Psicomotricidade na Educação Infantil: Percepções de Professores de Educação Física
Por Josival Caetano da Silva Filho (Autor), Igor Augusto Marques Vieira (Autor), Ana Patricia Falcão (Autor), Walmir Romário dos Santos (Autor), Wlaldemir Roberto dos Santos (Autor), Marlene Salvina Fernandes da Costa (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 30, n 327, 2025.
Resumo
A psicomotricidade é um campo transdisciplinar que investiga as interações entre as habilidades motoras e o psiquismo, integrando aspectos emocionais, cognitivos e motores ao longo do desenvolvimento humano. Sua inserção na Educação Física escolar, em especial na Educação Infantil, é essencial para promover uma abordagem integral do desenvolvimento, estimulando a expressão, a ação intencional e a construção do pensamento. Sua presença na Educação Física escolar, em especial na Educação Infantil, é essencial para promover a integração corpo e mente, incentivando a expressão, a ação e a construção do pensamento. Este estudo teve como objetivo compreender como os professores de Educação Física percebem a contribuição da psicomotricidade para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com quatro professores de municípios pernambucanos, sendo dois da rede pública de ensino e dois da rede privada de ensino. As entrevistas foram realizadas a partir de questões norteadoras que abordaram a formação profissional, a aplicação da psicomotricidade em sala de aula, suas metodologias e os efeitos do desenvolvimento psicomotor na infância. Os resultados mostraram que, embora os professores reconheçam a importância das habilidades psicomotoras na educação física escolar, suas falas revelam uma compreensão heterogênea e, por vezes, uma adaptação deficiente aos critérios metodológicos utilizados. Conclui-se que, apesar do reconhecimento teórico da importância das habilidades psicomotoras, ainda existem lacunas na prática docente que exigem capacitação contínua e maior clareza na elaboração de propostas metodológicas contextualizadas