Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
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Vol. 92, No 231 (2011) Sumário| Editorial | |
| Editoria Científica |
| Um quinquênio de cotas: as chances de ingresso de negros na Universidade de Brasília | Resumo PDF |
| Jacques Velloso, Claudete Batista Cardoso |
| Capacidade explicativa de questionários de contexto: aspectos metodológicos | Resumo PDF |
| Odival Faccenda, Adilson Dalben, Luiz Carlos de Freitas |
| Da universalização do ensino fundamental ao desafio de democratizar o ensino médio em 2016: o que evidenciam as estatísticas? | Resumo PDF |
| Leonardo Claver Amorim Lima |
| As parcerias público-privadas para a oferta de vagas na educação infantil: um estudo em municípios paulistas | Resumo PDF |
| Raquel Fontes Borghi, Theresa Adrião, Teise Garcia |
| Escolarização do Corpo e controle de si na revista Estudos Educacionais | Resumo PDF |
| Fernanda Vicente de Azevedo, Ticiane Bombassaro, Alexandre Fernandez Vaz |
| A experiência geracional na fala de alunos de escola pública: a questão da autoridade docente | Resumo PDF |
| Fabrício Aparecido Bueno, Ruth Bernardes de Sant`Ana |
| Reinterpretando conceitos cristalizados com os professores: um degrau prévio para enfrentar os dilemas profissionais docentes | Resumo PDF |
| Maria Helena G. Frem Dias-da-Silva |
| Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento | Resumo PDF |
| Telma Ferraz Leal, Andrea Tereza Brito Ferreira |
| A formação do professor em Rodas de Formação | Resumo PDF |
| Fernanda Medeiros de Albuquerque, Maria do Carmo Galiazzi |
| Professores e educação ambiental: implicações para o currículo | Resumo PDF |
| Mara Rejane Vieira Osório |
| Discussão em torno da noção de acompanhamento de jovens adultos na educação superior | Resumo PDF |
| Regina Maria Caruccio Martins |
Escolarização do corpo e controle de si na revistaEstudos Educacionais
Fernanda Vicente de Azevedo; Ticiane Bombassaro; Alexandre Fernandez VazResumo A revista Estudos Educacionais, publicada entre 1941 e 1946, por alunos do Curso Normal do Instituto de Educação de Florianópolis, foi analisada considerando a configuração no interior da qual a escola catarinense se colocava na primeira metade do século 20: inserção escolanovista e correspondente criação de um sistema de ensino que respondesse ao impulso modernizador. Deste fazia parte a sujeição do corpo ao desenvolvimento de um aparato psíquico forte e regulado. O objetivo de intervir nos corpos infantis aparece no periódico em três eixos: a) as ciências auxiliares (Psicologia, Sociologia e Biologia); b) o valor moral do esporte; e c) a nacionalização do ensino. Tais eixos foram analisados como resultantes do processo de constituição do Estado moderno que imputou à intervenção nos corpos importante papel no controle das paixões e na edificação de um sujeito adequado à vida industrial.
Palavras-chave: corpo; Escola Nova; formação de professores.
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