Princípios pedagógicos do esporte educacional em competição: uma análise no programa segundo tempo universitário
Por Vitória Miranda dos Santos (Autor), Ana Beatriz Silva Sena (Autor), Giovanna Silva Lima (Autor), Tathyane Krahenbühl (Autor), Lucas Leonardo (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
O esporte educacional orienta-se pela inclusão, construção coletiva, diversidade, educação integral e busca pela autonomia. Sendo competir inerente ao esporte, um problema emerge: É possível competir no contexto do esporte educacional? Objetivo: Avaliar a manifestação dos princípios do esporte educacional durante uma competição do Programa Segundo Tempo Universitário (PST-U). Metodologia: 62 alunos do PST-U participantes da competição responderam um questionário online em escala Likert de 1 a 5 (1, "discordo totalmente" e 5, "concordo totalmente"). As afirmativas foram: 1) "Eu me senti incluído/a na competição" (inclusão); 2) "Houve abertura para opiniões e estas foram debatidas visando a elaboração/melhoria do evento" (construção coletiva); 3) "A minha individualidade, valores e crenças foram respeitadas durante a competição" (diversidade); 4) "Procurei saber dos resultados das outras modalidades na qual não participo" (educação integral); 5) "Pude tomar decisões visando o melhor para a minha equipe durante a competição" (busca pela autonomia). Resultados: Afirmativa 1: 61,2% concordaram totalmente, 25,8% concordaram e 8% discordaram. Afirmativa 2: 37,1% concordaram totalmente, 35,4% concordaram e 14,7% discordaram total ou parcialmente. Afirmativa 3: 62,9% concordaram totalmente, 22,8% concordaram e 4,8% discordaram. Afirmativa 4: 59,6% concordaram totalmente, 24,1% concordaram, 4,8% discordaram totalmente ou parcialmente. Afirmativa 5: 66,1% concordaram totalmente, 22,5% concordaram e 4,8% discordaram totalmente ou parcialmente. Conclusão: Os participantes, em grande parte, sentiram-se incluídos, respeitados, integrados e com autonomia para tomar decisões. No entanto, a construção coletiva pode ser melhorada. Assim, ao conferir intenções pedagógicas à competição é possível integrá-la ao esporte educacional.