Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por níveis de desenvolvimento inapropriados de atividade, impulsividade e desatenção que acarreta prejuízos psicossociais ao longo da vida. Esses sintomas interferem no funcionamento pessoal, social, acadêmico do indivíduo e de acordo com alguns achados, a partir dos pressupostos envolvidos na etiologia do transtorno, anormalidades neurais teriam direta influência na aprendizagem motora destes indivíduos. Um dos principais fatores manipulados para facilitar essa aprendizagem é a prática, a partir de suas organizações estruturais. Assim, o presente estudo teve como principal objetivo identificar e analisar as evidências disponíveis na literatura cientifica sobre a aprendizagem motora, a estrutura de prática e o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade. Para a busca e seleção dos estudos, foram utilizados os seguintes descritores: "practice schedule", "motor learning" AND "adhd", "practice schedule" AND "adhd"; "estrutura de prática", "aprendizagem motora" e "tdah", "estrutura de prática" e "tdah"; as buscas foram realizadas nas bases de dados: PubMed, ProQuest Eric, Scopus e Web of Science. A amostra final foi de 116 estudos, sendo 93 do descritor "practice schedule", 20 do descritor "motor learning" and "adhd" e 3 do descritor "estrutura de prática". Os achados mostram que a correlação entre aprendizagem motora e o TDAH comumente é investigada sob a ótica do das habilidades de caligrafia (FRINGS et al., 2010a), tempo (FRINGS et al., 2010b) e inibição (SCHACHAR et al., 2005) de resposta motora, focos de atenção interno e externo (CHUA et al., 2019; GHORBANI; DANA; CHRISTODOULIDES, 2020), conhecimento de performance (BISHOP; KELLY; HULL, 2018) e outros aspectos relacionados ao desempenho motor. Não foram encontrados estudos que verificassem relações entre o fator prática e o TDAH. A partir dos acometimentos neurais característicos do transtorno e dos aspectos neurobiológicos das estruturas de prática, foram encontrados estudos que tratassem deste último e por isso procurou-se estabelecer uma correlação entre as duas variáveis. A partir disso, algumas hipóteses foram elencadas, porém um estudo experimental seria o mais indicado para testá-las

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