Atividade:

Francisco Monteiro Pereira (Mestre Nino); Nascido em 20 de Abril de 1969, na cidade de Barbalha-ce:

           Filho de Pedro Miguel e Maria Monteiro Pereira; Começou a prática da capoeira ainda criança na década de setenta, no meio do canavial; nas areias da margem do rio salamanca onde costumava brincar com os amigos, cendo aluno na época dos capoeiristas, Mauro e Capenga que lhe ensinou por vários anos a vadiagem da capoeira.

           Nos anos oitenta passou a praticar capoeira de rua; nesse meio tempo conheceu vários capoeiristas e Mestres, entre eles, conheceu Tetê, que lhe orientou e falou das graduações disciplinas e regras da capoeira; assim lhes deu uma nova visão do mundo, colocando no caminho certo da capoeira, esse ensinamento ele leva até hoje.

Em toda a sua vida de capoeira fez amigos, visitou vários Grupos de capoeira no Ceará, Pernambuco, Minas, São Paulo, Brasília, Bahia, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Piair dentre outros; e também participou de vários Batizados eventos encontros seminários simpósios campeonatos, etc. e coordenou os projetos Meninos do Amanhã, Ginga Cedro, Educação com Arte da Ginga, Pé no Chão dentre outros.

           Em 1995 fundou a Associação de Capoeira Filhos do Sol, onde ensina até hoje gratuitamente capoeira a crianças e jovens em situação de risco, tirando dos perigos das ruas.  

           Hoje Mestre Nino tem no seu quadro de alunos 1 Contra-Mestre, 6 Professores, 1 Monitor, 4 Formados, 7 Instrutores, vários estagiários graduados e alunos, somando 486.

           Mestre Nino, também idealizau e fundador da FCC “Liga Caririense de Capoeira”.

           Na Associação de Capoeira Filhos do Sol, também conhecida como ACFS, Mestre Nino criou o Grupo doador de sangue e medula, Grupo de acompanhamento de alunos nas escolas, Conselho de pais, Conselho de alunos; aulas de reforço escolar, aulas de reciclagem, artesanato, legislação de transito, cidadania e meio ambiente.

           Mestre Nino coordena vários grupos de capoeira em outras cidades e nos Estados “Ceará, Pernambuco, Minas Gerais,etc...”.

           Mestre Nino foi premiado como melhor da cultura em 1997,1998,1999, Selo Mandacaru, Amigo do Turismo e do desporto,Amigo da Capoeira 2007 e 2008, dentre outros...! Mestre Nino em ceus ensinamentos, prega uma doutrina de paz nas rodas de Capoeira, e o respeitos para com os Mestres, Crianças, Idosos e o Amor a Família que na sua opinião é a base da sociedade. A sua filosofia é união humildade e amor a Deus por que Deus é tudo na vida do homem.“Frases” “Todo homem nasci no momento certo, mais esquece que a paciência é um dom que ele deve osado durante a sua vida; na capoeira, também tudo tem seu tempo”. “Um capoeirista sem raiz é como a areia das dunas, quando o vento vem leva facilmente, ou como uma casa cem aliseso, pouca água leva ela ao chão”.

           “A felicidade do homem está na sabedoria do ouvir e na paciência do pensar, o sol nasci todos os dias brilhando, mais nem todas as pessoas que nasci todos os dias brilhão, para brilhar é preciso que alguém o acenda”.

           OBS: “Falar de mim é facio, dificio é ser Eu” “um capoeira deve conhecer outros terreiros só não pode falar mal do seu terreiro; por que fazendo isto está falando dele mesmo”.

          

na Biblioteca

Este autor não possui publicações vinculadas


TAGs Relacionadas

Este autor não tem tags vinculadas


Autores Relacionados

Este autor não tem autores relacionados