Teresinha

O laércio tem informado que a feira de Negócios do Congresso CEV 2010 - Sao Luis do Maranhão, 10 a 13 de novembro, estrá sob a tua responsabilidade, haja vista voce ter experiencia na área.

Pois bem, o tema: ESPORTES - e suas Ciências - QUE NEGÓCIO É ESSE? está começando a se delinear. Ainda temos problemas quanto à organização e financiamento do mesmo. mas temos avançado um pouco e recuado muito.

Hoje, todas as tratativas com os setores do Governo estadual estão em suspenso. Mudança de quase toda a equipe dos secretários, especialmente os de Esporte e Juventude (esta já está definido, mas pediu uma semana para tomar pé da situação e voltarmos a conversar, o que deve ocorrer na proxima semana apenas...); o de Ciencia e tecnologia, só consegui conversar com auxiliares; já saiu, junto com os auxiliares; espero uma definição para voltar as tentativas de negociações; mesma coisa com a UNIVIMA - Universidade Virtual do Maranh~´ao -  e a UEMA - Universidade Estadual do Maranhão...

Quanto às universidades particulares, estamos aguardando...

Vanmos á feira... já temos o local; MultiCenter SEBRAE... ontem nova conversa com o superintendente, Manoel Pedro, e acertado que o SEBRAE enteraria com o local - aluguel de 60 mil, conforme planilha que apresentaram...; e colocará um pessoal à disposição para ajudar, mas temos que definir:

o que vamos apresentar - Feira de Conhecimentos, Inovações Tecnológicas e Negócios... tipo AMAZONTEC - entre no sitio do SEBRAE e de uma olhada o que foi o de São Luis, ano passaod... essa é a ideia...  

Quem vai participar: aí que voce entra... as empresas que fabricam, as que vendem, as que representam equipamentos voltados para a área de atividade física e saude... para a área das Ciencias do Esporte... tem como ver isso?

Minha ideia é termos a feira acontecendo, networking, e negócios, ao mesmo tempo com as desconferencias do Laercio - essas ocuparão sete salas... o espaço da feira é o de circulação... atrair publico... teremos estandes do SEBRAE e a ideia de negocio Academia de Ginastica e Empretec... o CEV, o Sistema CONFEF/CREF, nosso parceiro o CREF-MA nesse empreendimento... e um espaço para as IES públicas - IF-MA, UEMA, UFMA... outro espaço para as IES particulares apresentarem-se e aos seus serviços na área da Saúde: UniCEUMA, UnDB, Fasc. São Luís, UNISULMA; a estas, a ideia de vender espaço, contra patrocínio do evento - co-promotoras... e ter um espaço de exposição...

Uma outra área, ao Sindicato de Profissionais e à Secretaria Estadual do CBCE... e as demais áreas para venda de estandes aos empresarios e empresas que comercializam materiais esportivos e que atendam á área de saúde e atividade física e ciencias afins...

Tem como fazer um Plano desses? afinal teremos que contrar a empresa que monatrá os estandes...

O Manoel pedro me sanilisou, ontem que há recurso para patrocinio de eventos, junto ao SEBRAE NACIONAL, que não tem nada a ver com o que o estadual (MA) esta fazendo. Ha planilhas,pedidndom o recurso, mas não tenho conseguido abrir e nem tenho ideia como fazer uma feira desse porte... esse seria o teu campo e responsabilidade...

Tem como ver isso e vermos como pedir esses recursos? Vou ver poer aqui quem tem esse equipamento, para solicitar orçamento e podemos então apresentar ao SEBRAE.

às IES enho falado em uma cota de patrocinio de R$ 25.000 com direito à espaço - se tivermos 4 das cinco...

Leopoldo

(por ’sugestão’ do Laércio, que disse que devo tratar essas questões diretamernte com voce... esse é o nosso presidente-guru-geek... - trate direto com a teresinha, já mandou isso para ela?) 

Comentários

Por Teresinha Daninger Isobe
em 15 de Abril de 2010 às 15:17.

Leopoldo, Bom Dia,   Tive uma conversa com o Laércio, achei a proposta do evento muito interessante, expliquei para ele que tem algumas coisas não domino tão bem, porisso se escrever algo que não esteja totalmente adequado à proposta ou ao momento do evento, por favor tenha a tranquilidade de opinar, sugerir, picotar, vetar, etc.   Não conheço a Amazontc, procurei na internet e só achei isto, vi um vídeo no Youtube, mas só tem palestras não vi a feira, mas deixo o realise aqui para a gente ir documentando, no site do SEBRAE não consegui achar este evento de São luiz, se vc tiver o linque manda por favor. (Tks)   O desenvolvimento sustentável da Amazônia foi tema abordado nesta quinta-feira, 30, durante a palestra ministrada por diretores do Sebrae no plenário da Assembléia Legislativa. A realização da 6ª edição do Amazontec, que acontece em São Luís, de 25 a 29 de novembro, motivou o deputado Pavão Filho (PDT) a solicitar a apresentação do evento aos deputados.

Sob a presidência do deputado César Pires (DEM), a palestra “Amazontec: Educação e inovação pela sustentabilidade” foi apresentada pelos coordenadores do evento, José de Ribamar Silva Moraes e José Antônio Fernandes.

O Amazontec acontece desde 2001 com o objetivo de promover a inovação e a difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos para projetos ecologicamente corretos, com vistas ao desenvolvimento harmônico da Pan-Amazônia, orientando rumos seguros principalmente para negócios de pequeno porte.

A Pan-Amazônia é formada por oito países latinos – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. No Brasil, envolve os oito estados que integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão.

O Amazontech 2008 acontece de 25 a 29 de novembro no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e no Multicenter Sebrae, com a realização de conferências, fóruns, palestras, minicursos, oficinas e outras atividades. A programação e outras informações sobre o evento estão no site www.amazontech2008.com.br.
  Vamos a questão da feira,   A feira não vai existir sozinha, ela só existe porque tem o evento, então temos que ter a característica do evento, previsão de público, perfil do consumidor, quais as ações de marketing faremos para chamar mais público, etc.   Pelo que entendi é uma feira institucional prioritariamente, seguindo esta linha de pensamento temos que pensar, quem pagaria para estar nela, porque pagaria, quanto pagaria e que vantagens teria.   Com esta delimitação temos que montar o projeto comercial, decidir o tamanho da feira, contratar uma montadora que vai fazer a planta, temos que ter uma pessoa de produção local que vai cuidar das licenças, pagamento de taxas e alvará de funcionamento.   Com estes custos nas mãos temos que definir o preço que vamos cobrar nos estandes e as condições de pagamento, juntamente com esta definição precisamos que a pessoa contratada da produção faça o manual do expositor e as normas de montagem.   È importante tem um escritório que possa servir tanto de local para reuniões, como para o grupo que está trabalhando se encontrar, discutir os passos, avaliar e o pessoal de produção trabalhar.   Fora isto precisamos de alguém que possa fazer as vendas, alguém comercial, pela minha experiência o maior volume de expositores é sempre da cidade sede, pessoas de outras localidades só vão se tiver incentivo, porque o deslocamento dentro do Brasil, mais os impostos é muito caro, além disto tem que pagar a viagem, hospedagem alimentação, etc...   Perfil do expositor que vc colocou.  
  • Estandes do SEBRAE - este é institucional, damos o espaço no chá e eles montam não tem grande complicação
  • Negocio Academia de Ginastica - este são os mais chatinhos tem muita oferta de feira e as empresas deste segmento estão mais aqui no Sudeste só vão com incentivo ($$), queremos o contrário que eles paguem para participar, temo que pensar melhor o que podemos oferecer par encher os olhos deles...
  • Empretec...  - creio que será no mesmo esquema do SEBRAE, ou eles estaram juntos no mesmo estande?
  • O CEV, este tem que ser custos do evento e tem que ter dois objetivos atendimento geral do público e outra parte mais reservada para receber empresários, parceiros, investidores, etc, para isto já tem que estar com o projeto dos próximos 1 ou 2 anos prontos ou quase) 
  • O Sistema CONFEF/CREF, dar o chão e eles montam, pela experiência que eu tenho eles não costumam fazer isto esperam que a gente doe a montagem básica mesa e cadeira, iluminação, etc (o que quer dizer mais custos)
  • Nosso parceiro o CREF-MA nesse empreendimento... idem CONFEF / CREF
  • Espaço para as IES públicas - IF-MA, UEMA, UFMA...  será que eles pagam pelo espaço?
  • Outro espaço para as IES particulares apresentarem-se e aos seus serviços na área da Saúde: será que eles pagam pelo espaço? 
  • UniCEUMA, UnDB, Fasc. São Luís, UNISULMA; a estas, a ideia de vender espaço, contra patrocínio do evento - co-promotoras... e ter um espaço de exposição...
  Bom por enquanto é isto acho que já dá para a gente ir alinhando. Abraço   Teresinha  

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 15 de Abril de 2010 às 18:16.

Pois é. Teresinha... esse o problema. Mesmo contratando uma empresa - e aqui temos - tem a questão de quem vai pagar essa consultoria...

Tenho acesso aquelas qe prestam serviço ao SEBRAE, que montaram a AMAZONTEC... uma feira de conhecimentos e inovasções tecnologicas e negocios... que a participação de quase todas as IES da região amazonica...

Seria nesses moldes, só que especifica para a area de atividade fisica e saude.

O que precisamos, é a definição, por parte do comitê organizador central, do quem ou quem - injstitucional - vai estar presente... isso, já deveria estar definido...

Mas com o laerrcio, só 0o charme dele é suficiente para virem... sabemos que não é assim... ate agora temos o pessoal do Puga - CEV Leis mas ainda sem uma programação. A Katia - corporeidade - esta começando a ver o que eles querem, e é só.... ja conversou com o pessoal da a´rea de medicina esportiva, e disseram estar felizes com o evento e farapo o possivel para participar...

e aí?

espaçpo, já arranjei. mas falta toda a infra-estrtutura... quem paga? so vendendo os espaços... senão, faremos umj acordo c0om a UNIVIMA ou a UEMA, e transmitimos tudo via skype... de onde voce estiver... ou no iutube... sai de graça.

O quer tenho por aqui, que é um ano ingrato. Não haverá recursos, todos carreagdos par a campanha politica.

Tenho uma ideia, mas as IES publicas não terão como bancar nem os espaços;as particulares, ficaram de estudar... temos que ter, pelo meno 300 mil em ãos, para dar o ponta-pé. Se o Presidente não disser de onde vem... eu não posso pagar com meu salario de professor de escola pública, aposentado...

Não sei como sair dessa arapuca. ,

Tudo o que voce colocou ai, já discuti com o Laércio, mas ele parece não escutar.
Acha que tudo se resolve, é só colocar a teresinha no circuito, e a feitra está ´pronta, o ino, quer os palestrantes virão, e assim vai...

Desde o inici0o tenho i9nsistido na questão financeira. ele acha que não é importante. A cobrança de inscrição, ele acha que deve ser de gratis ou quanto muito 10zão...

O tempo passa... os daCDiretoria têm que resolver alguma coisa

Leopoldo

Por Teresinha Daninger Isobe
em 18 de Abril de 2010 às 12:06.

Leopoldo, vc tem toda a razão nestas olocações, ontem estive em dois eventos distintos, um da área de Educação física, Fitness e Saúde, é o quinto ele que eles fazem evento e este é o primeiro ano que conseguiram por feira, bem se considerarmo 7 standes feita, mesmo assim o povo reluta em ir, conversei com um dos expositores que foi só porque era migo do organizador, não botave fé no evento, enfim tinham 800 pessoas lá ele teve que ir duas vezes na fábrica para pegar mais acessório, só não vendeu mais porque  não tinha, ai ele disse vim só para tstar ano que vem vou investir e só faço 2 eventos de feira para este público agora vou colocar este terceiro pq fica na região sudeste, este é o meu limite, estava se referindo que só expões no Sul e sudeste.

Tudo neste evento estava bem feitinho, mas dá para notar que com muita economia, não adianta inventar sem dinheiro não conseguimos bom equipamentos e nem dá para fazer um cenário bonito, não conseguimos contratar pessos qualificadas para o atendimento e tudo vira uma bola de neve de improvisação.

Bom o outro evento era o contrário de Futebol na Bienal do Ibirapuera, tinha muiiiito dinheiro tudo lindo bem montado maravilhosos e não tinha muito públi, mas quem estava lá era o povo de dinheiro que não gosta de aglomeração mesmo, espaço para  muiiiito relacionamento, sabe coisa de "tubarão" tinha teambém atendimenbto ao publico ancorado em duas grande lojas vende TV para a copa com preço ótimo e financiamento próprio e outra uniformes.

Enfim eu não conheço o Maranhão e como funciona este mercado, mas no Sudeste é assim o povo só paga se puder ter o retorno em dobro ou se der um prestígio imenso (visibilidade mídia) ou se for um passo político para poder na frente ganhar 5 vezes mais.

Aqui no Sudeste tem-se fama que ai na sua região o povo ou é muito rico ou muito pobre que a grande massa não compra que os custos para estar ai não valem o retorno, pode ser que todos estejamos tremendamente errados, porisso precisamos de uma análise fria e realista de até onde podemos ir. qual o diferencial competitivo que tem ai na sua região que vale a pena o expositor estar ai, dá para vender  para os donos do dinheiro, o que traz de prestigio? Relacionamento, porisso perguntei o perfil do público e o volume de pessoas envolvidas....

Quero muito ajudar e ficaria muito feliz em ajudar a construir um evento de sucesso ai, acredito piamente que é possível, mas não da para pensar dentro do quadrado temos que entender bem as ferramentas que temos nas mãos os contatos para poder montar algo maravilhoso e que satisfaça os objetivos dos envolvidos.

Abraço

Teresinha

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 18 de Abril de 2010 às 16:13.

Teresinha,

esta semana vou me dedicar ao Congresso - Feira. Ainda não tenho orçamento para os estandes, nem para o equipamento para as salas de debates... vou providenciar isso e correr às agencias de financiamento, com o orçamento completo... ainda não temos!!!

Sexta consegui as duas empresas que atuam nesse setor, prestando serviços para o SEBRAE. Já liguei varias vezes, sem retorno. Vou ver de novo.

Fica faltando, e seria por conta de voces as seguintes definições:

1. taxa de inscrição - minha proposta é de R$ 100,00 - com descontos pela data de pagamento:

   até 30 de agosto - R$ 60,00; 1 a 30 setembro - R$ 75,00; outubro, até 20- 85,00 - depois dessa data, integral...

   sem desconto para estudantes.... e necessária a inscrição I(pagamento...) para submeter trabalho...

  acredito que, ao pagamento, uma senha para acessar todo o material on-line... liberar tudo só após 30 dias do evento... há necessidade de F A T U R A R, viu Laércio??

Para isso, em qual conta? o Ale vai criar aquele mecanismo?

2. olhar e melhorar a apresentação do evento... j´-a mandei isso e ninguem disse nada ainda, para dar a redação final e o Ale criar a ficha de inscrição. Essa, também já dei uma ideia do que deveria conter... é so procurar ai em cima...

3. mecanismo de que T O D A S as listas recebem os informes... e que os moderadores se dediquem a mobilizar o pessoal

4. inscrição de trabalhos - duas formas, in loco; on-line... ambas no iutube? e os resumos? e as coletaneas? o interessado increve-se, comunicando que vai apresentar trabalho - recebe senha para inscrever e manda o trabalho, resumo (usual...) e texto completo (limitado à 25 paginas, máximo de 5 autores registrados...), apresentação no iutube de no máximo 10 minutos... os resumos serão disponibilizados, c0om link para o texto compelto, que deverá estar depostado na Biblioteca; mesma coisa a apresentação no iutube, também lincada...n automatica a comunicação que o trabalho foi aceito, para apresentação, para que o(s) autor(es) possam providenciar os recursos juntos as suas instituições  de passagens e diarias... lembrando que temos um prazo, para inscrição - do dia da abertura das inscrições até 30 DE AGOSTO - que darão os 60 dias necessários para a liberação dos recursos para os viajantes...

5. vamos nos preocupar com o lançamento ofical do Congresso e as inscrições ( no congresso e dos trabalhos...) lembrando sempre de que NÃO SERÁ NEGADA INSCRIÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO(S) à NINGUÉM... mas isso, não precisa vir a público...

ESTOU DANDO UM PRAZO A TODOS OS DADIRETORIA... SE O CONGRESSO NÃO ESTIVER NO AR ATÉ 30 DE ABRIL... NÃSO HAVERÁ TEMPO PARA FAZER... FAREMOS UM CONVESCOTE VIA SKIPE...

Por Teresinha Daninger Isobe
em 19 de Abril de 2010 às 08:59.

Leopoldo, Bom Dia,

A feira é um meio para conseguir verba, mas o povo só vem para a feira se tiver perspectiva de vender, este apelo precisa ficar claro já que estamos em um mundo capitalista e o dinheiro é que faz as coisas girarem... conversei com o Yochio (meu marido que trabalha na federação de volei e com eventos) ele está acionando uns amigos no Maranhã que trabalham com feira, vamos ver se o povo se interessa por vender os standes, já aviso que o praxe é eles ficarem com 20% do que conseguirem vender.

Fica faltando, e seria por conta de voces as seguintes definições:

1. taxa de inscrição - concordo com as suas colocações tem que cobrar sim todo mundo cobra, o valor está bem adequado à nossa realidade, sim precisa criar um mecanismo para o pessoal comprar pela internet, de preferencia por cartão de crédito, tem um site se não me engano compra fácil que acredito ser o melhor no nosso caso, eles trabalham com todos os cartões, tem sistema de segurança e a taxa é baixa em compração com outros sites, precisa ter uma conta  bancária do evento para o pessoal que prefere fazer depósito, e este tem que ser identificado, senão depois a gente fica louco para tentar descobrir quem pagou ou não, o povo é desorganizado paga e não avisa e acha que a gente tem bola de cristal, seria interessante que a ficha de inscrição já ficasse no sistema lincada a um bando de dados que neste tivesse a opção de inscrição também nas oficinas e palestras para a gente ter uma idéia de quantas pessoas vão ter nos programas e a parte do pagamento tivesse um sistema que a pessoa que for administrar possa colocar o ok e a forma que o dinheiro entrou, assim a gente já monta o fluxo de caixa do evento, mesmo porque a gente não pode contratar os serviços para pagar a vista ou antecipado e só receber depois de 30, 40 dias.

2. Apresentação do evento: vou olhar depois com mais calma, dei uma geral e não consegui captar de primeira vou olhar com mais calma.....

3. Divulgação: mecanismo de que T O D A S as listas recebem os informes... e que os moderadores se dediquem a mobilizar o pessoal, isto é excelente fora isto precisa ter algum tipo de divulgação física, sabemos que estatisticamente o publico alvo em média acessa a internet uma vez por semana, quando acessa, então temos que ter outra forma de chegar a este precisamos do apoio das universidades e dos professores para falarem nas salas de aula e alavanca muiiiiitos estudantes, a gente precisa de volume de gente para fazer girar o evento e atrair a atenção do povo da grana...  

4. inscrição de trabalhos - Isto não entendi direito como vai ser, mesmo porque não sou a mais habilidosa na internet e não sei usar muito bem as ferramenta o yuotub mesmo não sei postar nem pegar os filminhos de lá, mas confio em vcs que vão ser didáticos ...

5. Lançamento ofical do Congresso: precisa fazer bem feitinho e com um marketing bonito, não só escrito pelas listas, seria importante criar uma identidade visual que mostrasse a inovação do que é, outra coisa tem que criar um site do evento um ambiente em que a gente entre e possa navegar tirando todas as dúvidas do mesmo, leopoldo dá uma olhada no www.fitnessbrasil.com.br entra no evento de Santos, olha os setores que eles tem olha o manual do expositor e as normas de montagem do evento, temos que ter tudo isto, fora isto precisamos ter o espaço para o pessoal que vai apresentar os trabalho, temos que esplicar o que é desconferencia e os demais modelos que vamos usar, a grande massa não tem idéia do que se trata temos que fazer a apresentação de forma bem dinâmica, para que a pessoa leia e e pense não posso ficar fora desta....

Bom, veja o que precisa diretamente de mim para que possa acelerar ao máximo esta organização.

Abraço

Teresinha

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 19 de Abril de 2010 às 11:06.

Teresinha, Laércio, Alê, Demais...

Vamos seguir as indicações da Teresinha.

Alê, temos já uma identidade visual? aquela questão da forma de pagamento/recebimento? já tem noticias de como funciona?

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 19 de Abril de 2010 às 11:15.

CONGRESSO CEV 2010

 

 

Como podemos desejar que as pessoas interajam de uma maneira inovadora nos meios digitais se nos encontros presenciais ainda mantemos os velhos modelos de reunião, palestra, aula, congresso e conferência?

 

MODO DE FAZER

 

            A inteligência coletiva, o conectivismo, o aprendizado em rede e as diversas formas de conexão entre indivíduos passaram a exigir modelos de encontros presenciais menos hierárquicos, mais ricos em possibilidades e inovação.

 

O Que Vamos Fazer:

            Conversações - Interações verbais entre humanos envolvendo conceitos concretos e abstratos para a elaboração de conteúdos individuais de percepção da realidade.

            Conversa + Ação - A conversação, quando acontece de modo intenso e verdadeiro, geralmente nos leva à ação. O conhecimento construído em uma conversação motiva, mobiliza e instiga os participantes a quererem mais, buscando novas experiências para enriquecer e alimentar o processo.

            Em seu modelo mais evoluído a conversação segue um fluxo dinâmico e harmônico onde duas ou mais pessoas apresentam seus pontos de vista na construção de um aprendizado conjunto.

            Uma conversação bem-sucedida transcorre em um equilíbrio de interesses pessoais pela relevância do assunto e termina com uma agradável sensação de conhecimento construído colaborativamente.

 

Significado - A conversação é base da Aprendizagem Informal. Sem dúvida é a mais poderosa ferramenta de interação social existente. A troca de experiências através de conversações teve um indiscutível papel na evolução e sobrevivência de nossa espécie. O homem conversa desde os tempos da caverna, trocando experiências, desenvolvendo vínculos e elaborando suas reflexões em grupo.

Uso e finalidade Através das conversações as redes sociais se estabelecem e se realizam. A conversação permite a troca de conhecimento tácito (prático) entre as pessoas e funciona como meio principal de construção de conhecimento dentro das comunidades.

 

PRIMEIRA DESCONFERENCIA –

SÃO LUIS DO MARANHÃO – 2010

 

Definição - A Primeira Desconferencia do CEV - CONGRESSO CEV 2010 - é um evento espontâneo, auto-gerido e independente e pretende proporcionar a pessoas que estão inscritas no CEV uma oportunidade de conversação e troca de experiências, atitudes e conhecimentos.

 

Referências - Os princípios que guiam uma desconferência são diretamente influenciados pelo trabalho de Harrison Owen, que descreve um método de organizar grupos de interação, chamado Open Space Technology. Owen em seu artigo "Opening Space for Emerging Order", explica os Quatro Princípios do Open Space:

 

1) Seja quem for que veio, é a pessoa certa;

2) O que quer que aconteça, é apenas aquilo que deveria ter acontecido;

3) Quando quer que comece é na hora certa;

4) Quando acaba, acabou;

 

E acompanhando a Lei dos Dois Pés afirmando que, "Se a qualquer momento você encontra-se em qualquer situação onde você não estiver nem aprendendo ou contribuindo – use seus dois pés e dirija-se para um lugar mais ao seu gosto".

 

Estas leis não são regras a serem seguidas, mas apenas descrevem o que ocorre naturalmente. Elas têm um efeito legitimador sobre nosso modo de ser espontâneo, nos livrando da culpa e punição por desejarmos abandonar uma reunião chata, ou divagar mentalmente enquanto alguém diz algo que não nos interessa.

 

 Os princípios de Owen não são norteadores, são liberadores! Interessante observar que Open Space, o Bar Camp, a desconferência e outras formas de conversação livres em grupo, como o Woldcafé e a Investigação Apreciativa, surgem nos anos 80 a partir de pesquisadores acadêmicos no Canadá, México e Estados Unidos. Enquanto a Era do Conhecimento se afirmava os modelos de relacionamento e interação presencial começou a não dar conta da demanda.

Metodologia - Cada participante é encorajado a fazer uma apresentação, demonstrar o projeto em que está trabalhando, ou fazer parte ativamente das discussões que ocorrem nos cantos do evento. Não há lista de palestrantes, nem programação fechada; existem idéias e vontade de colaborar. Trata-se de estar envolvido diretamente em uma estrutura de conversação horizontal e emergente.

 

DESCONFERÊNCIAS - Fóruns auto-organizados para troca de idéias, networking, aprendizado, conversação, demonstração e interação entre pessoas. É um encontro centrado em um tema ao propósito guiado pelos participantes.

 

Serão formados tantos Grupos de Trabalho quantas Comunidades se fizerem representar durante a realização do evento, constituindo ponto de encontro para troca de informações entre pesquisadores, professores e estudantes da área de Educação Física, Esportes e Lazer, aglutinadas por áreas de interesses comuns em temas específicos objetivando a reflexão, produção e difusão de conhecimento acerca dos referidos temas.

 

SALA ABERTA

Serão formados tantos Grupos de Trabalho quantas Comunidades se fizerem representar durante a realização do evento. Os participantes criam e gerenciam sua própria agenda de sessões de trabalho paralelas em torno de um tema central de importância estratégica:

 

1. Todas as questões mais importantes para os participantes serão levantadas.

2. Todas as questões levantadas serão abordadas por esses participantes mais qualificados e capazes de obter algo feito em cada um deles.

3. Em um tempo tão curto quanto um ou dois dias, todas as idéias mais importantes, a discussão, os dados, recomendações, conclusões, perguntas para um estudo mais aprofundados, e planos de ação imediata será documentado em um relatório global - terminado, impressa e em as mãos dos participantes quando eles saem.

4. Quando apropriado e tempo é permitido para ele, o conteúdo total deste documento relatório pode ser focado e priorizado, em questão de poucas horas, mesmo com grandes grupos (100’s).

5. Após um evento, todos esses resultados podem ser disponibilizados para toda uma organização ou comunidade no dia do evento, assim que a conversa pode convidar todos os interessados em execução - agora.

6. E... Resultados como estes podem ser planejadas e implementadas mais rapidamente do que qualquer outro tipo de chamada "intervenção de grandes grupos". É literalmente possível realizar nos dias e semanas que algumas outras abordagens levar meses e anos para fazer.

 

DATA/HORA

EFEMÉRIDE

LOCAL

SÃO MARCOS

ITAPECURU

GRAJAÚ

MEARIM

PINDARÉ

BACANGA

MUNIM

DIA 10

 

DESCONFERENCIAS

SALA ABERTA

CAFÉ CIENTÍFICO

08:00 – 10:00

CEV LEIS

 

 

 

 

 

 

10:00 – 12:00

CEV LEIS

 

 

 

 

 

 

12:00 – 14:00

CEV LEIS

 

 

 

 

 

 

14:00 – 16:00

CEV LEIS

 

 

 

 

 

 

16:00 – 18:00

CEV LEIS

 

 

 

 

 

 

DIA 11

SÃO MARCOS

ITAPECURU

GRAJAÚ

MEARIM

PINDARÉ

BACANGA

MUNIM

08:00 – 10:00

CEV LEIS

 

 

 

 

 

 

10:00 – 12:00

CEV LEIS

 

 

 

 

 

 

12:00 – 14:00

CEV LEIS

 

 

 

 

 

 

14:00 – 16:00

CEV LEIS

 

 

 

 

 

 

16:00 – 18:00

CEV LEIS

 

 

 

 

 

 

DIA 12

SÃO MARCOS

ITAPECURU

GRAJAÚ

MEARIM

PINDARÉ

BACANGA

MUNIM

08:00 – 10:00

CEV LEIS

 

 

 

 

 

 

10:00 – 12:00

CEV LEIS

 

 

 

 

 

 

12:00 – 14:00

CEV LEIS

 

 

 

 

 

 

14:00 – 16:00

CEV LEIS

 

 

 

 

 

 

16:00 – 18:00

CEV LEIS

 

 

 

 

 

 

DIA 13

SÃO MARCOS

ITAPECURU

GRAJAÚ

MEARIM

PINDARÉ

BACANGA

MUNIM

08:00 – 10:00

 

 

 

 

 

 

 

10:00 – 12:00

 

 

 

 

 

 

 

 

15 HORAS

30 HORAS

30 HORAS

30 HORAS

 

15 TEMAS

15 TEMAS

15 TEMAS

15 TEMAS

15 TEMAS

15 TEMAS

15 TEMAS

 

 

30 TEMAS

30 TEMAS

30 REUNIÕES

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 19 de Abril de 2010 às 11:17.

CONGRESSO CEV 2010

 

 

Como podemos desejar que as pessoas interajam de uma maneira inovadora nos meios digitais se nos encontros presenciais ainda mantemos os velhos modelos de reunião, palestra, aula, congresso e conferência?

 

MODO DE FAZER

 

            A inteligência coletiva, o conectivismo, o aprendizado em rede e as diversas formas de conexão entre indivíduos passaram a exigir modelos de encontros presenciais menos hierárquicos, mais ricos em possibilidades e inovação.

 

O Que Vamos Fazer:

            Conversações - Interações verbais entre humanos envolvendo conceitos concretos e abstratos para a elaboração de conteúdos individuais de percepção da realidade.

            Conversa + Ação - A conversação, quando acontece de modo intenso e verdadeiro, geralmente nos leva à ação. O conhecimento construído em uma conversação motiva, mobiliza e instiga os participantes a quererem mais, buscando novas experiências para enriquecer e alimentar o processo.

            Em seu modelo mais evoluído a conversação segue um fluxo dinâmico e harmônico onde duas ou mais pessoas apresentam seus pontos de vista na construção de um aprendizado conjunto.

            Uma conversação bem-sucedida transcorre em um equilíbrio de interesses pessoais pela relevância do assunto e termina com uma agradável sensação de conhecimento construído colaborativamente.

 

Significado - A conversação é base da Aprendizagem Informal. Sem dúvida é a mais poderosa ferramenta de interação social existente. A troca de experiências através de conversações teve um indiscutível papel na evolução e sobrevivência de nossa espécie. O homem conversa desde os tempos da caverna, trocando experiências, desenvolvendo vínculos e elaborando suas reflexões em grupo. Uso e finalidade

            Através das conversações as redes sociais se estabelecem e se realizam. A conversação permite a troca de conhecimento tácito (prático) entre as pessoas e funciona como meio principal de construção de conhecimento dentro das comunidades.

           


PRIMEIRA DESCONFERENCIA –

SÃO LUIS DO MARANHÃO – 2010

 

           

Definição - A Primeira Desconferencia do CEV - CONGRESSO CEV 2010 - é um evento espontâneo, auto-gerido e independente e pretende proporcionar a pessoas que estão inscritas no CEV uma oportunidade de conversação e troca de experiências, atitudes e conhecimentos.

 

Referências - Os princípios que guiam uma desconferência são diretamente influenciados pelo trabalho do autor e consultor Harrison Owen, que descreve um método de organizar grupos de interação, chamado Open Space Technology. Owen em seu artigo "Opening Space for Emerging Order", explica os Quatro Princípios do Open Space:

 

1) Seja quem for que veio, é a pessoa certa;

2) O que quer que aconteça, é apenas aquilo que deveria ter acontecido;

3) Quando quer que comece é na hora certa;

4) Quando acaba, acabou;

 

            E acompanhando a Lei dos Dois Pés afirmando que, "Se a qualquer momento você encontra-se em qualquer situação onde você não estiver nem aprendendo ou contribuindo – use seus dois pés e dirija-se para um lugar mais ao seu gosto".

 

            Estas leis não são regras a serem seguidas, mas apenas descrevem o que ocorre naturalmente. Elas têm um efeito legitimador sobre nosso modo de ser espontâneo, nos livrando da culpa e punição por desejarmos abandonar uma reunião chata, ou divagar mentalmente enquanto alguém diz algo que não nos interessa.

 

            Os princípios de Owen não são norteadores, são liberadores! Interessante observar que Open Space, o Bar Camp, a desconferência e outras formas de conversação livres em grupo, como o Woldcafé e a Investigação Apreciativa, surgem nos anos 80 a partir de pesquisadores acadêmicos no Canadá, México e Estados Unidos. Enquanto a Era do Conhecimento se afirmava os modelos de relacionamento e interação presencial começou a não dar conta da demanda.

                       

Quando e onde - Será no Multicenter SEBRAE - em São Luis do Maranhão, nos dias 10 a 13 de novembro de 2010.

 

Quem pode participar - Qualquer um que tenha interesse 

 

O que vai acontecer - As pessoas vão chegar, conhecer os princípios da desconferência e trabalhar conversando, trocando e aprendendo até o final do evento.

 

Quem está des-organizando - A idéia original deste encontro é de Laércio Elias Pereira, a partir de uma necessidade percebida entre os Tocadores do CEV. O encontro está sendo organizado através das Comunidades do CEV  www.cev.org.br/comunidasdes.

 

A Comissão Organizadora conta com os Administradores/Tocadores de todas as Comunidades que se fizerem presentes além de vetores de tecnologia convidados que estarão voluntariamente acompanhando as atividades para dar suporte e qualidade das conversações que ocorrerão nos espaços de compartilhamento.

 

Quanto custa - Taxa de inscrição, correspondente ao um rateio das despesas de locação de sala e cofee break, o que representa algo em torno de R$ 100,00 a serem recolhidos na c/c    Banco    Agencia .

Além das despesas de deslocamento à São Luís e Alojamento. 

 

Quem disse que vem - Esta é uma lista meramente informativa, não é preciso estar listado para participar do encontro. Escreva aqui o seu nome:

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 21 de Abril de 2010 às 19:16.

Pessoal,

Jám tenho o orçamento para os multimeios - cerca de 30 mil... até agora, 104 mil o custo... e ainda faltam os estandes... quem paga a conta?

Vou fechar o orçamento esta semana. Terminar o orçamento total, sem as passagens - vou fazer uma previsão... estão anunciando uma nova cia aerea operando para Sao Luis - espero que seja a Azul... os preços vao cair...

Esta semana, devo reunir, ainda, com o pessoal da taguatur, para ver a possibilidasde do Pacotão - se eles assumem a organização do congresso e a negociação dos espaços, mediante comissão... possibiliddde, a9nda, de dfornecimento de pasagens e hospedagem, e passeios - tem agencia de viagem, também... vasmos conversar para saber das possibilidades...

Ja deixei claro que nao temos recursos, dependo dos orçamentos para solicitar financiamnto junto à FAPEMA; depois vou ver o SEBRAE nacional - mas o que temos a oferecer?

sexta, terei outra reunião com o SEBRAE, mas para ver a questão das academias - foi criado 0o nucleo de negocios de academias, para aquestao da gestao e treinamentyo... vou lançar o cobngresso na reuniao marcada dia 11 de maio, com os donos de academias... vamos ver se a graça pega, com a venda de estandes... o pessoal que trata disso, diz que um bom numero é 1,5 mil, podendo  ’lucrar’ 750,00 na venda de cada espaço, para cubrir os custos do CEV... vamos ver como isso funciona...

Leopoldo

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.