Resumo

APRESENTAÇÃO

O Congresso ABRAPESP de Psicologia do Esporte caracteriza-se como um evento científico-acadêmico criado pela Associação Brasileira de Psicologia do Esporte - ABRAPESP, com edições realizadas em intervalos de dois anos em diferentes regiões do Brasil. A primeira edição deste evento ocorreu no ano de 2007 e sua 7ª edição aconteceu entre os dias 04 e 07 de setembro de 2018, na cidade de Ribeirão Preto/SP, Brasil, com o título de VII Congresso ABRAPESP de Psicologia do Esporte, tendo como tema desta edição “Esporte, cultura e lazer: articulando horizontes”. A organização deste evento foi coordenada por pesquisadores vinculados à Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFERP-USP). A Comissão organizadora contou com 33 membros, entre docentes, alunos de pós-graduação e funcionários da Universidade de São Paulo, além de representantes da ABRAPESP. O Comitê Científico contou com 66 colaboradores brasileiros, distribuídos por 11 estados do país. O VII Congresso ABRAPESP de psicologia do esporte discute e divulga as Ciências do Esporte em sua interface com as diferentes temáticas da Psicologia e, especialmente, do lazer; Consolida as linhas e/ou grupos de pesquisa e disciplinas existentes dedicadas às Ciências do Esporte em universidades brasileiras; oferece maior visibilidade aos trabalhos e pesquisas cientificas produzidas por profissionais das Ciências do Esporte, tanto no exercício profissional como nas universidades brasileiras, criando interfaces entre teoria e pratica. Por meio do conceito de interdisciplinaridade, desenvolve competências e habilidades a partir do encontro entre as distintas áreas de conhecimento, possibilitando a construção de saberes contextualizados e, por conseguinte, aplicáveis. O público-alvo foi formado por pesquisadores, professores, estudantes e profissionais, brasileiros e de outros países, que se envolveram com estudos em psicologia do esporte, especialmente – mas não exclusivamente – oriundos das áreas da psicologia e da educação física.

Além das conferências, mesas-redondas, comunicações orais e pôsteres, presentes nas outras edições, o VII Congresso ABRAPESP de psicologia do esporte contou ainda com as inéditas modalidades de Oficinas e Encontros Temáticos, privilegiando discussões mais horizontais em torno das temáticas abordadas. A submissão de trabalhos ocorreu em forma de resumos e os participantes foram encorajados a publicar seus estudos em formato de artigo na RBPE – Revista Brasileira de Psicologia do Esporte.

Aqui estão presentes os resumos de atividades realizadas durante a programação do VII Congresso Abrapesp de Psicologia do Esporte. Entre os resumos estão conferências do I Encontro de Psicologia do Esporte da Anpepp, conferências de abertura e encerramento, mesas nacionais, encontros temáticos, oficinais, comunicações orais e pôsteres digitais. Os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico foram apresentados no formato de comunicação oral e pôster digital debatido nas sessões com a presença de um mediador em cada sessão, membro da Comissão Organizadora ou do Comitê Científico do evento. 

Arquivo