Resumo

A Capoeira é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecido pela Unesco e está presente em todo o mundo. É uma expressão cultural e social do Brasil inserida em diversos documentos educacionais oficiais (PCNs, Currículo do Estado de São Paulo, Base Nacional Comum Curricular, entre outros). No entanto, muitas vezes, ela ainda não é um conteúdo abordado de maneira efetiva nas aulas de Educação Física Escolar, apontamentos levam a crer que o possível motivo seria a falta de uma formação específica, o que nos traz a indagação: qual seria o impacto de uma formação em capoeira regional para a práxis pedagógica de professores de Educação Física? Esta pesquisa tem como objetivo geral: Descrever qual o impacto de um curso de formação continuada em Capoeira Regional nas práxis pedagógicas de professores de Educação Física, e como objetivos específicos Levantar, no início do curso de formação continuada, quais os conhecimentos que os professores participantes possuem em relação a Capoeira Regional, gerar conhecimentos e vivências da Capoeira Regional. e discutir sobre sua inserção no contexto escolar. Para isso foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo método será a pesquisa participante. Os instrumentos utilizados foram: questionário inicial e final, registros de imagens em fotografia e vídeo, notas em diário de campo e grupo focal. O público participante será composto de professores de Educação Física Escolar que atuam na rede pública estadual de ensino, pertencentes à diretoria de ensino de José Bonifácio. De acordo com os dados levantados aqui nesta pesquisa, podemos concluir que: o curso contribuiu para a formação dos professores, ele possibilitou a tematização da Capoeira Regional na Educação Física Escolar e em alguns casos foi determinante, gerou material para futuras pesquisas, e contribuiu para fomentar a diversidade e a pluralidade cultural dentro das escolas.

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