Resumo

O handebol se manifesta em diferentes contextos, dentre os quais os projetos de contraturno escolar, nos quais a formação dos praticantes demanda processos adequados de ensino. Objetivo: Compreender as perspectivas de treinadores sobre ensino do handebol feminino em projetos de contraturno de escolas de Manaus, Amazonas. Metodologia: A pesquisa é qualitativa, descritiva e de campo, com participação de 7 treinadores de equipes femininas, todos do gênero masculino, com a experiência média de 14 anos nesta função, representantes de todos os 7 (100%) projetos de contraturno de escolas participantes dos Jogos Escolares do Amazonas, 2023. Adotou-se como instrumento uma entrevista estruturada e a análise de conteúdo. Todos os procedimentos éticos de pesquisa com seres humanos foram seguidos, inclusive com aprovação pelo Comitê de Ética da Universidade do Estado do Amazonas. Resultados: Sobre os conteúdos de ensino, há prevalência dos técnicos e estratégicos, com menor destaque aos táticos e socioeducativos. Quanto às metodologias, os treinadores citaram se embasar tanto pelo princípio analítico-sintético quanto pelo global- funcional, com a utilização de exercícios para aprender a técnica na parte inicial da aula, e jogo formal na sequência. As atividades predominantes, além dos exercícios técnicos e jogo formal, englobam exercícios situacionais e jogos pré desportivos. O principal desafio para os treinos é a falta de materiais, seguido do espaço físico e baixo quantitativo de participação feminina. Não ficou clara a divisão de conteúdos por faixa etária, mas, em termos de metodologia, foi relatada maior ênfase ao lúdico para 12 a 14 anos com a utilização de jogos pré- desportivos e maior especificidade para 15 a 17 anos. Conclusões: A perspectiva dos treinadores, em geral, denota um padrão tradicional de ensino, com predomínio de exercícios técnicos seguidos do jogo formal. No entanto, os jogos pré desportivos ocupam parte relevante dos treinos para faixas etárias menores.

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