Corporeidades infantis em contextos de violência: escrevivências de um professor de escola pública periférica em São Gonçalo
Por Gabriel Ferreira da Silva Carvalho (Autor), Martha Lenora Queiroz Copolillo (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 15, n 2, 2025.
Resumo
Este estudo problematiza como as infâncias periféricas constroem suas subjetividades e vivenciam suas corporeidades em contextos marcados pela violência estrutural. A partir de uma abordagem que alia a revisão narrativa da literatura e as escrivivências do pesquisador, com foco nas experiências cotidianas de uma escola pública em São Gonçalo - RJ, o estudo analisa como as crianças, enquanto sujeitos ativos, vivenciam, resistem e ressignificam a violência que atravessa seus cotidianos. Com base em observações, narrativas e revisões teóricas, investiga-se o papel da escola como um território de disputas simbólicas. Além disso, discute-se a necessidade de práticas pedagógicas críticas que reconheçam as potencialidades do corpo favelado, promovendo seu protagonismo em contextos de exclusão. A pesquisa aponta caminhos para repensar a escola pública periférica como um espaço de acolhimento e emancipação.