Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA (2008). Com Especialização em Educação Física Escolar pela Faculdades Nordeste - FANOR (2010). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2015). Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Rio Claro (2017). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (PROFUT/UFSCar). Membro do grupo de pesquisa em Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF/IFCE. Linhas de estudo: Metodologias de Ensino da Educação Física Escolar; Educação Física escolar e Formação de Professores de Educação Física escolar; Educação Física no Ensino Médio; Produção de Material Didático na Educação Física; Organização Curricular na Educação Física.

Atividade:

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA (2008). Com Especialização em Educação Física Escolar pela Faculdades Nordeste - FANOR (2010). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2015). Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Rio Claro (2017). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (PROFUT/UFSCar). Membro do grupo de pesquisa em Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF/IFCE. Linhas de estudo: Metodologias de Ensino da Educação Física Escolar; Educação Física escolar e Formação de Professores de Educação Física escolar; Educação Física no Ensino Médio; Produção de Material Didático na Educação Física; Organização Curricular na Educação Física.

Experiência Profissional:

Professor de musculação de duas academias. Como trabalhou no Grupo de Trabalho de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Foi professor de Educação Física da Universidade Infantil Pingo de Ouro. Já exerceu o cargo de coordenador pedagógico da Universidade Infantil Pingo de Ouro. Atualmente é Professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Ceará e Faculdade Metroplitana da Grande Fortaleza. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Interesse:

Educação Física Escolar; Formação de professores; Organização curricular; Metodologia do Ensino da Educação Física; Material Didático

na Biblioteca

Artigos publicados no Periodico


Políticas curriculares no Nordeste brasileiro: decifrando a Educação Física no Documento Curricular Referencial do Ceará para o Ensino Médio
Organização e sistematização do conhecimento escolar Contribuições de uma matriz de referência para análise da educação física no documento curricular referencial de fortaleza-CE
As dimensões de conhecimento na base nacional comum curricular Reflexões para a educação física escolar
As dimensões de conhecimento na base nacional comum curricular Reflexões para a educação física escolar
A educação física na matriz de conhecimentos básicos e no documento curricular referencial do Ceará Uma análise comparativa implicada pela bncc a partir do contexto pandêmico
A educação física na matriz de conhecimentos básicos e no documento curricular referencial do ceará uma análise comparativa implicada pela bncc a partir do contexto pandêmico
Análise de Livros Didáticos de Educação Física do Pnld no Ensino Médio Integrado: Implementação de Matriz de Referência
Motivos Pela Rejeição a Educação Física Escolar: Sob a Luz de Uma Comunidade do Facebook
Para Além da Perspectiva Clássica: Novas Possibilidades de Compreender a Formação Continuada em Educação Física Escolar
Dispositivos Para Educação do Corpo e Modulação do Comportamento nas Aulas de Educação Física: Ponto de Vista Sobre o Contexto Pandêmico
Educação Física Escolar Contextualizada e Dialógica: Um Percurso Histórico em Busca das Primeiras Evidências Antes dos Anos de 1980

TAGs Relacionadas

BNCC Covid Cultura Corporal Currículo Diretrizes Curriculares Educação Básica Educação Física Educação Física Escolar Ensino Fundamental Ensino Médio Escola Facebook Futebol Livro Didático Paulo Freire Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

Autores Relacionados

Maria Eleni Henrique da Silva Pedro Henrique Silvestre Nogueira Antonio Jansen Fernandes da Silva José Ribamar Ferreira Júnior Samara Moura Barreto de Abreu Alison Nascimento Farias José Ribamar Ferreira Junior Daniel Teixeira Maldonado Suraya Cristina Darido Glauber Carvalho Nobre Aline Lima Torres Luiza Silva Moreira Braulio Nogueira de Oliveira Maria Heleni Henrique da Silva Antônio Jansen Fernandes da Silva Rosilene Vila Nova Cavalcante Ronny Barroso Peixoto Hugo Paula Almeida da Rocha Lucas Luan de Brito Cordeiro Thaidys da Conceição Lima do Monte Paulo Andrey de Holanda Bastos Jean Silva Cavalcante Clautistony Pereira do Carmo Anne Emanuelle Bruno Bember Lofiego José Ribamar Ferreira Junior Alison Nascimento Farias Fernanda Moreto Moreto Impolcetto Fernanda Moreto Moreto Impolcetto Daniel Teixeira Maldonado Suraya Cristina Darido Pedro Henrique Silvestre Nogueira José Ribamar Ferreira Júnior Rodrigo do Vale dos Santos Daniel Teixeira Maldonado Jose Ribamar Ferreira Junior