Resumo

O futebol é o esporte que ganha maior destaque na sociedade brasileira e por consequência, nas aulas de Educação Física escolar. Pensar no ensino do futebol como conteúdo escolar é refletir sobre sua presença nas aulas para além do simplesmente jogar bola e para isso, novas propostas metodológicas devam ser utilizadas. Pensando nisso, esse trabalho objetivava a exploração de uma prática pedagógica baseada em jogos que permita ampliar o desenvolvimento da cultura do futebol no contexto escolar, problematizando e refletindo o ensino de modo que se oponha a modelos tradicionais de ensino. Lançando mão da abordagem da pesquisa-ação, onde todos os atores envolvidos no processo buscam alternativas para a solução dos problemas encontrados, a proposta pedagógica explorada foi a dos Jogos Esportivos Coletivos (JEC), que utiliza jogos que envolvem os alunos em situações problema que são encontrados durante a partida de futebol, problemas esses que devem ser compreendidos e pensados coletivamente a fim de se obter a solução sem que, no entanto, haja prejuízo da individualidade, isto é, o individual ajudando o coletivo. Os resultados encontrados no universo da pesquisa foram satisfatórios, uma vez que o desenvolvimento das habilidades táticas/técnicas foram perceptíveis nos alunos; já no que diz respeito as questões sociais os debates realizados se não provocaram mudanças imediatas, foram capazes de proporcionar reflexões sobre assuntos que antes nem eram notados pelos alunos. Como conclusão, foi identificado que a proposta metodológica de ensino do futebol através dos JEC mostrou-se eficaz no universo da pesquisa e que pode ser uma alternativa para todo professor que tenha a pretensão de ministrar o conteúdo esportivo nas aulas para além dos métodos tradicionais.

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