O Mito do Herói e o Futebol

Parte de Futebol: o Espetáculo do Século . páginas 240

Resumo

Algumas considerações iniciais.

Por que se discutir a questão do "herói" no esporte?

Ao contrário, por que não discuti-la, se se considerar que a cultura do "salvador da pátria" está tão presente no imaginário da sociedade brasileira?

Obviamente há urna evidente construção, pela mídia e por interesse do capital, do personagem que representaria o ideal de muitos. O fato é que, queira-se ou não, sempre há um "herói de plantão" e, curiosamente, no es-porte, que proporciona a dramatização do confronto pela conquista. Por que, então, seria o herói contemporineo, freqüentemente, um atleta, embo-ra em outros tempos também o fora?

Em tempos de "aldeia global" um dos fenómenos que mais mobilizam a sociedade é o esporte-espetáculo. Talvez devido á. plasticidade de seus movi-mentos e de suas açôes concretas, testemunhada simultaneamente por todos. O esforço, o suor, o sacrifício, a astúcia, a conquista e a derrota: tudo presen-ciado e "dividido" por todos, no ato! A luta pelo objetivo não consegue ser mais precisa do que a própria expressão da ação da tentativa em atingi-lo. A "mídia" permite que isso ocorra e, metaforicamente, e exatamente o que todos tentam diariamente: o esforço da luta empreendida pelo "guerreiro" na tentativa de "matar dragiSes" (enfrentar e solucionar problemas cotidia-nos). É simbolismo puro injetado, ao vivo, diretamente no imaginário de muitos consumidores.

Arquivo