Handebol de praia: a competição no esporte de participação
Por Tathyane Krahenbühl (Autor), Lucas Leonardo (Autor), Giovanna Silva Lima (Autor), Sofia de Araújo Sampaio (Autor), Isabela Drumond Barbosa (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
O projeto de extensão em Handebol de praia da FEFF/UFAM tem por finalidade ofertar aulas da modalidade para a comunidade acadêmica e externa. Seu foco principal está na inclusão e na participação ativa de todos os envolvidos, independentemente do nível de habilidade, desempenho ou idade. Tem sua metodologia pautada na Pedagogia do Jogo, e atende pessoas a partir de quinze anos, com ou sem bagagem esportiva. Objetivo: Fazer o relato da experiência do evento competitivo chamado “Festival de Handebol de Praia FEFF/UFAM” realizado ao final do semestre letivo, a partir do relato espontâneo da experiência dos participantes no evento Desenvolvimento: A competição foi divulgada via redes sociais e whatsapp, e a inscrição foi individual (não por equipes), via link no google forms. O evento foi pontual, ocorrendo em um único dia em uma data pré agendada. Tivemos a participação de 40 alunos, os quais foram divididos em 5 times pelos monitores, com a finalidade de manter equidade entre os times. O sistema de disputa foi todos contra todos, com jogos com tempo reduzido (2 sets de 5 minutos), e em caso de empate foi realizado o shoot out. Todos os jogos aconteceram no mesmo dia e, ao final, todos receberam premiações. Após a competição, os participantes enviaram relatos sobre a participação aos monitores. Os participantes relataram que o torneio foi muito bom e divertido de jogar, apesar da pouca experiência e dificuldades com os gols espetaculares, especialmente por ser a primeira vez que competiram na modalidade. Destacaram também, o apoio/torcida dos colegas durante os jogos, que contribui para criar laços e motivá-los a continuar. Sugestões: Realizar eventos competitivos em programas de esporte de participação é importante para motivar os jogadores, contudo, é preciso elaborar estratégias para garantir a participação efetiva e o acolhimento de todos, independente do nível de habilidade, sem perder as características da modalidade.