Resumo

As profundas transformações contemporâneas de tempo e espaço têm apresentado casos de existências humanas muito antagônicos, onde de um lado floresce a fartura dos incluídos e de outro, fenece na miséria os excluídos. O papel do currículo diante deste quadro passa a ser de instrumento de produção de identidades sociais quando através da seleção de cultura privilegia algumas marcas em detrimento de outras. O presente trabalho tem por objetivo constituir uma análise cultural do currículo do  Curso de Educação Física da UNISINOS, através da reconstrução de suas condições sociais e históricas, para evidenciar a produção, circulação e recepção do campo cultural deste currículo. Adota como referencial metodológico geral a Hermenêutica de Profundidade, preconizada por Thompson, pela sua possibilidade de enriquecer o processo de interpretação através da utilização de diversos métodos particulares de análises que elucidam os contextos das formas simbólicas. São trabalhadas através de entrevistas, questionários e conversações temáticas, as representações sociais de 38 professores/as como dado empírico para a análise das identidades sociais produzidas no currículo da Educação Física. Dentre os resultados, se destacam os fatos de que historicamente as perspectivas de formação profissional na área de Educação Física eram acadêmica de enfoqueenciclopédico e técnica de modelo de treinamento, e que no cotidiano da prática pedagógica muitos professores/as continuam adotando a perspectiva prática de enfoque tradicional. Mesmo assim, se percebe uma gradativa e consistente legitimação do Curso de Educação Física na UNISINOS e na região geoeducacional desta; a grande maioria dos professores/as formados/as nesta instituição, está atuando na área, tem buscado algum tipo de atualização e sente-se segura como profissionais.

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