Atividade:

Armando Inocentes iniciou-se no Karaté em 1973, em Luanda, sob a orientação de João Fiel Lopes, na altura 1º kyu, instrutor de Karate Shotokan.

Em 1977, em Viseu, teve a oportunidade de conhecer o estilo Goju-Ryu através de José da Fonseca Oliveira e em 1981 contactou pela primeira vez com o Sensei Ryoichi Onaga, tendo então frequentado um estágio de uma semana em Múrcia. Desde essa data, e apesar de ter passado por algumas associações nacionais, que mantem a ligação a este Mestre, actualmente 9º Dan, tendo sido nomeado representante em Portugal da Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Kyokai em 2003.

Licenciou-se em Ensino de Educação Física ne ESEAG e é Mestre em Gestão da Formação Desportiva, grau académico que lhe foi conferido pela defesa de uma dissertação, na Faculdade de Motricidade Humana, em 2002, subordinada ao tema “A Violência na Prática Desportiva Infanto-Juvenil”.

Professor por opção própria, de 1982 a 1984 exerceu as funções de Coordenador Concelhio de Educação Física nos concelhos de Mafra e de Sintra.

De 1992 a 1997 leccionou no Instituto Adolfo Coelho, para no ano imediatamente a seguir exercer funções técnico-pedagógicas no Centro da Área Educativa da Grande Lisboa.

Durante três anos lectivos, de 2003/04 a 2005/06, tem a seu cargo a disciplina de Filo-Ontogénese da Motricidade, da Aprendizagem e da Sensibilidade no Instituto Piaget, na Escola Superior de Educação de Almada e é autor dos livros “Da Ética Desportiva às Perversidades no Desporto” e "O Desporto debaixo de fogo - entre valores e perversidades".

Treinador de Karaté há longos anos, os seus atletas têm conquistado vários títulos.
Em 1991 foi o responsável pela selecção nacional feminina de kumite que venceu o Campeonato Europeu de Goju-Ryu e em 1993 uma atleta sua sagrou-se Campeã da Europa em kumite individual.

Com vários artigos sobre violência na prática desportiva, ética, sociologia e pedagogia do desporto publicados em algumas revistas da especialidade, Armando Inocentes, de 2007 a 2009, dirigiu o Departamento de Formação da Federação Nacional de Karaté – Portugal. Actualmente é 5º Dan, Treinador de Grau IV e ministra treinos no seu próprio dojo na Tapada das Mercês, Sintra, Portugal.


TAGs Relacionadas

Esportes Olimpismo Sociologia Ética

Autores Relacionados

Este autor não tem autores relacionados