Resumo

Objetivo: a presente tese teve como objetivos traduzir e validar os instrumentos de confiança no esporte (SCI), suporte social disponível percebido no esporte (PASS-Q) e imagética no esporte (SIQ-C) e analisar o papel preditor e mediador da confiança no esporte no desempenho na competição de atletas adolescentes de Santa Catarina. A fim de atender aos objetivos, foram estruturados quatro artigos científicos. No primeiro artigo, foi realizado o aperfeiçoamento da semântica, tradução, adaptação transcultural e validação do Sport Confidence Inventory (SCI). No segundo e terceiro artigos, foram realizadas a tradução, adaptação transcultural e validação do Sport Imagery Questionnaire for Children (SIQ-C) e do Perceived Avalaiable Perceived Questionnaire (PASS-Q) respectivamente. No quarto artigo foi explorado o papel da confiança no esporte, suporte social, imagética e variáveis de treinamento, no desempenho na competição de atletas adolescentes. Método: participaram do presente estudo 549 atletas com idades de 14 a 19 anos de ambos os sexos, competidores dos 31º Joguinhos Abertos de Santa Catarina, disputado na cidade de Curitibanos em julho de 2018. Com vistas a contemplar os objetivos propostos, esta amostra foi selecionada por conglomerados e estratificada por região (Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte, Sul, Oeste e Serra). Todos os atletas pertencentes às maiores delegações de cada região foram convidados a participar da pesquisa. de maneira voluntária, respeitando as Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa em Seres Humanos, de acordo com a Resolução 466/12 Conselho Nacional de Saúde. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Protocolo 2.776.501). O processo de tradução e adaptação transcultural dos instrumentos foi realizado de acordo com as diretrizes propostas por Herdman, Fox-Rushby e Badia (1998), respeitando as equivalências conceituais dos itens, semântica, operacional e de mensuração. Além da aplicação dos instrumentos SCI, PASS-Q e SIQ-C traduzidos, foram coletadas variáveis de status social subjetivo no clube, nível socioeconômico, idade, sexo, experiência no esporte, experiência na competição, nível de competição e duração das sessões de treinamento. Além disso, o desempenho na competição, foi coletado, a partir da consulta online dos boletins oficiais dos 31º Joguinhos Abertos de Santa Catarina, no site da FESPORTE, após os atletas competirem nos seus respectivos esportes. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva (frequência absoluta e relativa), médias e desvios-padrões. Para análise inferencial, foi utilizada a análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória, índice de correlação intraclasse, além da modelagem de equações estruturais, visando identificar relações causais entre as variáveis analisadas. A partir dos objetivos propostos para a presente tese, teve-se como hipótese central a existência da relação entre suporte social percebido no esporte, experiência no esporte e experiência na competição com o desempenho na competição mediada por uma alta confiança no esporte e hipótese secundária a existência da relação positiva entre a confiança no esporte e o desempenho na competição mediada pela utilização de imagética. Resultados: foram verificados altos índices de consistência interna (=0,861), reprodutibilidade (0,899) e de validade de conteúdo (CVC) para “clareza de linguagem” (0,796), “pertinência prática” (0,967) e “relevância teórica” (0,967) da versão traduzida do SCI. Além disso, identificaram-se dois fatores que explicam o constructo de confiança no esporte, sendo que o fator 1 contemplou as questões da dimensão “habilidades físicas e treinamento”, ao passo que o fator 2, contemplou as questões referentes às dimensões de “eficiência cognitiva” e “resiliência” do SCI original. Na análise fatorial confirmatória foram observados índices globais de ajuste ao modelo adequados para o SCI (BR) de dois fatores (RMSEA = 0,078; CFI = 0,90; TLI = 0,86; SRMR = 0,062). Consoante à tradução e adaptação transcultural do SIQ-C, observaram-se altos índices de consistência interna (=0,870), reprodutibilidade (0,824) e de validade de conteúdo (CVC) para “clareza de linguagem” (0,867), “pertinência prática” (0,933) e “relevância teórica” (0,967) da versão traduzida. No modelo de mensuração verificaram-se índices globais de ajuste ao modelo adequados para o SIQ-C (BR) de cinco fatores (RMSEA = 0,060; CFI = 0,90; TLI = 0,88; SRMR = 0,047). Assim como nos dois primeiros estudos, no artigo referente à tradução, adaptação transcultural e validação do PASS-Q, foram verificados altos índices de consistência interna (=0,861), reprodutibilidade (0,899) e de validade de conteúdo (CVC) para “clareza de linguagem” (0,967), “relevância teórica” (0,967) e “pertinência prática” (1,000) da versão traduzida. Na análise fatorial confirmatória foram observados índices globais de ajuste ao modelo adequados para o PASS-Q (BR) considerando os quatro fatores do instrumento original (RMSEA = 0,075; CFI = 0,92; TLI = 0,91; SRMR = 0,042). Por fim, no que se refere à exploração do papel da confiança no esporte, suporte social, imagética e variáveis de treinamento, no desempenho, verificaram-se efeitos diretos significativos entre a confiança no esporte e: o suporte social (β = -0,45; p<0,001), idade (β = -0,12; p = 0,021), a experiência no esporte (β = -0,22; p<0,001), o desempenho na competição (β = -0,26; p<0,001), o status social subjetivo no clube (β = -0,49; p<0,001) e com a imagética (β = -0,64; p<0,001). Além disso, o desempenho sofreu efeitos diretos significativos da imagética (β = 0,18; p=0,013) e experiência no esporte (β = -0,24; p<0,001). A partir da análise de mediação foi verificado que a imagética teve influência mediadora na relação entre a confiança no esporte e o desempenho dos atletas (β = -0,115; p=0,002). Além disso, a confiança no esporte apresentou influência mediadora na relação entre o suporte social (β = -0,07; p<0,05) e experiência no esporte (β = -0,031; p<0,05) com o desempenho. Conclusão: a partir da tradução, adaptação transcultural e validação dos instrumentos de confiança no esporte, imagética no esporte e suporte social percebido no esporte para a língua portuguesa, foram verificadas evidências de validade de conteúdo, reprodutibilidade, consistência interna e validade dos constructos que possibilitam e fomentam a aplicação destes instrumentos em ambientes de iniciação, formação e especialização de jovens atletas brasileiros. Além disso, a partir do modelo proposto pela interação destes constructos foi verificado o papel da confiança no esporte para o desempenho, tanto como variável preditora (efeito direto) na relação entre a confiança no esporte e o desempenho mediada pela imagética, quanto como variável mediadora (efeito indireto) nas relações entre as fontes de confiança no esporte (experiência na competição, experiência no esporte e suporte social disponível percebido) e o desempenho. Esses achados confirmam a hipótese central sobre a existência da relação entre suporte social percebido no esporte, experiência no esporte e experiência na competição com o desempenho na competição mediada por uma alta confiança no esporte e hipótese secundária sobre a existência de relação positiva entre a confiança no esporte e o desempenho na competição mediada pela utilização de imagética.

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