Seminário Parques Publicos Urbanos. Uso público, concessões e participação social: Visões e ações insurgentes
Endereço
ESCOLA DE ARTES CIÊNCIAS E HUMANIDADES - USP LESTE - Auditório Vermelho
Rua Arlindo Bettio, 1000 - Ermelino Matarazzo
Programa
Diagnóstico de Parques Públicos Urbanos - Onde estamos?
Claudia Martins
Tradutora de inglês e francês para o português. Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Conselheira Gestora do Parqueda Aclimação e integrante do Fórum Verde Permanente de Parques, Praças e Áreas Verdes.
15:45 Experiências internacionais - Modelos de gestão Mesa redonda
Marcela Padilha (mediadora)
Professora Associada do Instituto de Geografia da UERJ. Doutora em Geografia (UFF). Pós-Doutorado em Turismo (USP). Professora nos cursos de graduação em Turismo e em Geografia, de Especialização em Desenvolvimento Territorial e no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia.
Lluis Mundet
Geógrafo pela Universidade Autônoma de Barcelona. Doutor em Geografia pela Universidade de Girona (UdG - Catalunha). Professor Associado na UdG, Faculdade de Turismo. Coordena o convênio entre EACH USP Leste e Girona.
Indira S. González Ibarra
Formada em Comunicação Ambiental pela Universidad Autónoma de Nayarit e Mestre em Educação Ambiental pela Universidade de Guadalajara. Tem trabalhado na área de educação e formação socioambiental do ativismo à academia. Na administração pública local, trabalhou na promoção do uso e apropriação do espaço público a partir da educação ambiental na cidade de Tepic. Atualmente participa como professora convidada no curso de Desenho Urbano e Edificação da Universidade Autônoma de Nayarit - México.
Laura Janka Zires
Arquiteta e urbanista com experiência no desenho e gestão da cidade nas diferentes escalas, desde o prédio até a quadra, o bairro e a região com foco nos espaços públicos e vida pública. Trabalhou como funcionária pública e como consultora no governo da Cidade do México em áreas de planejamento urbano e foi diretora do Parque “Bosque de Chapultepec”. Desde 2022 é coordenadora do núcleo de Arquitetura e Cidade no Laboratório Arquitetura Futuro de Cidades do INSPER e em março incorporou-se à prefeitura de Fortaleza como diretora do Instituto de Planejamento
Oscar David Luna Julio
De Medellín, Colombia, Mestrando em estudos socioespaciais pela Universidade de Antioquia e Administrador de Empresas Turísticas. Trabalha nos processos de espacialização do turismo a par tir de uma posição crítica (materialista). Também tem atuado com as espacialidades do turismo no
Claudia Martins
Tradutora de inglês e francês para o português. Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Conselheira Gestora do Parque da Aclimação e integrante do Fórum Verde Permanente de Parques, Praças e Áreas Verdes.
15:45 Experiências internacionais - Modelos de gestão Mesa redonda
14:00 Abertura
14:30 Diagnóstico de Parques Públicos Urbanos - Onde estamos?
03 julho • SEGUNDA-FEIRA
Parque Arví como resultado da pesquisa de mestrado, que é um dos parques naturais públicos mais importantes da cidade de Medellín e resultado de um grande processo de turistificação do espaço e do tempo. Além disso, explora processos urbano-rurais e como o capital é espacializado usando o turismo como sua principal ferramenta. Posiciona-se nas geografias críticas e/ou radicais para a
compreensão do turismo.
17:00 Piquenique • Lanche coletivo e microfone aberto
Traga seu lanche e um pouco a mais para compartilhar
17:30 Pesquisa, estudos e extensões universitárias - Lições aprendidas Relatos
Daniela Signorini (mediadora)
Bacharela em lazer e turismo, mestra em estudos culturais, e doutora em educação.
Carolina Pinez Braga
Ingressante do curso de Lazer e Turismo de 2019, com estudos direcionados para a área de lazer e educação não-formal. Atualmente trabalhando em uma multinacional operadora de turismo e, paralelamente, desenvolvendo projetos de turismo de base comunitária.
Victória Carvalho
Graduada em Gestão de Políticas Públicas pela EACH - USP, se dedica à pesquisa em concessões de espaços públicos urbanos, com foco especial no Vale do Anhangabaú.
Fagner S. Gonçalves
Graduando em Lazer e Turismo pela EACH USP e Representante Discente da Comissão de Graduação pela mesma instituição, pesquisador do grupo nPeriferias (Instituto de Estudos Avançados da USP) e pesquisador de campo no Jardim Keralux e Vila Guaraciaba no Censo Vizinhança USP de 2019 a 2021.
Eduardo Quieroti Rodrigues
Formado em Licenciatura em Educação Física pela UNESP. É doutor em ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), pelo departamento de Nutrição em Saúde
Pública (2015-2019). É membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF-USP) e Grupo de Estudos Espaço Urbano e Saúde. Tem experiência na área de educação física, atuando principalmente nos seguintes temas: medidas de avaliação em atividade física; epidemiologia da atividade física; atividade física e saúde; ambiente, lazer e atividade física.
Tarcisio Santos de Oliveira
Biólogo, estudante de Lazer e Turismo EACH USP. Pesquisou o Parque Fazenda do Carmo.
Mariana Silva de Miranda
Graduanda em Lazer e Turismo na EACH USP, finalizou o TCC em 2022 sobre a Gestão Pública e a
Infraestrutura da Ciclovia do Parque Ecológico do Tietê voltada para o Lazer e Turismo. Atualmente, atua como assistente de operações na Raidho Viagens.
Laís Domingues
Graduanda em Lazer e Turismo na EACH. Possui bacharelado em Educação Física e Esporte pela EEFE USP e mestrado em Ciências pelo ICB USP. Atualmente trabalha na Secretaria de Esporte e Lazer de Mogi das Cruzes.
Ricardo Ragni
Atua em Gestão Pública de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer no município de Iguape. Mestre em Turismo, Pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo e em Metodologia do Ensino Superior. Engenheiro Civil, Profissional de Educação Física e Esportes e em Pedagogia. Já atuou no Terceiro setor e no setor privado.
19:00 Trabalhadores e colaboradores nos parques Mesa redonda
Débora Iacono (mediadora)
Formada em pedagogia, advogada pós-graduada em Direito Médico, membro da Comissão de Meio
Ambiente da OAB Pinheiros, Comissão do Direito Médico e da OAB Saúde do Jabaquara – Saúde,
Comissão dos Direitos do Autista da OAB Saúde do Jabaquara – Saúde, membro do Fórum Verde Permanente de Praças e Áreas Verdes e membro do Conselho Gestor do Parque Ibirapuera.
Carmo Aparecido da Silva
Atuou por 15 anos trabalhando para o Estado, em seguida começou a atuar na Economia Solidária, atualmente vice Presidente da Coopamesp e Conselheiro Gestor Parque do Carmo, adora a natureza.
Vinicius de Souza Almeida
Ambientalista e educador ambiental da Zona Sul de São Paulo; Técnico (ETEC-SP) e Bacharel (EA-CH-USP) em Gestão Ambiental; Mestre em Ciência Ambiental (PROCAM-USP) e Técnico em Guiade Turismo. Diretor da Divisão de Gestão de Parques Urbanos pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.
Heraldo Guiaro
Esteve à frente do Parque Ibirapuera durante 15 anos, atua com destaque em Gestão das Áreas Verdes, Uso Público, Segurança e integração de todo Complexo com o urbano. A partir de 2021 atua na Administração do Parque Augusta – Prefeito Bruno Covas. Ao longo da carreira de trinta e cinco anos desenvolveu trabalhos ligados a Gestão de Programas Projetos Ambientais, Limpeza Urbana, Supervisão de Áreas Verdes em sítios Urbanos, Desenvolvimento Sustentável, Fiscalização, Exten-
são Pesqueira, Assistência Técnica em Maricultura e Abastecimento do Setor Pesqueiro. Autor, Ator e Diretor atuando principalmente em treinamento e capacitação de mão-de-obra e ensino de Artes Cênicas
20:00 Lutas sociais para implantação de novos parques Relatos de experiência
Toni Zagato (mediadore)
Graduade(a) em Arquitetura e Urbanismo, com especialização em Economia Urbana e mestrado em Políticas Públicas. Trabalha desde 2009 no departamento técnico de Patrimônio Cultural na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPH/SEC). É militante ecossocialista, pessoa trans não-binária, ciclista e integrante pela Ciclocidade do Conselho Municipal de Política Urbana (2021/2023) e do Forum Verde Permanente de Praças, Parques e Áreas Verdes.
Deocleciana Ferreira - Parque da Juta
Filósofa, pedagoga, mestre e doutora em Serviço Social. PUC - São Paulo.
Moradora da Fazenda da Juta e colaboradora do Instituto Daniel Comboni
Ernesto Kenshi Carvalho Maeda - Parque Mata Esmeralda
Coordenação Amigos da Mata Esmeralda e Conselheiro - CPM Butantã
Elisa Nascimento - Parque Mata Esmeralda Florista, naturalista. Consultora de paisagismo, atua em manejos de áreas verdes . Coordenadora
do fórum popular da natureza , núcleo de São Paulo. Membra do Fórum Verde Permanente e do setorial de meio ambiente da capital - SEMAD. Condensadora do coletivo Amigos da Mata Esmeralda.
Augusto Anéas - Parque Augusta
Ativista pelos Direitos da Natureza na Cidade. Arquiteto e urbanista formado pela FAUUSP e mestrando na mesma instituição.
Carlos Eduardo de Jesus - Pinheirinho D’água Nascido em São Paulo, residente no bairro do Jardim Alvina - Parada de Taipas.
Pedro Comuna - Parque do Jockey
Professor (Historiador e Pedagogo) e Músico. Atua na construção de políticas públicas para Cultura
e Meio Ambiente. Faz parte do Movimento Parque Chácara do Joquei.
Wesley Silvestre Rosa - Parque dos Búfalos
líder comunitário da zona sul de São Paulo. PRESIDENTE (diretor executivo) da OEKOBR - Oeko-
cientific, uma organização social de interesse público voltada à promoção do saneamento ambien-
tal na cidade de São Paulo. Ex-membro da ONG MDV - Movimento em Defesa da Vida onde atuou
no Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto do Tietê. Líder do movimento Parque dos Búfalos, no
Jardim Apurá. Foi Conselheiro Participativo por Cidade Ademar e Pedreira. Também Conselheiro
Gestor de ZEIS - Zona de Interesse Social. Estudante de Tecnologia em Gestão Pública Pública no
IFSP
21:45 Encerramento do dia
04 julho • TERÇA-FEIRA
Fábio Sanchez (mediador)
Psicanalista, mestre em Divulgação Científica e Cultural pelo Instituto de Estudos da Linguagem
da Universidade de Campinas (Unicamp), membro da Rede Nosso Parque e conselheiro do Parque
Jequitibá.
Francisco Eduardo Bodião - Chicão
Sociólogo e professor. É integrante do Fórum Verde Permanente. Faz parte do Movimento Parque
Chácara do Jóquei e é Conselheiro Gestor neste parque.
Ursula Peres
Administradora pública pela EAESP/FGVSP e mestre e doutora em Economia pela EESP FGVSP. É
professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP, e dos mestrados em Gestão de
Políticas Públicas e Mudança Social e Participação Política, ambos na EACH/USP. É pesquisadora
do CEM/USP e do OIPP/USP. Foi pesquisadora visitante no King’s College Londres. Tem experiência
na área de Administração Pública com ênfase em finanças públicas e orçamento público. Foi Dire-
tora do Orçamento na Secretaria de Finanças de São Paulo e Secretária Adjunta de Planejamento,
Orçamento e Gestão no Município de São Paulo.
Tamires Carla de Oliveira
Arquiteta e Urbanista com especialização em Território, Legislativo e Gestão Democrática da Ci-
dade. Atualmente é Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da
Prefeitura de São Paulo, onde atua desde 2014, já passando pela Assessoria Técnica (2014-2016),
pela Diretoria de Projetos e Obras (2017-2019) e pela Coordenação de Gestão de Parques e Biodi-
versidade (2019-2023). No Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IAB-SP) foi
Diretora Financeira na gestão 2020-2022 e, atualmente, na gestão 2023-2025 é Conselheira Fiscal.
14:00 Abertura
14:30 Políticas Públicas para os Parques Urbanos Mesa redonda
15:45 Parques urbanos no Brasil e a produção de conhecimento Mesa redonda
Antonio Carlos Bramante (mediador)
Licenciado em Educação Física, com Mestrado em Educação pela West Chester State University/
EUA em Ciências do Movimento e Desenvolvimento da Saúde e Doutor em Filosofia pela Universi-
dade Estadual da Pensilvânia (EUA) em Estudos do Lazer e Gestão de Parques Públicos. Professor
aposentado do extinto Departamento de Estudos do Lazer da FEF/Unicamp. Trabalhou no setor
público em várias secretarias do município de Sorocaba/SP por mais de uma década. Atuou como
consultor no campo da gestão do Lazer em diversas entidades do setor privado. Vários artigos
publicados, capítulos e co-autor de livros. Membro do Comitê de Cultura e Pesquisa do Panathlon
International (Clube de serviço desportivo com sede na Itália) e do Conselho Diretor da Organiza-
ção Mundial de Lazer.
Simone Rechia
Graduada em Educação Física e Mestra em Educação pela PUC Paraná. Doutora em Educação Física
pela UNICAMP e Pós Doutora pelo Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha. Atualmente
é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná e professora colaboradora do Programa de
Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da UFMG e no Programa de Pós-Graduação em
Educação da UFPR. Professora Visitante na Universidade de Aveiro em Portugal (2018/2019) e Pre-
sidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, Líder do Geplec - Grupo de Estudos e Pesquisa
em Lazer, Espaço e Cidade. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em estudos do
Lazer e Cidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Lazer e planejamento urbano, Lazer e
cultura urbana, Lazer e educação urbana, espaços e equipamentos de esporte e Lazer, Lazer, cidade
e políticas públicas.
Cláudio C. Maretti
Pesquisador, pós-doutorando, coordenando o Grupo de Estudos sobre Conservação Colaborativa
e Áreas Protegidas, no Depto. Geografia, FFLCH, USP, e doutor em Geografia Humana; Consultor,
autônomo (com trabalhos com GIZ, UICN, Iclei, TNC etc.) e senior fellow do ICLEI - Governos Locais
pela Sustentabilidade; e Voluntário, tanto internacional, por exemplo como membro da Comis-
são Mundial de Áreas Protegidas e do Comitê de Especialistas da Lista Verde de Áreas Protegidas
e Conservadas da UICN para o Brasil, como local, pelo Coletivo Socioambiental de Atibaia, entre
outros. No passado, presidente do ICMBio, diretor da Fundação Florestal do ESP, líder da Iniciativa
Global Amazônia Viva da Rede WWF, coordenador de projetos da UICN na África Ocidental entre
outras lideranças.
Eloise Silveira Botelho
Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Turismo e Patrimônio e docente permanente do
Programa de Pós-graduação em Ecoturismo e Conservação (PPGEC), da Universidade Federal do
Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Componho a coordenação do Grupo de Pesquisa “Observatório
de Parcerias em Áreas Protegidas - OPAP” e colabora com outros grupos de pesquisa. As principais
agendas de pesquisa, ensino e extensão são: parcerias em áreas protegidas; turismo de base comu-
nitária em áreas protegidas; gestão e operação de serviços em áreas protegidas; uso do patrimônio
em espaços públicos para lazer e turismo em cidades.
17:00 Piquenique • Lanche coletivo e microfone aberto
Traga seu lanche e um pouco a mais para compartilhar
17:30 Diversidade de públicos nos parques Cocriação
Reinaldo Pacheco (mediador)
Educador e sociólogo. Atualmente é professor na EACH USP Leste em Lazer e Turismo. Nos últimos
anos tem atuado na pesquisa e intervenção profissional em relação aos espaços públicos de lazer
e parques urbanos. Acredita no potencial transformador e educativo do uso público dos espaços
coletivos urbanos. É pai por duas vezes, ama educar e acredita que este é o único modo de melhorar
esse mundo!
Jordi Sánchez-Cuenca
Arquiteto e urbanista espanhol, residente em Floripa. Graduou em Barcelona em 2001, com mes-
trado em planejamento urbano no Bartlett de Londres, tem especialização em políticas de água e
saneamento peri-urbano pelo IHE de Delft, na Holanda, e em Inovação e empreendedorismo pelo
MIT. Fez doutorado na UFSC, defendendo sua tese sobre Minha Casa Minha Vida em 2019. Traba-
lhou em diversos países, principalmente em projetos de cooperação internacional, com moradia,
água e saneamento, regularização fundiária, reassentamentos, entre outros temas, no Vietnã, em
Ghana, na Índia, no Equador e na Bolívia. Atualmente trabalha para ONU-Habitat em São Paulo,
ajudando a Prefeitura a avaliar e planejar seus parques urbanos.
Paulo Hartmann
Designer, Músico e Pesquisador Independente atuou como curador de festivais de pensamento crí-
tico, novas mídias e artes sonoras. Criador do projeto Avant Garden que propõe o monitoramento
de árvores urbanas via crowdsourcing gamificado.
Maria do Carmo Ferreira Lotfi
Mestre em Educação em Políticas Públicas, supervisora escolar aposentada e professora no Curso
de Pós Graduação e tutora do Curso “Aperfeiçoamento em Educação Ambiental” UNIFESP. Atua
como conselheira do Parque do Chuvisco e Cordeiro e CADES Santo Amaro e Municipal.
Douglas Roque Andrade
Professor do curso de Educação Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
da Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós Graduação em Mudança So-
cial e Participação Política (PROMUSPP - EACH - USP). Mestre e Doutor em Saúde Pública pela
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Graduado em Educação Física. Integra o
Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF - EACH-USP).
É pesquisador colaborador do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano
do Sul (CELAFISCS) e participa como assessor técnico científico do Programa Agita São Paulo. Atua
principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de atividade física, promoção da saúde.
20:30 Produção recente de conhecimento: usos e participação social
Lucas Martins (mediador)
Arquiteto e Urbanista. Mestre e Doutor pela FAUUSP, Área de Concentração Paisagem e Ambiente.
Pós-doutorando em Turismo pela EACH-USP. Professor do Centro Universitário do Triângulo - UNI-
TRI.
19:00 Intersetorialidade: O que há de lazer, esportes, educação, cultura e
saúde nos parques públicos?
ESCOLA DE ARTES CIÊNCIAS E HUMANIDADES - USP LESTE - Auditório Vermelho
Rua Arlindo Bettio, 1000 - Ermelino Matarazzo - Ao lado da Estação USP Leste - CPTM Safira
email: parquespublicosurbanos@gmail.com
REALIZAÇÃO APOIO
21:45 Encerramento do dia
Vanessa Sousa de Oliveira
Socióloga/Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Turismo pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB). Gestora em Políticas Públicas. Trabalha atualmente na Unidade de Educação Ambiental do Instituto Brasília Ambiental (EDUC/IBRAM).
Rosangela Martins
Educadora, Licenciada em Educação Física pela UMC, Mestra em Ciências pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, com pesquisa sobre Atividades Físicas de Lazer nos Parques Públicos Urbanos da Cidade de São Paulo, Doutoranda no Programa de Turismo da EACH/USP, com pesquisa sobre a gestão colaborativa dos parques públicos urbanos. Membra do GIEL - Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer e do Grupo TerCor de Lazer e Turismo, ambos da EACH/USP. Autora
do livro Gestão do Lazer e do entretenimento. Conselheira Gestora do Parque Piqueri - Região Leste de São Paulo.
Paula Hori
Arquiteta e Urbanista, mestra e doutoranda na área da Paisagem e Ambiente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Pesquisadora com foco na apropriação e gestão de espaços públicos de praças e parques, com ênfase em processos participativos e ativismo urbano. Atualmente é professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi-Morumbi.
Guilherme da Costa Meyer
Bacharel em gestão ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre e doutorando em ciências pelo programa de pós-graduação em Mudança Social e Participação Política (PROMUSPP) da USP.
21:45 Encerramento do dia
Realização: EACH-USP