Resumo

Propostas sobre a pedagogia da Luta, em diálogo com a didática dos Jogos Desportivos Coletivos e com estudos da Aprendizagem Motora, motivaram o desenvolvimento de abordagens Centradas na Tática para a didática da Luta, caracterizadas por priorizar atividades opositivas (combates) em todas as etapas de ensino, aprendizagem e treinamento dessas práticas. Objetivo: Buscou-se, neste trabalho, descrever, categorizar e modelar estratégias empregadas por instrutores de Luta na construção de atividades e currículos para ensino, aprendizagem e treinamento de habilidades de combate por abordagens Centradas na Tática. Metodologia: Este estudo conduz uma análise do conteúdo de propostas e relatos de experiência, disponíveis na literatura científica e em mídias diversas produzidas por instrutores de várias modalidades de Luta, sobre a implementação de programas de treinamento segundo essas abordagens. Resultados: Foram identificadas duas noções de “técnica” relevantes para essas práticas: como fenômeno emergente nos combates e como categoria tática curricularizável; e três tipos de atividade de treinamento Centradas na Tática: os Combates Global, Situacional Comum e Situacional Modificado, modelados num plano, juntamente das atividades cooperativas Centradas na Técnica, segundo a complexidade tática das situações propostas e suas proximidades aos padrões motores do combate formal de cada modalidade. Tais abordagens culminam em duas estratégias de construção de currículos: organizados por técnicas ou organizados por padrões táticos maiores. Conclusões: Conclui-se que, no treinamento Centrado na Tática, as atividades focadas no desenvolvimento técnico dos praticantes são normalmente coincidentes com as atividades focadas no desenvolvimento tático deles, e consistentes em vários tipos de combate, com progressão caracterizada, tipicamente, pelo aumento da complexidade das situações combativas propostas. Disso, propõe-se um modelo gráfico para representar práticas didáticas da Luta, quanto a suas zonas de atuação e estratégias de progressão, num plano que opõe a Especificidade de cada situação combativa à Variabilidade da Ação motora taticamente viável nela.

Acessar