Ferramentas para obtenção de dados e avaliação de iniciativas sociais: o projeto fortalece rio como estudo de caso

Por Luciano Neves dos Santos (Autor), Vivian Magalhães Silveira (Autor), Taís Fonseca de Rezende Pompeu (Autor), Lisiane Inschaupe Lemes (Autor).

Parte de Estratégias para a transformação social no Brasil através de projetos de esporte e lazer . páginas 53 - 72

Resumo

Um grande número de programas e projetos sociais têm sido desenvolvidos no Brasil com enfoque esportivo (SOUSA et al., 2010; TEIXEIRA et al., 2015), tanto com investimento público quanto por iniciativa privada (ex.: Fundações, Organizações sem fi ns lucrativos). Em sua maioria, estas iniciativas têm como objetivo a promoção do acesso de crianças e adolescentes à prática esportiva e de lazer (SIMÕES et al., 2011; GOTZE, 2002) o que se constitui um direito resguardado pela Constituição do Brasil (BRASIL, 1988). Garantir o acesso a práticas esportivas, em especial na infância e juventude, é propiciar lazer com interação social divertida, possibilidade de novas amizades, descoberta de semelhanças e diferenças e o acolhimento de interesses individuais e coletivos (CAMARGO, 2016). A prática de atividades esportivas e de lazer é vista como elemento essencial ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências e habilidades importantes à formação da cidadania, tais como ganho de autoconfi ança, responsabilidade, respeito ao próximo, noção de coletividade, ampliação da capacidade de comunicação e de tomar decisões (CAMARGO, 2016). Além de potencializar os aspectos biopsicossociais, a prática de atividades físicas está associada a hábitos saudáveis para prevenção de doenças tais como a obesidade, já considerada no Brasil um problema de saúde pública, hipertensão e doenças coronárias (COELHO; BURINI, 2009; FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE MÉDECINE SPORTIVE, 1997).