Resumo

A Pedagogia do Esporte (PE) tem se destacado no estudo e mediação do processo de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento dos esportes, ao não se limitar à abordagem de seus aspectos técnico-táticos. Revisões bibliográficas, abrangendo o período de 2000 a junho de 2015, indicam que pesquisas voltadas a PE podem estar aumentando no Brasil. No entanto, há lacunas referentes ao período posterior a este, que poderiam confirmar esta perspectiva. Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar e analisar artigos científicos acerca da PE publicados em periódicos brasileiros. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo “Estado da Arte”, pautado no método “Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses”, balizado pelas questões: “Quantas publicações científicas voltadas à PE ocorreram entre julho de 2015 a dezembro de 2020?; “Quais os tipos de pesquisa, temas, esportes e referenciais da PE abordados nos artigos? ”; “Quem e de onde são as (os) autoras (es), qual o ano de publicação e a classificação dos periódicos? ”. As análises ocorreram de modo qualitativo e quantitativo. Resultados: 44 artigos corresponderam aos critérios de inclusão. 83,8% das pesquisas originaram-se na região sul e sudeste do Brasil. Houve prevalência de pesquisas teóricas, voltadas à metodologia de ensino, aspectos técnico-táticos e esportes institucionalizados. Predominaram publicações em revistas classificadas como “B2” no “Qualis/CAPES”. Não é possível afirmar que houve aumento na quantidade pesquisas voltadas a PE no Brasil, porém a quantidade de resumos publicados em anais de eventos, sugerem que sim. Conclusões: A concentração de publicações em revistas do estrato “B2” no “Qualis/Capes”, se comparado a pesquisas anteriores, pode indicar melhora na qualidade das publicações e/ou revistas. É necessário descentralizar e ampliar o escopo das pesquisas voltadas à PE. Incluir palavras-chaves e termos que remetem a PE e/ou as temáticas abordadas nos títulos podem facilitar o acesso aos conhecimentos produzidos.

Acessar