Resumo

O presente estudo busca discutir o uso da bicicleta na cidade de São Paulo a partir do ODS 3 da Agenda 2030, que se refere à saúde e bem-estar das populações e que pode ser considerado um dos mais transversais entre todos os 17 ODS. Havendo crescimento do uso da bicicleta nos últimos anos, em diferentes domínios, o direito a sua circulação nos espaços públicos ainda se vê diante de condições adversas que podem desencorajar a adoção dessa forma ativa de transporte. Nesse sentido, o estudo propõe como objetivo geral verificar se os ODS da Agenda 2030 correlacionados aos usos da bicicleta, com ênfase ao ODS 3, estão em consonância com os programas e ações realizados pelo Poder Público em São Paulo. Os objetivos específicos se concentram em analisar documentos, leis, planos e indicadores que permeiam as ações de fomento ao uso da bicicleta na cidade; examinar como e se o uso da bicicleta é mencionado no discurso de lideranças dos setores público, privado e da sociedade civil organizada; examinar o discurso de lideranças internacionais atuantes na promoção do ODS 3 quanto as relações entre o uso da bicicleta e a Agenda 2030; refletir sobre as potencialidades, necessidades e avaliação de programas e ações realizados pelo Poder Público na cidade correlacionados ao ODS 3 e aos usos da bicicleta. Para isso, optou-se por uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, embasada por uma tríade que compôs a pesquisa, sendo: análise bibliográfica e documental a partir de leis, dados e indicadores que permeiam o uso da bicicleta, entrevistas com lideranças de diferentes setores da cidade de São Paulo e por fim entrevistas com lideranças internacionais ligadas à promoção do ODS 3 no mundo. Como resultados, foram identificados planos, ações e políticas de fomento ao uso da bicicleta na cidade de São Paulo, com execução principalmente na última década, os quais ainda pouco atendem a população das áreas externas ao Centro Expandido, em principal dos extremos. Em relação aos discursos das lideranças, foram identificadas sete principais dimensões nas falas, sendo: caminhabilidade, fomento ao uso da bicicleta, atividade física e saúde, segurança no trânsito, lazer, igualdade e direitos para todos, sustentabilidade e meio ambiente. Dentre as ideias centrais registradas, foram apontadas necessidades determinantes que envolvem as dimensões, com destaque a mudanças no desenho de ruas, segurança das mulheres e avaliações mais amplas sobre as diferentes necessidades da população. As participações internacionais apontaram para os benefícios e vantagens do uso da bicicleta pela população relacionado à saúde e bem-estar, indicando sua substancialidade para o atingimento das metas do ODS 3 nas cidades. Acredita-se que por meio do estudo seja possível contribuir sobretudo como uma oferta de embasamento qualitativo registrado por vozes de diferentes setores da sociedade, com foco no amplo e total cumprimento das metas da Agenda Municipal 2030 em benefício à população e suas diferentes necessidades em todas as regiões da cidade

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