o que a droga falsamente promete), mas que na verdade, tem usurpado de nós vidas de pessoas que amamos. Tenham a certeza que conduzidos por Deus, em primeiro lugar e, através do esporte, vidas podem ser salvas antes mesmo que sejam subtraídas, assim como podem ser restauradas antes mesmo de serem ceifadas. Esse é o legado que o esporte é capaz de deixar em suas vidas e de suas famílias.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.