Resumo

Introdução: A corrida é uma modalidade olímpica e potencializadora de saúde, no entanto
em intervenções escolares é imperioso modelos de avaliação diagnósticas para
conhecimentos declarativos e procedimentais que permitam ao professor elaborar
estratégias de intervenção mais assertivas as necessidades de cada turma. Objetivos:
Investigar a magnitude do conhecimento declarativo na habilidade de correr em distintas
condições; analisar a proficiência motora na habilidade de corrida de velocidade; comparar os desempenhos procedimentais e declarativos após intervenção aguda sobre os mesmos. Referencial teórico: Entre as 8 dimensões do conhecimento propostas pela
BNCC, (2020) na área de linguagens e educação física escolar, três delas são a análise:
associada aos conceitos necessários para entender as características e o funcionamento
das práticas corporais (saber sobre) – conhecimento declarativo; a experimentação:
dimensão do conhecimento que se origina pela vivência das práticas corporais, pelo
envolvimento corporal na realização das mesmas – conhecimento procedimental; e a
reflexão sobre a ação: conhecimentos originados na observação e na análise das próprias vivências corporais e daquelas realizadas por outros. Quando em forte interação resultam em intervenções com maior potencial de eficácia, no entanto, conseguir de fato medir estes fenômenos teóricos é uma ferramenta imprescindível ao profissional engajado em oferecer sua melhor versão aos seus alunos. Material e método: Um questionário foi montado com nove perguntas sobre conhecimentos sobre a técnicas de corrida, que foi aplicado em 15 alunos de dez a doze anos de idade, todos matriculados no ensino fundamental 2 de uma escola particular de Cubatão. Logo após a prova eles realizaram duas repetições em velocidade máxima de 20 metros, para registrar a cinemática dacorrida e detectar os principais erros através de um que checklist que foi elaborado especificamente para este trabalho, constituído de 38 itens. Após as coletas iniciais, foram aplicados cinco exercícios técnicos de corrida, sendo eles o Skip baixo, Skip alto, Anfersen, Rop baixo, Rop alto, bem como, corridas de acelerações, concomitantemente, eram demonstrados as formas mais assertivas de correr, com instruções verbais sobre detalhes técnicos. Após as atividades práticas e instrucionais, reaplicou-se o questionário inicial, para analisar os conhecimentos procedimentais, e em seguida, os voluntários realizaram novamente o teste de 20 metros, para posterior análise qualitativa da mesma através do instrumento descrito acima. Após a confirmação da normalidade dos dados, optou-se pelo teste t de Student para comparação entre os momentos pré e pós intervenção e Pearson para detectar a magnitude de relações entre os tipos de conhecimentos. Resultados: Detectou-se influências estatísticas significativas da intervenção de curto prazo no conhecimento declarativo p=0,001 e procedimental p=0,01. Discussão e Conclusão: Este trabalho demonstrou a viabilidade de uma intervenção de curto prazo na habilidade de correr tanto para o conhecimento declarativo e procedimental, impactando de forma positiva, três dimensões do conhecimento
incentivadas pela BNCC em EFE que foram a análise, experimentação e reflexão sobre a
ação.

Acessar