0comentário Primeiro Mestrado em Educação Física do Maranhão é aprovado pela CAPES As inscrições para o Mestrado Acadêmico em Educação Física devem começar no segundo semestre de 2016

SÃO LUÍS – No dia 3 de março, a Universidade Federal do Maranhão ganhou mais um curso de pós-graduação stricto sensu, o Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) – Mestrado Acadêmico, o primeiro da região amazônica, que foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado foi apresentado durante a 162ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no período de 22 a 26 de fevereiro, em Brasília.

O PPGEF, vinculado no Departamento de Educação Física, objetiva formar profissionais na Área de Biodinâmica do Movimento Humano, que atuarão na melhoria e ampliação do corpo de pesquisadores e, consequentemente, na produção científica do Estado do Maranhão. Em especial, promoverá qualificação acadêmica aos profissionais da área de Biodinâmica do Movimento Humano.

Para o coordenador da pós-graduação, Christiano Veneroso, o curso de Educação Física sempre sonhou com um mestrado na área e finalmente, depois de um longo esforço, obtiveram a aprovação da Capes. “O curso de Educação Física vai dar um novo passo e agora os profissionais da área do estado contam com o primeiro Mestrado em Educação Física da região Norte. Com a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) na UFMA responde a uma necessidade regional de formação e qualificação de pessoal para o ensino, pesquisa e atuação em serviços de promoção de saúde da população e esportes”, afirma.

A área de concentração (Biodinâmica do Movimento Humano) possui duas linhas de pesquisa e tem por objetivo estudar os componentes biodinâmicos do movimento humano e de modelos animais manifestos na prática do exercício físico, da atividade física e do esporte, em populações especiais e com deficiências. Inicialmente, serão ofertadas 15 vagas e a previsão é que as aulas iniciem em agosto do corrente ano. Em breve será divulgado o edital de seleção do mestrado.

O diretor do Departamento de Pós-Graduação (DPG) da UFMA, Wellington Roberto Gomes de Carvalho, lembra que o departamento de Educação Física vem planejando a proposta com o objetivo de implantar o Mestrado desde 2012. Ele enfatiza ainda que a Educação Física conseguiu a implantação do Mestrado com a ajuda e o compromisso assumido pela Administração Superior.

Agora, o próximo passo é a elaboração do edital que delimitará as linhas de pesquisas e o número de vagas disponibilizadas para o mestrado. De acordo com o coordenador, as inscrições devem começar no segundo semestre de 2016. O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fernando Carvalho Silva, destacou a aprovação do mestrado em Educação Física como uma grande conquista para a UFMA. “A Universidade contará agora com 33 mestrados e nove doutorados que atendem a formação de recursos humanos qualificados em todas as áreas de conhecimento”, enfatizou.

====

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp(98) 98408-8434.

Siga a UFMA no Twitter e curta nossa página no Facebook

Revisão: Patrícia Santos

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Géssica dos Anjos com informações da PPPG
Última alteração em: 11/03/2016 10:33

 

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 11 de Março de 2016 às 15:41.

Opa, Historiador ManoLeopoldo,

DEMORÔ. O movimento começou no começo dos anos 1980, com o Congresso de Ciências do Esporte em São Luis:

http://cev.org.br/eventos/congresso-brasileiro-ciencias-esporte-regiao-norte-nordeste

Passou pelo congresso de EPT que teve o Inezil Penna Marinho

http://cev.org.br/eventos/i-congresso-norte-nordeste-esporte-para-todos

,,e o programa de pós-graduação lato sensu, que teve: Fredric Litto, Vilmar Baldissera, Lenea Gaelzer, Ruy Krebs, José Guilmar Oliveira...

Mais de 30 anos. Antes tarde do que nunca!

Parabéns à turma da UFMA.

[]s Laercio


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.