Resumo

O presente estudo interessou-se sobre os possíveis comparecimentos das políticas higienistas no Imperial Collegio de Pedro II entre os anos de 1837 e 1882. O Movimento Higienista almejava, dentre outros objetivos, o aprimoramento da saúde social por meio da inculcação e multiplicação de alguns preceitos preventivos que impedissem a manifestação das doenças como, por exemplo, uma melhor salubridade das casas, ruas e instituições. Esse Movimento fez uso de diversas estratégias para conseguir disseminar seus pensamentos, dentre as quais a tentativa de utilização das instituições escolares. Assim, o Imperial Collegio de Pedro II sofreu influências do higienismo em seu percurso educacional. Conhecido como a primeira instituição de Ensino Secundário organizada pelo Governo Central, o Imperial Collegio de Pedro II foi construído com a finalidade de atender aos filhos da Corte, oferecendo-lhes uma formação diferenciada em relação às outras instituições de ensino. O colégio foi fundado pelo decreto de 02 de Dezembro de 1837, em homenagem ao Imperador, no dia de seu aniversário de doze anos. Porém, sua abertura só se deu no dia 25 de março do ano seguinte. Para desenvolver este estudo, foram prestigiadas interlocuções com um conjunto de estudos nas áreas da História da Educação e da História da Educação Física, tencionando entrelaçar as discussões higienistas e as práticas educativas que eram associadas ao Movimento Higienista no período selecionado. Conjugadamente a isso, foram construídas coleções documentais que englobaram: algumas Theses apresentadas na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro; periódicos médicos da época; jornais cariocas de grande circulação; relatórios; artigos e pareceres. O desenvolvimento desta investigação possibilitou as condições para que fossem perscrutados indícios de que, apesar da instituição possuir regulamentações que determinavam ações direcionadas à higiene, a regulamentação da gymnastica não assegurava a efetiva prática pelos alunos a ponto de desenvolver a saúde e a moralidade de acordo com o que era apregoado pelos preceitos higiênicos. Apesar disso, esforços foram concretizados para que a educação higiênica Integrasse, de algum modo, os saberes e práticas escolares do Imperial Collegio de Pedro II.

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