Resumo
Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional Educação Física em Rede Nacional e teve como tema central a implementação da Lei 10.639 no contexto da formação continuada de professoras. O objetivo geral consistiu em compreender como um curso de formação continuada, fundamentado numa educação antirracista, que visava auxiliar os professores da Educação Infantil na efetivação da Lei 10.639 nas escolas. Foram delineados três objetivos específicos: investigar a percepção dos professores sobre a educação das relações étnico-raciais e a implementação da Lei 10.639 no ambiente escolar; verificar como o referencial teórico dos valores civilizatórios afro-brasileiros proposto por Azoilda Trindade pode auxiliar na formação das professoras; e avaliar se a formação continuada ofereceu os subsídios necessários para que os professores atuassem na perspectiva da educação antirracista. O público participante foi constituído por 12 professores que atuam na Educação Infantil na cidade de Santo André/SP. Tratou-se de uma pesquisa de linha metodológica qualitativa, através de uma pesquisa participante. Para a obtenção de dados, realizou-se um grupo focal que se reuniu em dois momentos durante a pesquisa, um encontro antes e outro após a formação. A análise e discussão dos dados foi realizada com base na análise temática e referenciais no campo da educação antirracista, formação continuada de professores, valores civilizatórios afro-brasileiros e jogos e brincadeiras. A pesquisa justificou-se pela ausência de políticas públicas contínuas que planejem e organizem formações para as professoras que visem efetivar a educação antirracista. Os dados obtidos revelaram que a formação continuada teve um impacto positivo na percepção dos professores em relação à educação das relações étnico-raciais e que políticas públicas que garantam essas formações são primordiais para a efetivação de uma educação antirracista.