psi - do Aquidauana news - Laercio

Lei em MS cria Semana do Profissional de Educação Física
Sexta-feira, dia 27 de Novembro de 2009 às 14:30hs

O governador André Puccinelli (PMDB) sancionou a Lei nº 3.792/09, que cria a Semana do Profissional de Educação Física. A lei, publicada no Diário Oficial dessa quinta-feira, é de autoria do deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo na Assembleia.

De acordo com a lei, a Semana escolhida é a primeira do mês de setembro. A escolha da data se deu porque é no dia 1º desse mês que se comemora o Dia Nacional do Profissional de Educação Física.

O objetivo da lei é conscientizar a sociedade sobre a importância da prática regular de atividades físicas, de maneira sistematizada e orientada; informar acerca da importância da prática escolar da educação física para o desenvolvimento afetivo, físico e sociocultural dos alunos.

Por fim, lembrou o deputado Marcio Fernandes, a lei é importante também por incentivar a difusão de conhecimentos técnicos e práticos sobre as mais variadas questões que envolvem a educação física, através de planejamento, promoções e realizações de campanhas educativas.

Marcio Fernandes disse ainda que a prática de esportes em escolas, seja de ensino fundamental ou médio, da rede pública ou privada, é muito importante para a saúde física e mental das pessoas. “A Semana servirá de incentivo aos estudantes para que realizem atividades físicas como hábito saudável”, acrescentou.

Hábito saudável

Consta na justificativa que, com relação à saúde física, em razão da prática de esportes observa-se perda de peso e da percentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL - colesterol (o ‘colesterol bom’). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.

Ainda conforme justificativa, a prática de exercícios ajuda na regulação de substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse.

Mas o deputado Marcio Fernandes lembra que é fundamental que os exercícios tenham supervisão de um profissional de educação física; que este oriente e avalie de acordo com as capacidades e limites que o organismo de cada indivíduo pode suportar.

http://www.aquidauananews.com/index.php?action=news_view&news_id=156810

Comentários

Por Cláudia Renata Rodrigues Xavier
em 29 de Novembro de 2009 às 15:59.

Oi Laércio tudo bem! Sou a profª Cláudia, que trabalha  com o currículo da Ed. Física na SEMED/ Campo grande-MS e mestranda da UFMS.

A respeito dessa Lei nº 3.792/9 representa um grande avanço para nós profissionais da Educação Física, pois, temos que cada vez mais mais envolver a sociedade de forma em geral e principalmente a local na valorização das atividades realizadas por nós profissionais e principalmente envolver os futuros professores de Educação física para se sentirem mais motivado e orgulhosos com a profissão, pois, o que temos obervado nos academicos das instituições de ensino superior, principalmente aqueles que já estão se formando uma certa desmotivação ou mesmo uma certa desvalorização da profisão. Já passam a se apropriar dos pré-conceitos existentes na sociedade sobre da área, mas sabemos que tais pre-conceitos é de forma geral sobre a docência, como ela é vista hoje na sociedade. E ter uma semana amparada por lei para para fomentar e por em práticas ações que vão aproximar a comunidade a Educação Física e principlamente ao profissional, lhe delega cada vez mais importância e respeito. Dessa forma vamos todos n´s profissionais divulgar essa lei e fazê-la vigorá-la na prática em benefício de todos. Um grande abraço. CLÁUDIA RENATA Campo Grande-MS.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.