É Professor Associado da UNICAMP. Livre Docente pela Unicamp na disciplina História da Educação Física (2023), Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2000; 2003) e graduado em Educação Física pela UNESP (1997). Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); pesquisador associado do Centro de Memória Unicamp (CMU). Desde 2013, é professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Física, na área de concentração Educação Física e Sociedade, e desde 2018 na Pós-Graduação em Educação na linha de pesquisa de pesquisa Educação e História Cultural, ambos da Unicamp. É Líder do Grupo de Pesquisas CORPO e EDUCAÇÃO, membro do Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação - MEMÓRIA, Editor da Resgate: revista interdisciplinar de cultura e Editor Associado da revista Pro-posições. Foi Coordenador Associado do Centro de Memória da Unicamp-CMU (2019-2021) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Unicamp entre (2017-2019). Durante o período como coordenador de Pós-Graduação, foi o representante da EF no Fórum Nacional de Pós-Graduação em Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Foi editor da Revista Conexões (2016-2022). Foi membro da Comissão de Avaliação Quadrienal 2017-2020 da CAPES-Área 21. Foi Vice-presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2015-2017), entidade científica da área de Educação Física filiada à SBPC e Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFRJ (2011-2012). Em âmbito internacional, em colaboração com o Prof. Mark Dyreson, historiador da Pennsylvannia State University, publicou um artigo no periódico International Journal of the History of Sport e um capítulo no livro Sport in the Americas, editora Routledge. Tem experiência na área da educação atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história da educação física e do esporte, história do corpo em seus processos de envelhecimento, juventudes, higiene e educação. 

Atividade:

É Professor Associado da UNICAMP. Livre Docente pela Unicamp na disciplina História da Educação Física (2023), Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2000; 2003) e graduado em Educação Física pela UNESP (1997). Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); pesquisador associado do Centro de Memória Unicamp (CMU). Desde 2013, é professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Física, na área de concentração Educação Física e Sociedade, e desde 2018 na Pós-Graduação em Educação na linha de pesquisa de pesquisa Educação e História Cultural, ambos da Unicamp. É Líder do Grupo de Pesquisas CORPO e EDUCAÇÃO, membro do Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação - MEMÓRIA, Editor da Resgate: revista interdisciplinar de cultura e Editor Associado da revista Pro-posições. Foi Coordenador Associado do Centro de Memória da Unicamp-CMU (2019-2021) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Unicamp entre (2017-2019). Durante o período como coordenador de Pós-Graduação, foi o representante da EF no Fórum Nacional de Pós-Graduação em Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Foi editor da Revista Conexões (2016-2022). Foi membro da Comissão de Avaliação Quadrienal 2017-2020 da CAPES-Área 21. Foi Vice-presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2015-2017), entidade científica da área de Educação Física filiada à SBPC e Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFRJ (2011-2012). Em âmbito internacional, em colaboração com o Prof. Mark Dyreson, historiador da Pennsylvannia State University, publicou um artigo no periódico International Journal of the History of Sport e um capítulo no livro Sport in the Americas, editora Routledge. Tem experiência na área da educação atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história da educação física e do esporte, história do corpo em seus processos de envelhecimento, juventudes, higiene e educação. 

Experiência Profissional:

Professor de Educação Física na Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de São Paulo (1998-2001).

Professor Universitário desde 02/1999.

Professor da Unicamp desde 01/2013.

Interesse:

História da Educação Física, Sociologia do Lazer, Futebol

na Biblioteca

Tese


Mestrado
Os Higienistas e a Educação Física: a História dos Seus Ideais
Doutorado
O Século da Higiene: Uma História de Intelectuais da Saúde (brasil, Século XX).
Nenhuma publicação

Artigos publicados no Periodico


A Educação Física e Concepções Higienistas Sobre Raça: Uma Reinterpretação Histórica da Educação Física Brasileira dos Anos de 1930
Profissionalismo Marrom do Futebol e a Imprensa Paulista (1920-1930)
Modernismo, Raça e Corpo: Fernando de Azevedo e a Questão da Saúde no Brasil (1920-1930)
Pugilismo e Humor na Imprensa Italiana em São Paulo: Representações no Periódico Il Pasquino Coloniale (1915-1939)
Educação do Corpo, Modernidade e os Salesianos em Escolas Brasileiras no Início do Século Xx
Os Operários, os Negros, os Cronistas e o Futebol (1930-1934)
Os Esportes dos Imigrantes Japoneses no Jornal de Notícias e Suas Relações com a Identidade Nacional (1947-1950)
Metas Alcançadas em 2019 e Novos Desafios Para 2020
Boliches e Discurso Esportivo: a Distinção e as Disputas Envolvendo os Jogos de Azar na São Paulo dos Anos 1930
Educação do Corpo, Modernidade e os Salesianos em Escolas Brasileiras no Início do Século Xx
Editorial: a Tendência da Publicação Contínua nos Periódicos
A Introdução da Gymnastica na Escola Normal de São Paulo (1890-1908)
O Tênis no Brasil: de Maria Esther Bueno a Gustavo Kuerten (resenha)
O Jogo e a Escola Nova no Contexto da Sala de Aula: Maceió, 1927-1931
A Institucionalização da Educação Física na Imprensa: a Construção da Escola Superior de Educação Physica de S. Paulo na Década de 1930
Nacionalismo, Educação Física e a Missão Francesa na Força Pública de São Paulo: Uma Comunidade Imaginada (1906-1913)
Corpo-máquina: Diálogos Entre Discursos Científicos e a Ginástica
A Educação do Corpo nos Parques e Recantos Infantis de Campinas-sp (1940 ? 1959)
Processo Civilizador: Apontamentos Metodológicos na Historiografia da Educação Física
A Educação Física e o Funâmbulo: Entre a Arte Circense e a Ciência (século XIX e Início do Século XX)
Georges Demeny e Fernando de Azevedo: uma ginástica científica e sem excessos (Brasil, França, 1900‐1930)
O Discurso Médico e a Educação Física nas Escolas (brasil, Século Xix)
Educação Physica e a Higiene dos Corpos (1932-1945)
Estudo Histórico Sobre a Formação Profissional na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (1980-1990)
O Esporte e a Modernidade em São Paulo: Práticas Corporais no Fim do Século Xix e Início do Xx
Ginástica, Higiene e Eugenia no Projeto de Nação Brasileira: Rio de Janeiro, Século XIX e Início do Século XX
Educação Física Escolar: Dilemas e Práticas

TAGs Relacionadas

Antirracismo Associativismo Boxe Brasil Brincadeiras CBCE Circo Ciências do Esporte Concepções Conhecimento Corpo Currículo Documentação Educação Educação Física Educação Física Escolar Esportes Estado de São Paulo Etnia Formação Futebol Ginástica Higienismo História História Oral Identidade Nacional Jogos Jornalismo Militar Modernidade Política Profissão Projeto Inteligência Esportiva: Produção do Conhecimento Regulamentação Revistas Saúde Saúde Pública Tênis

Autores Relacionados

Hugo Rodolfo Lovisolo Diego Ferreira Lima Leonardo Mattos da Motta Silva Samuel Ribeiro dos Santos Neto Igor Cavalcante Doi Vinícius Demarchi Silva Terra Carmem Lúcia Soares Leonardo Mattos da Motta Silva Walter Yamandú Lino Castellani Filho Antonio Jorge Gonçalves Soares Elaine Prodócimo Silvia Cristina Franco Amaral José Irineu Gorla Vilma Leni Nista Piccolo Alcides José Scaglia Alexandre Janotta Drigo João Paulo Borin José Luis Simões Tony Honorato Valéria Bonganha José Carlos Freitas Batista Rafael Stein Pizani Michel Pompolini Paiva Luciene Henrique da Costa Marysol de Souza Santos Mirian Kormann Hauffe Rogério de Melo Grillo Gabriela Marta Marques de Oliveira