O ensino do surfe na vivência do programa de residência pedagógica: a educação física na educação infantil
Por Maria Cristina Waltortt Campos (Autor), Raquel Krapp do Nascimento (Autor), Alexandra Folle (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
O trabalho incide sobre as intervenções realizadas no Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina, em um Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) de Florianópolis. Objetivo: Relatar processos pedagógicos utilizados para o ensino do conteúdo surfe na Educação Infantil. Desenvolvimento: O ensino do surfe envolveu explicar o que é a modalidade, os locais e o ambiente em que é praticado e as habilidades necessárias para sua prática. Nas rodas de conversa, foram apresentados aspectos da modalidade, como diferentes tipos de pranchas e materiais utilizados. A parte principal das aulas incluía brincadeiras e circuitos lúdicos para estimular o equilíbrio. Exemplo: as crianças equilibravam-se sobre uma superfície com TNT decorado com desenhos de animais marinhos que elas mesmas criaram. Foram realizados dois eventos especiais: o ‘parque aquático’ e uma saída de campo. O ‘parque aquático’ ocorreu em um dos parques da escola, onde organizamos com piscinas, baldes, mangueiras e lona azul e prancha, uma estrutura para as crianças deslizarem, proporcionando uma experiência divertida com água. Na saída de campo, fomos para a praia Pântano do Sul, onde elas puderam experimentar o sandboard. Algumas crianças desceram sentadas, enquanto outras conseguiram descer em pé. Esses momentos foram projetados para aproximar as práticas realizadas ao surfe. A realização dessas atividades foi facilitada pela proximidade da escola com a praia, pelo acesso a equipamentos apropriados e pelo empréstimo de materiais, o que possibilitou uma experiência rica e envolvente para as crianças. Ao final da aula, nova roda de conversa revisava o que foi aprendido. Sugestões: Trabalhar o conteúdo de forma lúdica e envolvente. Buscar materiais e métodos que aproximem as atividades do esporte ou modalidade em questão. É possível utilizar recursos alternativos para criar uma conexão com a atividade esportiva, tornando o aprendizado mais dinâmico e interessante.