Resumo

Amparado por um referencial decolonial, este artigo mobiliza os princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física para analisar o relato de experiência “Jongo, uma roda pela igualdade”. As análises evidenciam que a escolha do jongo como tema e as cenas didáticas criadas para possibilitar às crianças vivenciar, ler e interpretar sua ocorrência social revelam a rejeição de práticas colonizadoras. Observa-se a adoção de condutas que reconhecem as crianças como produtoras de cultura. Nesse sentido, a prática pedagógica desenvolvida na Educação Infantil sob a perspectiva cultural da Educação Física demonstra potencial para contribuir com uma educação decolonial, ao tornar as ações sensíveis aos conhecimentos, cosmopercepções, memórias e valores de grupos historicamente subalternizados pelo colonialismo. Assim, colabora para a formação de infâncias capazes de se solidarizar com as diferenças.

REFERÊNCIAS

APPLE, M. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artmed, 2006.

AUGUSTO, C. N. Encontros no cu do mundo: alianças entre os estudos feministas, queer (decolonial) e a Educação Física cultural. 2022. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

BERSELLI, A. M. O currículo cultural da Educação Física no Ensino Médio e suas potencialidades no contexto pandêmico. 2023. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2023.

BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

BONETTO, P. X. R. A “escrita-currículo” da perspectiva cultural da educação física: entre aproximações, diferenciações, laissez-faire e fórmula. 2016. 238f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

BONETTO, P. X. R. Esquizo-experimentações com o currículo cultural de Educação Física. 2021. 336f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

BONETTO, P. X. R.; NEVES, M. R.; NEIRA, M. G. O tratamento destinado às diferenças nos currículos desenvolvimentista, psicomotor e crítico da Educação Física. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 448-463, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8805. Acesso em: 13 jul. 2025.

BORGES, C. C. O. Governo, verdade, subjetividade: uma análise do currículo cultural da Educação Física. 2019. 181f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003: altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília: Casa Civil, 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 13 jul. 2025.

DUARTE, L. C. Educação Física cultural na Educação Infantil: imagensnarrativas produzidas com professoras e crianças nos/dos/com os cotidianos de uma EMEI Paulistana. 2021. 384f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo São Paulo, 2021.

DUARTE, L. C.; NEIRA, M. G. Currículo cultural da Educação Física: a produção de uma pedagogia engajada. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 8, p. 282-300, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2210. Acesso em: 13 jul. 2025.

ETO, J. Desconstruindo o futebol e a erotização da dança: uma experiência na educação física na escola do campo no Matacavalo. 2015. 165f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

GEHRES, A. F. Currículo cultural de Educação Física e a linguagem corporal: uma intervenção/cartografia a partir da dança. 2019. 125f. Relatório de Pesquisa (Pós-Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

GROSFOGUEL, R. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 80, p. 115-147, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=552156379003. Acesso em: 13 jul. 2025.

GROSFOGUEL, R. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 31, p. 25-49, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6078. Acesso em: 13 jul. 2025.

HAMBURGER, C. G. Jongo, uma roda pela igualdade. In: NEIRA, M. G. (org.). Escrevivências da educação física cultural. São Paulo: FEUSP, 2021. p. 117-135. Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/664. Acesso em: 13 jul. 2025.

LOPES, J. P. G. Currículo cultural da Educação Física: cartografias dos efeitos na prática docente a partir da filosofia da diferença. 2024. 244f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024.

MACEDO, E. E. Educação Física numa perspectiva cultural: análise de uma experiência em creche. 2010. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MALDONADO-TORRES, N. Sobre la colonialidade del ser: contribuciones al desarrollo de um concepto. In: CASTRO-GOMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, Bogotá, 2007. p. 127-168.

MARTINS, J. C. J. Educação Física, currículo cultural e Educação de Jovens e Adultos: novas possibilidades. 2019. 381f. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

MIGNOLO, W. El pensamento decolonial: desprendimiento y apertura. In: CASTRO-GOMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, Bogotá, 2007. p. 25-46.

MIGNOLO, W. The conceptual triad modernity/coloniality/decoloniality. In: MIGNOLO, W.; WALSH, C. On decoloniality: concepts, analytics, práxis. Durham: Duke University Press, 2018. p. 81-98.

MÜLLER, A. Avaliação no currículo cultural da Educação Física: o papel do registro na reorientação das rotas. 2016. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

NASCIMENTO, A. S. Queerizando o currículo cultural de Educação Física: apostando na produção de novos marcos de reconhecimento a partir das cenas didáticas. 2022. 217f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

NASCIMENTO, B. Uma história feita por mãos negras: relações raciais, quilombos e movimentos. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

NEIRA, M. G. Valorização das identidades: a cultura corporal popular como conteúdo do currículo da Educação Física. Motriz: Revista de Educação Física, v. 13, n. 3, p. 174-180. 2007. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/820. Acesso em: 13 jul. 2025.

NEIRA, M. G. Análises das representações dos professores sobre o currículo cultural da Educação Física. Interface. Botucatu, v. 14, n. 35, p. 783-795, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/YqRL45kX97wt98JcJyt5F6J/. Acesso em: 13 jul. 2025.

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva dos seus autores. 2011. 323f. Tese (Livre-Docência) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011a.

NEIRA, M. G. A proposta curricular do Estado de São Paulo na perspectiva dos saberes docentes. Revista Brasileira de Educação Física Esporte, supl. n. 6, v. 25, p. 23-27, 2011b. Disponível em: https://www.gpef.fe.usp.br/teses/marcos_21.pdf. Acesso em: 13 jul. 2025.

NEIRA, M. G. La selección de las temáticas de enseñanza en el currículo cultural de la Educación Física. Educación Física y Deporte, v. 32, n. 2, p. 1421-1430, 2013. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/educacionfisicaydeporte/article/view/17892. Acesso em: 13 jul. 2025.

NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física: pressupostos, princípios e orientações didáticas. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 4-28, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/27374. Acesso em: 13 jul. 2025.

NEIRA, M. G. Educação física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2. ed. Jundiaí: Paco, 2019.

NEIRA, M. G. Os conteúdos no currículo cultural da Educação Física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 827-846, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/42261. Acesso em: 13 jul. 2025.

NEIRA, M. G. Abordagens ou currículos da Educação Física? Connection Line: Revista Eletrônica do Univag, n. 28, p. 39-51, 2022a. Disponível em: https://periodicos.univag.com.br/index.php/CONNECTIONLINE/article/view/2063. Acesso em: 13 jul. 2025.

NEIRA, M. G. Por uma sociedade menos injusta: experiências com a Educação Física cultural. Linhas Crí¬ticas, v. 28, e40779, p. 1-15, 2022b. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/40779. Acesso em: 13 jul. 2025.

NEIRA, M. G. A Educação Física nos parâmetros, orientações e na Base Nacional do Ensino Médio. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 32, n. 124, e0244258, p. 1-21, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/vZMFQyfqvLhFsPVQDvKvKPP/. Acesso em: 13 jul. 2025.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: críticas e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (org.). Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022.

NEIRA, M. G; MASELLA, M. B. O currículo cultural da Educação Física em ação na Educação Infantil. Ensino & Pesquisa, v. 21, p. 7-21, 2023. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7740. Acesso em: 13 jul. 2025.

NEVES, M. R. O currículo cultural da Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes. 2018. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

NUNES, H. C. B. O jogo da identidade e diferença no currículo cultural da Educação Física. 2018. 157f. (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

OLIVEIRA, C. G. Raça, território e currículo cultural da Educação Física: influências na construção identitária da juventude negra e favelada. 2025. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2025.

OLIVEIRA JÚNIOR, J. L. Significações sobre o currículo cultural da Educação Física: cenas de uma escola municipal paulistana. 2017. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

PARAÍSO, M. A. Pesquisas pós-críticas em educação: o esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 122, p. 283-303, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/JrF5H8r96wRTvTDLSzhYpcM/?format=pdf. Acesso em: 13 jul. 2025.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 107-130.

REIS, R. Educação Física cultural e africanidades: entre decolonialidades, Exu e encruzilhadas. 2021. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

SANTOS, I. L. A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física. 2016. 301f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. Tematização e problematização: pressupostos freirianos no currículo cultural da educação física. Pro-Posições, Campinas, v. 30, e20160168, p. 1-19, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/jYy8RwBFZMChgMgdrDnQvLJ/. Acesso em: 13 jul. 2025.

SANTOS JÚNIOR, F. N. Subvertendo as colonialidades: o currículo cultural de Educação Física e a enunciação dos saberes discentes. 2020. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2020.

SANTOS JÚNIOR, F. N.; NEIRA, M. G. Contribuições do pós-colonialismo para o currículo cultural da Educação Física. Educação, Santa Maria, v. 44, e85, p. 1-24, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/37352. Acesso em: 13 jul. 2025.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SILVA JÚNIOR, W. S. Currículo cultural e a ressignificação: efeito das práticas de resistência. 2021. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.

SOUZA, M. M. N. “Minha história conto eu”: multiculturalismo crítico e cultura corporal no currículo da Educação Infantil. 2012. 293 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2012.

SOUZA, A. C. C. Possíveis caminhos de ressignificação curricular na Educação Física: uma perspectiva multicultural. 2021. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

SOUZA, R. A. P. Desafios e possibilidades do currículo cultural da Educação Física no triênio pandêmico. 2023. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.

VIEIRA, R. A. G. Conceitos em torno de uma Educação Física menor: possibilidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva. 2020. 116f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.

Acessar