Representações sociais na educação especial: atenção colaborativa
Por Danielle Miranda Gasperin (Autor), Edimar Francisco Nunes (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 30, n 324, 2025.
Resumo
Este ensaio tem como objetivo discutir a relação entre a Teoria das Representações Sociais e a Educação Especial no que se refere ao cuidado colaborativo. Esta discussão será baseada tanto na experiência profissional quanto na revisão de fontes bibliográficas que abordam a Teoria das Representações Sociais e a Educação Especial como modalidade de ensino. Educação Especial é uma modalidade de ensino que tem como foco o desenvolvimento de serviços educacionais especializados, utilizando os recursos e serviços disponíveis e orientando os processos de ensino e aprendizagem em classes regulares do ensino fundamental. É por meio dessa modalidade de ensino que a inclusão se concretiza. Portanto, faz-se necessário discutir e definir alguns preceitos à luz das Representações Sociais, ou seja, como conceitos como Inclusão, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado e Atendimento Colaborativo são de fato concebidos. O grupo profissional da escola ainda mantém a visão de que há grupos de professores que precisam assumir posições antagônicas, como os professores de sala de aula e os professores de Educação Especial do Serviço Educacional Especializado. Na realidade, o que deveria acontecer é exatamente o oposto: entender que todos buscam o mesmo objetivo quando se trata de oferecer uma educação equitativa e garantir os direitos dos alunos. Isso se relaciona com as Representações Sociais presentes no contexto escolar sobre Educação Especial e Educação Inclusiva.
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