Proposição para o ensino de lutas/artes marciais segundo os pressupostos Wallonianos
Por Alcides José Scaglia (Autor), Camila Beltrão Medina (Autor), Kleber Tuxen Carneiro (Autor), Rodrigo Souza Guimarães (Autor), Fábio Pinto Gonçalves dos Reis (Autor).
Resumo
O artigo retratado nesta comunicação científica expõe uma proposição crítico-reflexiva cujo teor coloca em perspectiva o ensino de lutas/artes marciais para crianças, segundo as contribuições epistemológicas da teoria psicogenética de Henri Wallon. Para formulá-la, fez-se uma investigação de natureza bibliográfica. Seu empreendimento se justifica em razão de a literatura científica sobre a pedagogia das lutas/artes marciais nas aulas de Educação Física indicar um conjunto de fatores e circunstâncias que obliteram o ensino dos conhecimentos concernentes a essa manifestação da cultura corporal do movimento, mormente, quando se trata de bebês e crianças bem pequenas. Soma-se a isso a alegação de que os docentes não versam o tema em virtude da escassez de aportes teóricos ou propostas pedagógicas sistematizadas. A proposição elaborada não anela ser prescritiva, tampouco se apresenta como uma espécie de “referencial curricular”, mas se inscreve como uma perspectiva, cuja finalidade alvitra contribuir para a organização do trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Infantil.
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