Resumo

A presença do esporte na Educação Física escolar resume-se basicamente às quatro modalidades em detrimento das demais, limitando o acesso dos educandos a conteúdos esportivos, como os esportes com raquetes. Assim, visualizamos no Tênis, a vivência de uma nova experiência esportiva. O objetivo desta pesquisa foi criar possibilidades para o ensino do tênis, adaptando espaço, regras, reciclando e/ou reaproveitando materiais, utilizando métodos modernos de ensino que contribuam para a aprendizagem das habilidades e lógica interna deste esporte, possibilitando o protagonismo e a autonomia do aluno, visto que, este conteúdo faz parte do nosso componente curricular, mas que seu ensino e aprendizagem se mantem “esquecido” no ambiente escolar, sob algumas conhecidas alegações como, desde a falta de materiais e espaços adequados, e a não vivência dos seus profissionais com este, além da predominância das tradicionais modalidades como conteúdos absolutos do esporte escolar. O presente estudo tem caráter descritivo, tipo relato de experiência. Este se deu ao longo das aulas de Educação Física que ocorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anaíza Luiz Calixto, localizada no município de Patos (PB) - interior do sertão paraibano. Já o conteúdo selecionado para o presente estudo, foi o tênis em virtude da necessidade de possibilitar o ensino-aprendizagem desta modalidade não tradicional no desporto escolar por meio de uma visão didático/pedagógica e métodos contemporâneos de ensino. No final do desenvolvimento da pesquisa, concluímos que: 1- É possível o ensino deste conteúdo mesmo diante de contextos escolares carentes de espaço e de materiais; 2- Mesmo sendo um esporte não tradicional na Educação Física escolar, mostrou-se ser um conteúdo de grande aceitação pelos alunos; 3- Por suas características de ser um esporte ativo, individual ou em duplas, possibilitou o protagonismo e a autonomia do aluno na sua prática. Por fim, percebemos que o tênis é um conteúdo possível de ser ensinado mesmo diante dos empecilhos presentes no ambiente escolar e que possui características motivadoras no seu ensino-aprendizagem, na sua vivência.

Acessar