Atividade:

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e Doutor em Filosofia e Ciências da Educação - Universidad de Barcelona (1996). Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Barcelona (2003-2004) e Estágio Sênior como professor convidado (2013). É professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o Grupo de Pesquisa F3P-EFICE e participa do Grupo Formación Inovación y Nuevas Tecnologias e do Centro de Estudios sobre los Cambios en la Cultura y en la Educación, ambos da Universidade de Barcelona. Tem experiência na área da Formação de Professores de Educação Física, na Prática Pedagógica desse coletivo docente e no Esporte Escolar, ensinando e pesquisando, principalmente, sobre os seguintes temas: educação física, ensino básico, formação de professores de educação física e práticas pedagógicas em Educação Física.

Interesse:

Educação Física e Esporte na Escola; Formação de Professores, Pós-graduação e Metodologia da Pesquia

na Biblioteca

Tese


Doutorado
La Cultura Docente Del Profesorado de Educacion Fisica de Las Escuelas Publicas de Porto Alegre.
Mestrado
Esporte na Escola: Contradicoes e Alternativas.
Mestrado
O Estudante Negro na Cultura Estudantil e na Educação Fisica Escolar.
Mestrado
Tecendo Saberes, Tramando a Vida – a Educação Física e a Pedagogia Griô: Uma Experiência Autoetnográfica de Uma Professora de Educação Física na Rme Poa
Mestrado
Práticas Pedagógicas Inclusivas na Educação Física da Rede Municipal de Canoas/rs: Um Estudo de Caso Sobre Diferentes Docências
Mestrado
A Reforma do Ensino Médio e Suas Implicações Para a Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul e Para a Educação Física Nesse Contexto: Um Estudo de Caso
Mestrado
A Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física no Ensino Médio em Uma Escola da Rede Privada e Uma Escola Pública: Estudo de Caso(s)
Mestrado
Planejamento de Ensino dos Professores de Educação Física do 2o. e 3o. Ciclos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre: Um Estudo do Tipo Etnográfico em Quatro Escolas Desta Rede de Ensino.
Doutorado
O Eu do Nós: o Professor de Educação Física e a Construção do Trabalho Coletivo na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.
Mestrado
A Formação dos Educadores Sociais de Esporte e Lazer no Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) em Porto Alegre
Mestrado
Proletarização do Trabalho Docente: Implicações na Educação Física Escolar
Mestrado
A Educação Física no Ensino Médio e a Transição Para as Novas Propostas Curriculares
Mestrado
A Política Pública de Formação de Professores na Prática Pedagógica do Professor Iniciante de Educação Física do Município de Lajeado
Doutorado
O Estágio Supervisionado na Formação de Professores de Educação Física : Saberes e Práticas dos Estudantes-estagiários
Mestrado
Os Efeitos Político-pedagógicos Produzidos Pela Prática da Capoeira no Contexto Escolar: a Compreensão dos Coletivos Docentes de Duas Escolas da RME-POA
Mestrado
A Relação Entre as Experiências Vividas Pelos Professores de Educação Física e a Sua Prática Pedagógica: Um Estudo de Caso
Doutorado
Mudanças Sociais e o Trabalho Docente do Professorado de Educação Física na Escola de Ensino Fundamental: Um Estudo na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.
Doutorado
Os Sentidos da Escola na Atualidade: Narrativas de Docentes e de Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.
Graduação
Proletarização do Trabalho Docente : Implicações na Educação Física Escolar
Doutorado
A Organização do Trabalho Pedagógico da Educação Física na Escola Capitalista
Doutorado
Tornar-se Professor: Construção da Identidade Docente de Professores de Educação Física no Início da Carreira na Rede Municipal de Porto Alegre / Rs
Mestrado
Os Conteúdos Escolares de Educação Física no Ensino Fundamental.
Mestrado
O Conhecimento Pedagógico do Professor de Educação Física na Escola Pública da Rede Estadual de Ensino e Sua Relação com a Prática Docente.
Mestrado
Formação Permanente de Professores de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre no Período de 1989 a 1999: Um Estudo a Partir de Quatro Escolas da Rede.
Mestrado
A Prática Docente dos Professores de Educação Física do Ensino Médio das Escolas Públicas de Caxias do Sul.
Mestrado
A Prática da Educação Física na Escola Privada de Ensino Médio de Caxias do Sul-rs: Perspectiva do Professor.
Mestrado
A Síndrome do Esgotamento Profissional : o Abandono da Carreira Docente Pelos Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.
Mestrado
A Interdisciplinaridade na Ação Pedagógica do Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.
Doutorado
A Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física e o Currículo Organizado Por Ciclos Um Estudona na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.
Mestrado
Um Estudo de Caso com Mulheres Professoras Sobre o Processo de Identização Docente em Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.
Mestrado
A Relação Entre as Experiências Vividas Pelos Professores de Educação Física e a Sua Prática Pedagógica: Um Estudo de Caso.
Mestrado
O Impacto das Mudanças Sociais na Ação Pedagógica dos Docentes de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre: Implantação e Implementação do Projeto Escola Cidadã.
Mestrado
Um Estudo Sobre a Formação Política na Educação Física.
Mestrado
Alternativas Pedagógicas e Pessoais Frente Ao Desgaste no Trabalho Docente Num Contexto de Mudanças Sócio-culturais
Mestrado
Formação Permanente e Suas Relações com a Prática do Professor de Educação Física na Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre.
Mestrado
O Protagonismo Juvenil em Uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Mestrado
As Trajetórias de Vida dos Estudantes-Trabalhadores da Educação de Jovens e Adultos: Os Significados da Educação Física Um Estudo em Uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Doutorado
Contradições e Tendencias Para a Instituição de Uma Política de Estado de Esporte no Brasil: 2003 a 2015
Doutorado
Frankenstein, Monstros e o Ben 10: Fragmentos da Formação Inicial em Educação Física
Doutorado
Entre a Escola e a Universidade: Análise do Processo de Fundamentação e Sistematização da Epistemologia da Prática Profissional de Professores de Educação Física
Mestrado
A Educação de Adultos Trabalhadores e o Papel da Educação Física em Um Programa de Escolarização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Mestrado
Narrativas de Professores e Professoras de Educação Física Acerca das Implicações das Políticas Educacionais no Trabalho Docente na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/rs
Doutorado
O Trabalho Docente na Formação Inicial em Educação Física: reflexões epistemológicas
Mestrado
A Prática Pedagógica em Escolinhas de Futebol/Futsal
Mestrado
Entre Massificação do Ensino e a Busca de Uma Escola Justa : a Perspectiva dos Professores de Educação Física do Programa Ação Integrada Para Adolescentes de Esteio/rs
Mestrado
As Concepções da Formação Profissional da Licenciatura em Educação Física: Trajetórias Docentes e Suas Perspectivas Contributivas
Doutorado
O Esporte Como Conteúdo da Educação Física Escolar: um estudo de caso de uma prática pedagógica
Mestrado
Micropolítica Escolar e o Trabalho Docente do Professor de Educação Física: Estudo de Caso Etnográfico em Uma Escola Estadual de Camaquã/RS
Doutorado
Bases Sociais das Disposições Para o Envolvimento em Práticas de Movimento Corporal no Tempo Livre.
Mestrado
A Educação Física Escolar na Perspectiva de Estudantes: Um Estudo com Jovens do Terceiro Ano do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul/porto Alegre
Doutorado
Nas Controvérsias da Várzea: Trajetórias e Retratos Etnográficos em Um Circuito de Futebol da Cidade de Porto Alegre
Doutorado
A Educação Física no Currículo de Escolas Profissionalizantes da Rede Federal: Uma Disciplina em Processo de Mutação
Mestrado
Micropolítica Escolar e o Trabalho Docente do Professor de Educação Física : Estudo de Caso Etnográfico em Uma Escola Estadual de Camaquã/rs
Mestrado
Não é a Gente Que Escolhe a Vida, é a Vida Que Escolhe a Gente: Educação Física e Vulnerabilidade Social em Uma Escola de Eja da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/rs
Mestrado
Semear-se (em) Um Campo de Dilemas: Uma Autoetnografia de Um Professor de Educação Física Principiante na Zona Rural de Ivoti/rs
Mestrado
Estilo de Vida e Trajetórias Sociais de Skatistas; da Vizinhança Ao Corre.
Mestrado
Personal Trainer & Cia: Noções de Marketing na Literatura Sobre Treinamento Personalizado.
Mestrado
A Educação Física no Contexto da Escola Ciclada
Mestrado
Dispensas nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio: Entre a Necessidade Real e o Uso Indiscriminado da Lei
Mestrado
Violências na Escola: Uma Etnografia em Duas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Gravataí
Graduação
Nas Trilhas da Atividade Docente: Análise da Relaçã o Saúde-Trabalho de Professores de Educação Física no Cotidiano Escolar
Livre-Docencia
O Currículo Cultural da Educação Física em Ação: a Perspectiva dos Seus Autores
Graduação
Os/as Professores/as de Educação Física e Sua Condição Docente: Aprendizagens e Sentidos da Profissão

Artigos publicados no Periodico


Menos Educação Física, menos formação humana, menos educação integral
Educação Física e Seminários Integrados no Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul
Ep. 20 - Gtt´s 25 Anos com Vicente Molina Neto
Essanegranão! a Prática Política-pedagógica de Uma Professora Negra em Uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre: Um Estudo de Caso
A Formação dos Educadores Sociais no Programa Esporte e Lazer da Cidade – Pelc – em Porto Alegre
As Políticas Públicas de Educação: a Percepção dos Docentes de Educação Física
As Perspectivas de Estudantes Ao Final da Escolarização Básica Sobre Suas Experiências nas Aulas de Educação Física
O Dito Cujo e a Tolice.
Estágio Supervisionado na Formação de Professores de Educação Física: Produções Científicas Sobre o Tema
Mojuodara: Uma Possibilidade de Trabalho com as Questões étnico-raciais na Educação Física
Saberes Docentes do Professor de Educação Física
Representações de Estudantes Ingressantes na Esef/ufrgs Sobre a Formação Inicial em Educação Física
Estado do Conhecimento: a Categoria Experiência no âmbito da Educação Física
Invisibilidade das Revistas Científicas Brasileiras de Educação Física nas Bases de Dados
A Educação Física no Ensino Médio ou Para Entender a Era do Gelo
A Educação Física no Ensino Médio ou Para Entender a Era do Gelo
A Cultura Escolar Sob o Olhar do Paradigma da Complexidade: Um Estudo Etnográfico Sobre a Construção da Identidade Docente de Professores de Educação Física no Início da Docência
Caminhos de Pesquisa: o Que Dizem os Documentos da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre Sobre o Trabalho Coletivo
Reflexões Sobre a Produção do Conhecimento em Educação Física e Ciências do Esporte
Os Sentidos da Escola e da Educação Física Para Estudantes e Docentes de Uma Rede Pública Municipal
Possibilidades da Educação Física no Ensino Médio Técnico
No Olho do Furacão: Uma Autoetnografia em Uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
O Não de Raimundo Silva: a Pesquisa Narrativa Como Alternativa Teórico-metodológica Para Enfrentar o Cerco Imposto Pelas Políticas Educativas do Tempo Presente
Práticas Pedagógicas: Entre a Reprodução e a Reflexão.
Práticas Pedagógicas: Entre a Reprodução e a Reflexão
Um Estudo Sobre a Formação Política de Professores de Educação Física
Caleidoscópio ? o Olhar dos Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre Para as Questões étnico-raciais
Os Editoriais Contam Histórias: Experiências do Ofício de Editor na Revista Movimento
Implicações da Proletarização do Trabalho Docente na Educação Física Escolar
A Política Pública de Formação de Professores no Trabalho Docente do Professor Iniciante de Educação Física
Habitus Profissional, Currículo Oculto e Cultura Docente: Perspectivas Para a Análise da Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física
Pensei Que Tava na Aula de Ciências ou os Significados da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos
Rotinas, Estratégias e Saberes de Professores de Educação Física Um Estudo de Caso Etnográfico.
As Políticas Públicas de Formação de Professores: Um Estudo de Revisão do Banco de Teses da Capes
Contribuições do Grupo de Pesquisa F3p-efice Para a Formação de Professores e Prática Pedagógica na Esef/ufrgs e na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Mudanças Sociais e o Trabalho Docente de Professores de Educação Física na Escola: Estudo a Partir de Histórias de Vida
Mudanças Sociais e o Trabalho Docente de Professores de Educação Física na Escola: Estudo a Partir de Histórias de Vida
Sobre a Vida Como Ela é: os Professores de Educação Física e as Violências na Escola Pública Municipal de Porto Alegre
O Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Esef/ufrgs: a Visão dos Estudantes Sobre o Seu Processo de Formação Profissional
O Pensamento dos Professores de Educação Física Sobre a Formação Permanente no Contexto da Escola Cidadã: Um Estudo Preliminar
Aspectos Psicomotores do Desenvolvimento Humano, Educação Física e Educação
A Cultura Docente do Professorado de Educação Física da Escola Pública de Porto Alegre
A Formação Profissional em Educação Física e Esportes
Trabalho Docente Coletivo na Educação Física Escolar
Leituras Para (re)pensar o Trabalho Coletivo dos Professores de Educação Física
Formação Permanente de Professores de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre: Uma Abordagem Etnográfica
Invisibilidade das Revistas Científicas Brasileiras de Educação Física nas Bases de Dados
A Síndrome do Esgotamento Profissional em Professores de Educação Física: Um Estudo na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
A Prática dos Professores de Educação Física das Escolas Públicas de Porto Alegre

Artigos publicados em evento


A Pedagogia Griô e a Educação Física: Bordando Processos de Formação em Uma Mulher, Mãe e Professora
O Conhecimento Produzido no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Compreendendo Mudanças Sociais e o Trabalho Docente do Professor de Educação Física na Escola a Partir de Histórias de Vida
Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre: o Que Expressam Os/as Professores/as Após Uma Década da Implantação do Currículo Organizado Por Ciclos
Práticas Náuticas: Uma Experiência Interdisciplinar na Escola Pública
A Educação Física no Contexto da Reforma do Ensino Médio: Um Estudo de Caso
Saramaguear a História Desde Rastros da Memória: a Reconstrução do Curso de Implantação das Políticas Educativas Contemporâneas Desde a Voz de Professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
Laboratório de Pesquisa do Exercício - LAPEX 25 Anos: Uma Contribuição Para o Desenvolvimento das Ciências do Esporte
Centro de Documentação em Educação Física e Esporte: Uma Tentativa de Organização do Acervo Histórico da Escola de Educação Física da UFRGS
A Identização das Docentes de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
A Formação Profissional em Educação Física e Esportes
Política Educacional: o Olhar dos Docentes de Educação Física
Autoetnografia: Possibilidades de Investigação e de Formação no âmbito da Educação Física
A Prática Pedagógica da Educação Física no Currículo Organizado Por Ciclos na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - RS
Os Sentidos da Escola e da Educação Física Para Estudantes e Docentes da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Os Primeiros Anos da Carreira Docente dos Professores Iniciantes de Educação Física de Lajeado
As Políticas Públicas de Formação e o Trabalho Docente do Professor Iniciante de Educação Física
O Impacto das Transformações Sociais na Ação Pedagógica dos Docentes de Educação Física a Partir da Implantação e Implementação do Projeto Escola Cidadã
Uma Experiência de Ensino do Futebol no Currículo de Licenciatura em Educação Física

TAGs Relacionadas

APEF Antirracismo Atividade Física Atividades de Lazer Avaliação Brasil CBCE Centro Esportivo Virtual Ciências do Esporte Cultura Currículo Currículo Escolar Documentação Docência Educação Física Educação Física Escolar Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Ensino Médio Escola Escolas Públicas Esportes Estudantes Etnia Etnografia Experiência Formação Docente Formação Profissional Formação de Professores Futebol Gestão História História Oral Identidade Interdisciplinaridade Licenciatura Mulher Pedagogia Política Política Educacional Políticas Públicas Porto Alegre–RS Produção do Conhecimento Professor Professores de Educação Física Prática Pedagógica Revistas Socialização Sociedade Científica Sociologia Trabalho Trabalho Docente Violência

Autores Relacionados

Elisandro Schultz Wittizorecki Fabiano Bossle Lisandra Oliveira e Silva Vera Regina Oliveira Diehl Leandro Oliveira Rocha Maria Cecília Camargo Günther Mônica Urroz Sanchotene Alex Branco Fraga Rosane Maria Kreusburg Molina Rodrigo Alberto Lopes Denise Grosso da Fonseca Victor Julierme Santos da Conceição Janice Zarpellon Mazo Ivone Job Larissa Michelle Lara Guilherme Bardemaker Bernardi Gabriela Nobre Bins Jéssica Serafim Frasson Marlon André da Silva Simone Santos Kuhn José Antonio Padilha dos Reis Gilmar Tondin Joarez Santini Marco Paulo Stigger Mauro Myskiw Tarcísio Mauro Vago Vera Diehl Andressa Pires Bopsin Márcio Amaro Muller Luciano do Amaral Silvane Fensterseifer Isse Bráulio Amaral Lourenço Pedro Fernando Avalone Athayde Guilherme Gil da Silva Romilson Augusto dos Santos Allyson Carvalho de Araújo Giovani de Lorenzi Píres Jônatas da Costa Brasil de Borba Jonas Vasconcellos Daniel Natacha da Silva Tavares Maíra Lopes de Araújo Bruna Almada de Oliveira Rosalia Pomar Camargo André Osvaldo Furtado Vera Regina de Oliveira Diehl Gabriela Nobre Bin éder José Müller