psi - do ccapitalnews - Laercio

Geral - 17/12/2009 - 16:27
Ministério do Esporte apóia pesquisa que mapeia equipamentos públicos de lazer na Capital

O projeto sobre conservação, distribuição e acessibilidade de equipamentos de lazer na cidade de Campo Grande, desenvolvido pelos cursos de Educação Física e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhanguera-Uniderp, foi contemplado no Programa de Lazer na Cidade, do Ministério do Esporte. A pesquisa receberá aporte financeiro de R$ 30 mil do governo federal. Conforme o professor de Educação Física da Anhanguera-Uniderp e coordenador da pesquisa Junior Vagner Pereira da Silva, o investimento foi obtido através da submissão do projeto à chamada pública nº 01/2009 do Ministério do Esporte, que por intermédio do Programa de Esporte e Lazer na Cidade – PELC busca incentivar e financiar pesquisas relacionadas ao esporte e lazer em âmbito nacional. “Concorrendo com Universidades Públicas e Privadas de todo o país, o projeto foi classificado em 15º lugar, ficando a frente de projetos enviados pelas Universidades Federal de Minas Gerais, Paraíba, Viçosa, Santa Catarina, Bahia, Sergipe, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Fluminense, Espírito Santo, entre outros”, observa.

Ele lembra que o estudo é parte de sua tese de Doutorado, que será desenvolvida a partir de 2010 junto ao Programa de Educação Física da Universidade Católica de Brasília, sob a orientação da Prof. Dr. Tânia Mara Sampaio. “O trabalho também resultará em publicação de livro, com lançamento previsto para o início de 2011”, lembra.

Projeto - Realizado por acadêmicos e professores, pretende analisar a localização geográfica, conservação, acesso, acessibilidade e animação sociocultural em equipamentos de lazer (praças, parques, teatros, museus e bibliotecas) de Campo Grande. O levantamento é coordenado pelos professores Junior Vagner Pereira da Silva, de Educação Física, e Angela Cristina Santos Gil Lins, de Arquitetura e Urbanismo. O objetivo é contribuir com a reflexão e construção de uma política pública democrática para o lazer na cidade. O projeto, que começou em agosto deste ano, segue até dezembro de 2010 e conta também com aporte financeiro de R$ 20 mil da Universidade para serem investidos em instrumentos de pesquisa, transporte urbano e bolsas de estudo, além de apoio do CNPq.

“O estudo será de grande relevância para a sociedade campo-grandense, uma vez que o lazer, embora seja considerado legalmente como um direito de todo cidadão, muitas vezes é negligenciado, devido à existência de barreiras, como crescimento arquitetônico desenfreado e sem planejamento, limitação da rua a local de circulação de veículos automotores, especulação imobiliária, centralização dos equipamentos, falta de conservação e animação sócio-cultural dos bens públicos, restrições arquitetônicas, violência, entre outros”, ressalta os coordenadores.

O projeto conta com a participação de onze acadêmicos, sendo sete do curso de Educação Física: Anderson Marcelo Sarate Silva, Anne Caroline Thames de Araújo, Cláudio Watanabe Yamazaki, Carlos Eugênio Marques Lopes Junior, Jéssica Martinez Bellincanta, Wellington Rolão e Tássia Fernanda Spécie Cardoso, e quatro de Arquitetura e Urbanismo: Henrique Rossi Otto, Gessica da Silva Arruda, Marcieli Knapik e Quezia Pinheiro Tosta. O projeto, a convite do Crea/MS, contribuirá para a elaboração do Guia de Acessibilidade de Campo Grande.

Por Alessandro Perin (www.capitalnews.com.br)
http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=84436&ed=Geral&cat=Not%C3%ADcias

Comentários

Por Leize Demétrio da Silva
em 14 de Janeiro de 2010 às 01:03.

MARAVILHOSO!!!! Parabéns aos empreendedores do projeto e que tenham o sucesso merecido.

Abraços a todos.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.