Resumo

A escola é uma importante difusora da cultura corporal de movimento. É fundamental que as aulas de educação física diversifiquem o seu conteúdo, contemplando as novas práticas corporais que surgem cotidianamente, explorando a transversalidade e interdisciplinaridade, vitais em um ensino de qualidade. Dentro das possibilidades oferecidas na contemporaneidade há as relacionadas à Natureza, que se caracterizam por um conjunto de atividades realizadas em ambientes naturais. Este trabalho, caracterizado como um Estudo de Caso com cunho descritivo e exploratório, verificou as possibilidades de se estabelecer um projeto educativo de atividades de aventura na natureza nas escolas localizadas no entorno do Parque Natural Municipal Fazenda do Viegas, em Senador Camará, no Rio de Janeiro. O local possui 8,49 hectares, sendo cercado pelas favelas do Morro do Sossego, Tancredo Neves e Verde é Vida. Importante centro de produção de cana-de-açúcar no século XVIII, através da mão-de-obra escrava e posteriormente, no século XIX, da cultura cafeeira. O declínio e decadência das atividades agrícolas e a crescente urbanização decorrente da implantação de conjuntos habitacionais culminou com a redução do terreno da Fazenda e conseqüentemente de sua área natural. Em 1938 foi tombada pela União, possuindo na atualidade trilhas ecológicas, áreas de lazer com brinquedos e equipamentos de ginástica e edificações da antiga Fazenda do Viegas.

Acessar