Resumo

Este estudo buscou analisar a tomada de consciência no jogo de xadrez em sujeitos "experts" de 8 a 17 anos, bem como analisar as jogadas erradas feitas pelos sujeitos. A análise da tomada de consciência envolveu dois passos: 1) avaliação da qualidade de cada jogada; 2) análise das justificativas apresentadas para a escolha das jogadas. A análise dos erros envolveu os seguintes passos: 1) identificação dos erros, tomando como critério para tal escolha as jogadas que implicaram em perda de material (peças); 2) análise das justificativas apresentadas para estas escolhas; 3) análise dos erros tomando por base o seu caráter proposicional. A metodologia utilizada foi uma variação do Método Clínico piagetiano e envolveu os seguintes passos: 1) cada sujeito jogou uma partida contra o computador; 2) ao efetuarem suas jogadas, os sujeitos tiveram que justificá-las; 3) registro em vídeo das partidas e justificativas para posterior transcrição e análise. A base teórica que subsidiou o estudo foi a Epistemologia e Psicologia Genética de Jean Piaget, sendo privilegiado o conceito de tomada de consciência. Os resultados parecem indicar que os processos cognitivos envolvidos no êxito e no fracasso numa partida de xadrez podem ser explicados pelo conceito de tomada de consciência.

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