O sonhar e ser: caminhos percorridos na trajetória do pesquisador em educação física no Brasil
Por Paulo Cesar Montagner (Autor), Gustavo Yuji Uchida Rodrigues (Autor), Cássia dos Santos Joaquim (Autor), Leopoldo Katsuki Hirama (Autor), Diego Alves Ribeiro Queiroz (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
As pesquisas desenvolvidas no Brasil são em sua maioria realizadas nas diversas universidades públicas, das quais figuram-se entre as melhores instituições de ensino da América Latina e são construídas por diversos personagens: graduandos, pós-graduandos e docentes. Objetivo: Nesse sentido, o presente texto tem por objetivo relatar os caminhos, experiências e as trajetórias do sonhar e ser pesquisador no país. Desenvolvimento: A minha trajetória de pesquisador pode ser dividida em três eixos. O primeiro refere-se ao acesso ao ensino superior, através da criação das universidades federais no interior do país, fiz a minha graduação na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e por meio dela deslumbrei novos horizontes como cursar o mestrado e doutorado na FEF/UNICAMP. O segundo eixo está intimamente ligado ao primeiro, que diz respeito à permanência estudantil na graduação e pós-graduação por meio das bolsas de estudos, bolsas de auxílio estudantil e auxílios para participação de congressos científicos internacionais, nacionais e regionais. Por fim, o último eixo trata-se da rede de apoio que foi criada, permitindo que eu me dedicasse aos estudos, refiro-me à família, aos amigos e aos professores engajados com a minha formação. Sugestão: A partir da experiência relatada, como sugestão indico que política nacional de permanência estudantil seja revisada periodicamente a fim de abranger mais pessoas e que os valores oferecidos sejam atualizados e condizentes com a realidade socioeconômica de cada região.