Resumo

Introdução:A atenção e o equilíbrio há muito têm sido tema de estudos na área de
aprendizagem cognitiva e controle motor. Só mais recentemente, este tema vem
sendo abordado em pesquisas envolvendo a performance atlética. O presente trabalho
se propôs avaliar as diferenças entre a capacidade de atenção visual seletiva de
remadores iniciantes e experientes, bem como a influência da atenção sobre o
equilíbrio dos mesmos. Metodologia: Foram avaliados 22 atletas do sexo masculino
com idade entre 15 e 35 anos, dos quais 51% se concentravam na faixa etária abaixo
de 18 anos e 41% acima. O tempo de prática no esporte variou entre 4 e 96 meses,
sendo que 50% tinham menos ou igual a 12 meses de prática e 50% acima. Para
avaliar a atenção utilizou-se o teste de HARRIS e HARRIS (1984) adaptado pelo
LANESPE para uma versão computadorizada. Para a avaliação do equilíbrio de
tronco utilizou-se uma prancha de equilíbrio conectada a um software (SOARES,
2004). Na a avaliação da atenção visual seletiva, foi solicitado que os atletas estando
confortavelmente sentados, procurassem identificar a maior quantidade de números
possível em ordem crescente durante um período de 3 minutos. Para verificar a
influência da atenção sobre a oscilação de tronco, seguiu-se o paradigma da tarefa
dupla (VUILLERME & NOUGIER, 2004), portanto, exigiu-se que os mesmos estivessem
sentados sobre a prancha de equilíbrio, com os dois pés apoiados sobre o solo, ao
mesmo tempo em que seguiam o procedimento anteriormente citado para avaliar a
atenção. Entre as duas tarefas, solicitou-se que priorizassem o equilíbrio. Resultados:
A variável idade não influenciou em nenhum dos testes. As oscilações médio-lateral
e ântero-posterior também não se mostraram significativas nem quando comparado
com a idade e nem com o tempo de prática. Porém, houve diferenças significativas
a favor do grupo com menor tempo de prática nos dois testes que envolveram a
atenção, (p= 0,03) para o teste de atenção visual seletiva e, (p= 0,02) no teste de
tarefa dupla. Conclusão: Esses achados não correspondem aos encontrados na
literatura, a favor de um melhor nível de atenção para indivíduos com maior tempo
de prática em outras modalidades esportivas. Tal fato pode ter ocorrido em função
do tempo de prática estabelecido no estudo, ser suficiente para o indivíduo assimilar
a tarefa. Sugere-se que este estudo seja realizado com remadores com menos de 6
meses de prática, bem como com indivíduos não praticantes de remo.

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