Resumo

As primeiras notícias sobre a Covid-19 são datadas do mês de dezembro de 2019 e, desde então tornaram-se recorrentes diversas informações sobre a pandemia no Brasil. Devido à alta taxa de contágio da doença, muitas atividades realizadas presencialmente foram interrompidas ou submetidas a adaptações em muitos lugares do Brasil. O presente estudo tem como objetivo verificar as decorrências da pandemia da Covid-19 à prática esportiva de pessoas com deficiência na cidade de Boa Vista, capital do estado de Roraima, nos anos de 2020 e 2021. A pesquisa foi realizada através de questionário elaborado no Google Formulários via internet, o qual foi respondido por 10 pessoas com deficiência, (sete mulheres e três homens), sendo uma pessoa com deficiência visual, uma com deficiência intelectual e oito com deficiência física. Dentre os principais achados, averiguou-se que os programas e projetos que acompanham as práticas esportivas de pessoas com deficiência foram interrompidos, aumentando o índice de sedentarismo no período dessas pessoas. Ainda, observou-se que a ausência ou redução de prática esportiva ocasionou consequências negativas tanto do ponto de vista psicológico quanto físico nos participantes da pesquisa. Diante das evidências, ressaltamos a necessidade da continuidade de programas e projetos esportivos para pessoas com deficiência, mesmo que de forma remota.

Referências

ANTUNES, Marcelo Moreira. O esporte adaptado na escola: reflexões a partir da produção acadêmica nacional. E-mosaicos, v. 9, n. 20, p. 30-42, 2020.

AURÉLIO, Suelen da Silva; SOUZA, Fabricio de. Atividade física no combate a incidência de depressão e ansiedade na pandemia do covid-19: uma revisão de literatura. Ânima educação, p. 1-17, 2020.

BATAGLION, Giandra Anceski; MAZO, Janice Zarpellon. Movimento paraolímpico brasileiro nos ensejos da pandemia de covid-19: isolamento social e representações sociais na mídia digital. Thema, v. 18, p. 70-91, 2020.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 24 abr. 2021.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Ansiedade: nossa companhia invisível. 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/jbrj/pt-br/assuntos/noticias/515>. Acesso em: 31 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. O que é a covid-19? 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus>. Acesso em: 13 abr. 2021.

Referências

ANTUNES, Marcelo Moreira. O esporte adaptado na escola: reflexões a partir da produção acadêmica nacional. E-mosaicos, v. 9, n. 20, p. 30-42, 2020.

AURÉLIO, Suelen da Silva; SOUZA, Fabricio de. Atividade física no combate a incidência de depressão e ansiedade na pandemia do covid-19: uma revisão de literatura. Ânima educação, p. 1-17, 2020.

BATAGLION, Giandra Anceski; MAZO, Janice Zarpellon. Movimento paraolímpico brasileiro nos ensejos da pandemia de covid-19: isolamento social e representações sociais na mídia digital. Thema, v. 18, p. 70-91, 2020.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 24 abr. 2021.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Ansiedade: nossa companhia invisível. 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/jbrj/pt-br/assuntos/noticias/515>. Acesso em: 31 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. O que é a covid-19? 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus>. Acesso em: 13 abr. 2021.

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