Resumo

Apesar dos avanços científicos no desenvolvimento de novos modelos de ensino para os jogos esportivos coletivos, pautados em uma abordagem interacionista que coloca os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem e que valoriza o conhecimento prévio e a capacidade deles solucionarem as imprevisíveis situações de jogo, o modelo de ensino analítico ainda é predominante em diversas escolas de iniciação esportiva na cidade de Uberaba/MG, incluindo locais que se propõem a ensinar o voleibol. Em muitos desses locais, os professores têm dificuldade em propor atividades com características interacionistas, motivo pelo qual o ensino analítico ainda prevaleça. Objetivo: Propor atividades para o ensino dos conteúdos do voleibol a partir das características interacionistas e verificar se, de fato, essas características são observadas durante a realização das atividades. Metodologia: Foram propostas atividades para o ensino do passe, saque e bloqueio, todas buscando contemplar as seguintes características: 1) aluno como centro das atenções, 2) ensino do todo para as partes, 3) valorização da imprevisibilidade, 4) contextualização, 5) ensinar mais que a modalidade, 6) inclusão, 7) vivência de diferentes funções, 8) problemas resolvidos pelos alunos, 9) formação de cidadãos, 10) adaptação de materiais, regras e espaços, 11) valorização do conhecimento prévio do aluno e 12) evitar a especialização precoce. As atividades foram ministradas em um projeto de extensão de voleibol para doze crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, de ambos os sexos, iniciantes na modalidade e alunos de uma Escola Municipal de Uberaba/MG. Todas as atividades elaboradas foram ministradas pelos professores do projeto e filmadas pela pesquisadora que não interviu durante as aulas. A pesquisadora analisou as gravações buscando identificar cada uma das 12 características em cada atividade ministrada. Resultados: Ao todo foram propostas 14 atividades, sendo 5 atividades para o passe, todas utilizando a rede (1- toque com deslocamento lateral; 2- toque em grupo; 3- time manchete x time toque; 4- acerte o conte adversário; 5- toque ou manchete? A cor da bola define), 4 atividades para o saque, todas utilizando a rede (1- saque em distâncias diferentes; 2- voleibol cego; 3- batalha naval; 4- jogo da velha) e 5 atividades para o bloqueio, com 4 utilizando a rede (1- rede humana; 2- bloqueio com seis; 3- bloqueio duplo; 4- minivôlei dentro da zona de ataque; 5- alunos x professora). Duas atividades para o passe (acerte o cone adversário e toque ou manchete? A cor da bola define) e duas atividades para o saque (Saque em distâncias diferentes e jogo da velha), não contemplaram a característica 7. As demais atividades contemplaram todas as características. Em relação ao bloqueio, uma atividade (Bloqueio com seis) não contemplou as características 3, 5, 6 e 8. As demais atividades contemplaram todas as características.