Resumo

Este artigo propõe uma abordagem educacional interdisciplinar que integra a linguagem verbal, a linguagem corporal e o pensamento matemático como pilares fundamentais para uma aprendizagem escolar mais significativa, o desenvolvimento de múltiplas habilidades e a integração do conhecimento a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Ao articular as áreas de Linguagem, Matemática e Educação Física, busca-se aprimorar não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também as habilidades comunicativas, motoras e lógico-matemáticas dos alunos. São apresentadas experiências de ensino que combinam brincadeira, linguagem corporal, narração, e resolução de problemas, promovendo um ensino ativo, criativo e contextualizado. A proposta enfatiza a valorização do corpo no processo de aprendizagem e a necessidade de superar visões fragmentadas do conhecimento. Essa abordagem abrangente promove uma educação mais inclusiva e dinâmica, onde os alunos aprendem com a mente, o corpo e a linguagem em constante interação. O objetivo desta revisão sistemática é demonstrar como a integração dessas três áreas pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar.

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