Memórias, acervos e histórias do esporte no Brasil

De 1 de Março de 2024 até 1 de Março de 2024
Brasil, São Paulo-SP.

Realização: SESCSP

http://sescsp.org.br/cpf

Endereço

SESCSP
Rua Dr. Plínio Barreto, 285. Bela Vista.

Programa

Mesas - 14h às 20h.

1) Os acervos esportivos - avanços e retrocessos Durante as últimas três décadas os acervos dos grandes clubes de futebol no Brasil passaram por grandes transformações. No entanto, para além dos avanços que proporcionaram o florescer de novos temas e histórias, os acervos seguem como coadjuvantes na estrutura esportiva Brasileira. Com Ricardo Pinto dos Santos.

2) Métodos de pesquisa no campo do Esporte Discute metodologicamente as pesquisas aplicadas no campo das ciências sociais, especificamente no âmbito dos estudos esportivos. Serão reconstruídos os métodos utilizados em âmbito acadêmico e aplicado diretamente na prática esportiva e construção da memória. As potencialidades dos métodos de pesquisa social aplicada, as principais tendências e os recursos que podem ser mobilizados para aprofundamentos temáticos. Com Philippe Guedon.

3) Memórias, narrativas e temporalidades: experimentos etnográficos. Serão apresentadas algumas etnografias coletivas e compartilhadas que, além da perspectiva sincrônica, abordam também as camadas de memória de paisagens citadinas e esportivas. Essas pesquisas exploraram múltiplas narrativas e temporalidades. Com Enrico Spaggiari.

4) Geografias do futebol de várzea paulistano - Referências culturais em movimento. Nessa exposição dialogada, apresentaremos resultados de pesquisas que buscaram compreender "a várzea" a partir das referências culturais que foram gestadas e se articularam a esse movimento: saberes, celebrações, formas de expressão, objetos, sonoridades, memórias e afetos. Serão destacados aspectos metodológicos, com base no conceito de referência cultural mobilizado pelo IPHAN, bem como possibilidades de análise a partir da elaboração de mapas temáticos. Com Alberto Luiz dos Santos.

5) A história das atividades físicas e esportivas no Sesc São Paulo através dos de suas memórias e documentos. Ao longo de sete décadas, o Sesc São Paulo tem as atividades físicas e esportivas como parte fundamental de sua programação. Ainda nos primeiros anos de existência, a instituição criou um departamento especializado voltado a promoção das práticas e vivências esportivas para os comerciários e suas famílias, ampliando ano a ano sua atuação e seus públicos. Esses e outros registros estão organizados no acervo do Sesc Memórias, dedicado à preservação e difusão da história institucional e daqueles que fizeram parte desta trajetória. Nessa exposição, serão destacados recortes desses conjuntos documentais discutidas as possibilidades de pesquisa e colaboração desse acervo para a área de esportes dentro e fora do Sesc. Com Felipe Sabino da Silva, Jane Piego, Felipe Andrade Batista e Camila Vitale.

6) Mapeamento do futebol varzeano feminino de São Paulo. Etapas e resultados de uma pesquisa colaborativa. Serão compartilhados os caminhos da pesquisa que intencionou mapear o futebol feminino amador de São Paulo (SP), traçar um perfil social das equipes e destacar as principais problemáticas, conquistas e tensões que perpassam essa prática esportiva. Partindo dos registros organizados pela Liga Feminina de Futebol Amador, vinculado à PUC-SP (2022). As etapas de formação prévia da equipe, elaboração coletiva de questionários, aplicação, registro das informações e mapeamento serão expostas, como forma de subsidiar pesquisas vindouras, políticas públicas e ações afirmativas voltadas à permanência, valorização e potencialização do futebol amador praticado por mulheres na Região Metropolitana de São Paulo. Com Aira Bonfim e Maria Amorim.

Oficina - 20h às 21h - Bastidores da construção de uma ferramenta de pesquisa. Com base no mapeamento do futebol feminino amador de São Paulo (2022), o encontro se propõe a fazer um exercício preliminar para a pesquisa de mapeamento da memória esportiva brasileira em 2024. Uma oficina de construção de ferramentas para um questionário de pesquisa proporciona uma oportunidade única para a participação ativa. Com Aira Bonfim.


Realização: SESCSP