Resumo

O contexto competitivo é uma etapa fundamental no processo de formação de atletas. É onde os jogadores irão mostrar o seu desenvolvimento e desempenho esportivo, e o(a) treinador(a) tem um papel importante quanto a esse direcionamento, sendo uma figura necessária no papel de formação de atletas, desde as categorias de base até o alto rendimento. Objetivos: Analisar os comportamentos de um treinador em um ambiente competitivo de jogos de futebol da categoria de base. Metodologia: Foi realizado um campeonato onde participaram um treinador de uma escola esportiva da cidade de Manaus- AM, juntamente com a sua equipe. Foram feitas gravações de vídeo e áudio de forma simultânea do treinador em duas etapas do campeonato para, posteriormente serem feitas as análises dos comportamentos pelo Coach Analysis and Interventions System - CAIS, que se divide em comportamentos primários e secundários. Ao final, foram feitos cálculos de frequência absoluta e relativa dos dados. Resultados: Dos comportamentos primários, na primeira etapa foi observado que o treinador apresentou momentos de silêncio (38,29%), seguido de comportamentos verbais de instrução (30,94%). Na segunda etapa, o treinador realizou maior quantidade de questionamentos (4,84%). Com relação aos comportamentos secundários, suas intervenções durante os períodos de bola em jogo eram de ordem tática (30,6%). Nos tempos de bola parada, as ações eram destinadas à equipe, principalmente no tempo técnico (46,7%). Na segunda etapa, as informações foram de ordem tática (23,5%). Nos períodos de bola parada, as intervenções eram mais direcionadas a equipe (47,2%). Conclusão: A partir da análise do treinador em duas etapas de competição pode-se concluir que ele assume um caráter mais instrutivo e diretivo dentro do jogo. Além disso, o treinador busca intervir mais taticamente em seus jogadores e dispõe-se principalmente nos períodos de pedido de tempo e intervalo

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