Capoeira na educação física escolar Uma proposição metodológica fundamentada na historicidade, criticidade e ludicidade
Por Luciano Hebert Silva (Autor), Elizabeth Jatobá Bezerra Tinôco (Autor), Isabel Porto Filgueiras (Autor).
Resumo
O artigo apresenta uma proposta didática para incluir a capoeira nas aulas de educação física do ensino fundamental, destacando sua origem afro-brasileira, com ênfase em historicidade, criticidade e ludicidade, o estudo visa proporcionar uma educação física antirracista. O trabalho fundamenta-se na experiência vivida de um capoeirista professor-pesquisador, integrando pedagogia histórico-crítica e práticas freireanas. A proposta didática é dividida em ciclos pedagógicos e momentos de problematização, vivência brincada e reflexão, utilizando jogos e atividades que promovem a conscientização, a cooperação e o entendimento das lutas e conquistas dos afro-brasileiros. O trabalho evidencia que a capoeira pode ser um instrumento pedagógico que facilita a compreensão crítica e a representatividade das culturas negras na escola. Conclui-se que a proposta contribui para que a inserção da capoeira no currículo escolar sob um trato pedagógico emancipatório permita trazer uma referência para a formação de professores iniciantes e ou com pouca experiência em Capoeira.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2018.
CAMPOS, Héllio. Capoeira regional: a escola de Mestre Bimba. Salvador, BA: EDUFBA, 2009.
CORDEIRO, Adriana Aparecida Soares; ABIB, Pedro Roberto Jacobi. A educação da capoeira: uma pedagogia da cultura popular. Educação em foco, v. 21, n. 33, p. 223-241, 2018.
CUNHA, Nívea Vilela Silva et al. (Orgs.). Diálogos acerca da formação de professores em educação física. Curitiba, PR: Brazil Publishing, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 57. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 26. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
RADICCHI, Maria Regina. Capoeira e escola: significados da participação. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2013.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SERRANO, Carlos; WALDMAN, Míriam. Memória D’África: a temática africana em sala de aula. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SILVA, Priscila Cordeiro Corrêa da. Capoeira nas aulas de educação Física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 33, n. 4, p. 889-903, 2011.
SOARES, Carmem Lúcia et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
SO, Marília Rangel; BETTI, Mauro. Lutas na educação física escolar: relação entre conteúdo, pedagogia e currículo. Educación física y deportes, v. 17, n. 178, 2013. Disponível em: <https://www.efdeportes.com/efd178/lutas-na-educacao-fisica-escolar.htm>. Acesso em: 18 jun. 2024.
SOUZA, Paulo César Simões de. Capoeira: técnicas básicas. Paris, França: Independance Prod, 2006.