Atividade:

Meu nome é Sergio Luiz de Souza Vieira, Docente Universitário desde 1990. Sou Mestre de Capoeira com 35 anos de prática. Fui discípulo de Ms. Mirão, de Ms. Silvestre, de Ms. Caiçara, de Ms. Aberre, de Ms. Pastinha, do escravo Benedito.

Sou Profissional de Educação Física (693-G/SP) com o seguinte currículo acadêmico: - Pós-Doutor em Ciências da Educação (Estudos Curriculares) - UMINHO, Portugal; - Pós-Doutor em Administração (Gestão Socioambiental) - FEA/USP; Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) - PUC/SP; Doutorando em Serviço Sociaal (Questão Socioambiental) - PUC/SP; Mestre em Ciências Sociais (Antropologia) - PUC/SP; MBA em Gestão da Sustentabilidade - UNINOVE; Especialista em Ginástica - UNIMESP; Especialista em Educação Física Infantil - UNIMESP; Licenciatura Plena em Educação Física - UNIMESP.

Minha Tese de Doutorado denominada: Da Capoeira: Como Patrimônio Cultural foi usada pelo IPHAN para a reabertura do processo de registro da Capoeira como patrimônio cultural imaterial do povo brasileiro, desdobrando-se no seu reconhecimento pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade.

Como gestor da Capoeira exerci as funções de Diretor do Departamento Nacional de Capoeira na Conf. Bras. de Pugilismo (1992-1992), Presidente da Conf. Bras. de Capoeira (1992-2004) e Presidente da Fed. Internacional de Capoeira (desde 1999). Ao longo destes anos geri cinco congressos técnicos nacionais e três internacionais, dois fóruns mundiais, sete campeonatos brasileiros e um campeonato mundial. Foram fundadas 86 Ligas Municipais, 22 Federações Estaduais e 34 Federações Nacionais. Tive a oportunidade de conhecer a Capoeira em 56 países.

Na área da Educação Física exerci as funções Diretor de Curso de Educação Física, Coordenador de Curso de Educação Física, Coordenador Adjunto de Programa de Formação de Professores, Conselheiro Regional Fundador e Primeiro Secretário do CREF/SP, além de Técnico Desportivo de Capoeira.

Atuo também como Avaliador de Instituições, Cursos Superiores e Sistemas EaD junto ao INEP e SERES, além de elaborador de itens de ENADE.

Atuo também como apresentador do programa NAS ONDAS DA CAPOEIRA, que é veiculado pela Web Rádio Tera www.radiotera.com.br, todas as terças-ferias, das 14:00 às 15:30 h. 

Estarei à inteira disposição para as dedates cordiais pertinentes à Capoeira em sua multidimensionalidade e aplicações.

Experiência Profissional:

ACADÊMICA:

- Docente universitário;

- Diretor de Curso de Educação Física;

- Coordenador de Curso de Educação Física;

- Avaliador de Instituições de Ensino, Cursos de Educação Física e Sistemas EaD junto ao INEP e SERES;

- Elaborador de itens do ENADE;

- Avaliador de concursos públicos na área da Educação Física, Esportes e Lazer. 

na Biblioteca

Capítulo de Livro



TAGs Relacionadas

Capoeira

Autores Relacionados

Este autor não tem autores relacionados